Sagas Tutoriais !

Vamos dar início ao processo de Tutoriais para Instalação e configuração do Emulador do Symbian em um Pc Desktop. A saga iniciará com a instalação do SDk para desenvolvimento em C/C++ e posteriormente colocarei aqui também um post para como configurar o emulador do Python for S60. JavaME também seguirá nessa linha e alguns tutoriais também interessantes serão postados.

1- Desenvolvimento para mobile : JavaME x C/C++ x Python!

JavaME : Linguagem baseada em Java e plataforma disponível em maior parte de celulares e extemamente portável. Problemas são as APIs algumas limitadas, Implementações da KVM ainda fragmentadas e dificuldade em desenvolvimento de interfaces de baixo nível.

C/C++ : Linguagem utilizada para desenvolvimento de celulares com S.O Symbian. Sistema operacional bem conhecido em smartphones. Com a chegada desses smartphones no mercado, especialmente devido à chegada do 3G/Tv Digital no Brasil, a tendência são preços mais baratos para esse tipo de celular. Linguagem com uma sintaxe de baixo nível, logo mais complicada e exige um maior conhecimento de ponteiros e alocação de memória. Em compensação tem uma API bem definida e bem completa e usa muitas funcionalidades do Sistema operacional Symbian.

Python: Linguagem extremamente fácil de programar. Além de ser uma linguagem de script, permite rapidamente codificações rápidas e com poucas linhas de código-fonte para colocar um aplicativo em produção. Atualmente só está disponível sua máquina virtual para os Sistemas Operacionais Symbian implementados nos celulares Nokia Series 60. Facilidades como codificação e uma API fácil de se utilizar contam como pontos interessantes na escolha dessa linguagem. Não é tão completa como JavaME ou C/C++, mas pode ser considerada como uma ótima ferramenta para desenvolvimento de aplicativos de grande urgência e com pouco tempo de codificação.


Descrevo acima apenas algumas características que vieram por experiência própria e conhecimento adquirido durante esses anos de pesquisa sobre essas linguagens/ ferramentas.

Escolham a sua e boa programação!

0 comentários:

top