Estava lendo algumas notícias sobre o mundo mobile, quando eu vi essa notícia à tona: Nokia to Stop sales in Japan and concentrate on the Vertu models only. Chamou-me atenção pelo seguinte aspecto: Nokia para de vender aparelhos no Japão ?! Como assim ?! Nokia líder mundial em vendas famosa pelos seus aparelhos N95, E61, etc. Pois é, de acordo com as fontes da notícia, a Nokia decidiu investir somente em pesquisa de aparelhos e software e em vendas de um modelo específico da Nokia: Vertu. Agora, veja que a Nokia é a quarto maior país em mercado mobile, perdendo apenas para Índia, China e Estados Unidos. Porque ela perderia uma "fonte" preciosa como essa?
Fui pesquisar logo sobre esses modelos da nokia: Vertu. E descobri que é uma linha de aparelhos luxuosos da Nokia feito com materiais especiais. Ou seja, essa linha é focada em design e luxo em vez de funcionalidades como são hoje os aparelhos da Nokia.
Uma busca mais refinada, pude encontrar que no Japão, o mercado de aparelhos móveis é predominantemente formado de aparelhos de tecnologia 3G , tv digital e mobile-payments (m-payments) transações financeiras através do celular. Como todas essas plataformas dependem muito das empresas locais no Japão (bancos, operadoras telefônicas, empresas de mídia) as parcerias com fabricantes locais de celulares acaba se tornando meio que natural. Fora, que no Japão, a tecnologia lá sempre foi de ponta cheio de inovações seja na robótica, automação e eletrônica. Os hábitos dos japoneses são bem diferentes do resto do mundo, onde wi-fi, gps, acelerômetro são funcionalidades "manjadas."
Não sei o que isso vai repercutir, mas fica claro que o Japão é um mercado a parte de se estudar e de se entender comportamentos e hábitos de uma população movida por tecnologia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário