Hoje conversando com um colega de trabalho durante o almoço.. chegamos numa discussão sobre celulares, convergência e por fim na integração da TV com o celular, ou seja, a tela do celular agora direto na Tv! Hoje já existem aparelhos com essa funcionalidades como o celular D-900 da Samsung e o próprio N95 da Nokia. Mas e a integração sem fio ? Hoje utilizamos cabos de vários tipos (sejam vídeo composto, componentes, Svideo, etc) e ainda não paramos para perceber que podemos utilizar hoje tecnologias de baixo custo como Bluetooth, zigbee ou até o próprio Wi-Fi pra fazer essa comunicação! Penso eu que no futuro o nosso setup box com vídeos, conteúdos, notícias, músicas, fotos, e-mails e tudo mais está mais próximo do que imaginávamos! Afinal de contas, o celular vem se tornando algo mais do que um simples aparelho de conversa e ganhando novas funcionalidades, deixando-o com cara de um computador móvel ultra-compacto.
Ou seja no futuro, eu irei chegar em casa com meu celular.. vou poder ligar o bluetooth dele que irá se comunicar com a TV que posso passar as fotos que eu tirei na minha última viagem, assistir um filme ou seriado que eu baixei durante o percusso de retorno do trabalho direto do celular pela rede 3G, ou até acessar a internet e ler meus feeds, e-mails e notícias... Ou ouvir músicas direto do meu aparelho e fazer aquela festa ou até ler meus documentos e fazer pequenas edições e modificações! Ver tv ?? Tv Digital direto do aparelho!! Ele só não faz pipoca ainda né ?! Mas vejo que o futuro é ter nosso celular convergindo para um dispositivo de entretenimento e processamento móvel.
Não tenho dúvidas, que no futuro ao perguntamos a alguém se você tem um celular... alguém irá responder? você tem isso ainda é ?? Eu tenho agora meu SmartTabletPhoneDevice...

"É o sinal da convergência chegando..."



noBounds

Queria aproveitar esse post específico para falar de um projeto de um dos centros de pesquisa da Nokia que desenvolveram um aplicativo para o tablet N800 que se comunica diretamente com sua tv HDTV por meio de Wi-fi ou USB. Fascinante o projeto! Vejam o vídeo abaixo e compreendam a dimensão do projeto.

0 comentários:

top