Olá pessoal,

Iniciando a saga de posts sobre alguns trabalhos pessoais que venho realizando, o primeiro a ser apresentado é um framework chamado PySChart (Charts for PyS60) . Especificamente, esse framework disponibilizado em formato open-source é voltado para construção de gráficos para celulares Symbian S60. Desenvolvido em Python (especificamente python para symbian S60 -PyS60) , o framework é composto de 3 gráficos: retas (linhas), barras e pizza.

O framework vem como uma opção para desenvolvedores mobile que precisam plotar gráficos em seus aplicativos, livrando os mesmos de desenvolverem do zero a construção dos gráficos.

Esse framework que começou por diversão, acabou se tornando um framework mais sério, o qual após alguns ajustes chegou ao estado atual.Atualmente, ele está em fase de construção, logo apenas o gráfico de linha (LineChart) está disponível (download) para uso em projetos. Ele, óbvio, é disponibilizado sobre licença Open-Source GNU (GPLv2) com todo código-fonte acessível.

Em breve, estarei adicionando os 2 outros gráficos: de barras e de pizza. Para acompanharem o andamento do mesmo, visitem a página oficial do projeto PySChart (Charts for PyS60) - http://code.google.com/p/pyschart - hospedado no Google Code. A documentação também em breve estará disponível no site do projeto.

Claro, que dúvidas, sugestões e até a possibilidade de adição de novos gráficos está aberta para todos os interessados no uso desse framework.

Acho que embora seja um framework simples, ele preenche uma lacuna no desenvolvimento de aplicativos especialmente atendendo os desenvolvedores que usam python como linguagem para codificação dos seus produtos para celulares Symbian S60.

Para que ele possa ser executado, é necessário ter o Emulador do Symbian + SDK do Python (Versão 1.4.4) (Roda apenas no Windows ) ou um celular Symbian com a máquina virtual do Python. Instruções aqui de como instalar o PyS60.


Seguem alguns screenshots do framework em ação:




PS: Para construção desse gráfico do LineChart, para a versão final, levei apenas 2 horas e meia!! Python mostrando ser intuitivo, produtivo e ágil para prototipação de aplicativos! Íncrivel!!

PS2: Gostaria de agradecer pela inspiração, ao desenvolvedor Ricardo Ogliari, responsável pelo framework - irmão em JavaME: MEChart.


[]'s

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela criação Marcel

http://www.mobilidadetudo.com/2008/11/nasceu-um-irmaozinho-do-mechart.html

top