Symbian C++

Ontem pela manhã teve a nossa primeira reunião para darmos início aos estudos da plataforma Symbian e desenvolvimento C/C++ .
Senti que a galera está engajada e pronta para botar a mão no batente. Alguns tópicos interessantes foram discutidos, especialmente sobre a diferença entre as diversas plataformas de desenvolvimente JavaMe e C/C++ para Symbian.
Algumas questões foram levantadas especialmente sobre configuração do ambiente de desenvolvimento para Symbian e revisão dos conceitos da linguagem C/C++.
Estamos entusiasmados já que conseguimos um integrante do grupo que domina C++ para dar algumas revisadas da linguagem para a gente.
E fiquei responsável de montar o tutorial de Ambiente de desenvolvimento c++ para Symbian. A gente acabou escolhendo usar as ferramentas da Nokia, já que são bem divulgadas e também é a fabricante que é uma das maiores clientes do Symbian.

Para aqueles que não sabem o que é o Symbian, ele é uma plataforma composta de um sistema operaconal, um hardware e um ambiente de desenvolvimento. O Symbian Os é o sistema operacional da plataforma Symbian e foi desenvolvido para aparelhos celulares do tipo smartphones, que são aparelhos que agregam mais recursos que aparelhos comuns.
Além de ser um sistema operacional multitarefa, específico para ambiente móvel, com uma interface gráfica intuitiva, possui um JVM para desenvolvimento de aplicativos JavaME.


Um comentário importante e pertinente a se colocar é que com a chegada das redes 3G, estamos presenciando a chegada de aparelhos do tipo smartphones no mercado. Isso significa que , mais gente usando esse tipo de aparelho e consequentemente maior demanda de aplicativos . Como Symbian é uma das plataformas dominantes nesse nicho, não há dúvidas que estudar a plataforma Symbian e seu ambiente de desenvolvimento é um tiro certo para a especialização de desenvolvedores no mercado.


Acho que não há outro motivo melhor pela escolha do Symbian como tema do nosso grupo de estudos, não concordam ?


Por sinal, estou eu pensando em minha monografia de utilizar C/C++ x JavaME como plataforma de desenvolvimento. Irei pesquisar afinco para sanar tal dúvida.

0 comentários:

top