O que é MAS ou Mobile Application Stores ?


Vocês sabem o que significa a sigla MAS ?

Pois, fiquem antenados! Que essa sigla é mais uma que está entrando no gigantesco emanharado mundo dos termos geeks! MAS ou Mobile Application stores (Lojas virtuais para venda e distribuição de aplicativos móveis) são as mais novas soluções que prometem um novo meio de obter lucro especialmente para operadoras telefônicas, fabricantes de aparelhos móveis e desenvolvedores móveis. E vocês por acaso conhecem algum MAS ou já ouviram falar de algum ? Possa ser até que você tenha já tenha ouvido ou lido sobre à respeito mas nunca tinha parado para pensar que "isso" era um MAS. Ou você já até acessou um e não sabia! Quem nunca baixou um ringtone pelo celular ? As operadoras distribuiam ringtones através de portais wap pelo celular, onde o usuário digitava o código do ringTone desejado e enviava um sms para a operadora e ela enviava o toque direto para o seu fone. Isso é um exemplo (claro, meio que arcaico) de uma MAS.
Outros exemplos mais recentes : A Claro Idéias com seu portal de distribuição de aplicativos e o Portal Tim Wap ( da TIM) são exemplos brasileiros de MAS. Você através de um serviço do seu celular acessa um portal ou por algum outro meio, seja em formato aplicativo ou web, baixa conteúdos (músicas, vídeos, aplicativos) direto para seu celular.

Embora já existam esses portais, ainda assim, eles ainda não viraram mania ou algo indispensável para um usuário que tem um celular. Outra dificuldade encontrada é fazer download de aplicativos e jogos para o celular de um só lugar. Fica difícil encontrar um portal que possa oferecer distribuição de aplicativos onde eu possa fazer buscas integradas, achar o que eu necessito, fazer o download de forma rápida sem me preocupar com versões ou compatibilidade de aparelho e poder utilizá-lo sem muitas complicações.

Daí, surgiram lojas como A Apple App Store (Itunes store) para distribuição de aplicativos para seus aparelhos Iphone/Ipod touch. Realmente acho que foi um dos marcos do início da nova era dos MAS dando mais opções e maior interatividade com o usuário. Agora recentemente, tivemos o lançamento do Android Market, (Loja para aplicativos móveis para o sistema Android da Google), e até portais clássicos como GetJar (para aplicativos em JavaME) , o Handango (para Palms e Windows Mobile) , etc.

Vejo que a tendência é ter cada vez mais portais integrados para distribuição de aplicativos a fim de unir as pontas que antes estavam soltas: Desenvolvedor + Fabricantes de aparelhos móveis + Operadoras + Clientes.

Recomendo fortemente a leitura desse post- artigo do blog VisionMobile em inglês falando sobre as lojas virtuais (MAS). Sem dúvidas, uma ótima fonte de conteúdo para quem quer entender mais sobre essa tendência.

Diagrama de funcionalidades de uma MAS

Mobile Applications Stores - features list


0 comentários:

top