Sistema de controle de trafégo auxiliado por celulares com GPS

A Nokia em parceria com a universidade da Califórnia está desenvolvendo um sistema gratuito que permite agilizar a vida dos motoristas e reduzir a quantidade de rotas congestionadas. Batizado de Mobile Millenium, o projeto consiste no uso de dispositivos móveis equipados com GPS indicarão rotas menos congestionadas ao usuário. A empresa está com pretensões para realizar testes com cerca de milhares de pessoas a partir do próximo ano, onde o sistema coletará informações em tempo real sobre o trafégo de estradas e vias de acesso a partir de sensores no asfalto, radares ou câmeras.

Agora, pense um projeto desse portado aqui para o Brasil! Quanto iria ajudar os motoristas de trânsito que se irritam ou ficam agoniados quando ficam presos em engarrafamentos de km! Até eu mesmo aqui em Recife, que procuro sempre rotas alternativas em busca de chegar ao lugar desejado pegando o mínimo de trânsito possível.

Um aplicativo ficaria em background rodando coletando informações. Agora como ele distinguiria se meu carro estava parado porque eu realmente estacionei ou parei o carro , ou porque estou preso em um engarrafamento de trafégo ??

Porém, existe no Brasil um projeto liderado pela UFSC que está em andamento há mais de 8 anos, no desenvolvimento de tecnologias capazes de controlar o trânsito em tempo real.

O Projeto de Controle de Tráfego por Área em Tempo Real (Contreal), coordenado pelo professor Werner Kraus Junior, criou softwares que adaptam os semáforos ao fluxo de veículos de forma automática e instantânea, com base na medição do tráfego feita por sensores instalados nas vias. O sistema evita retenções desnecessárias, proporcionando economia de combustível e tempo, e ajusta-se de forma autônoma a situações inesperadas, como acidentes de trânsito.

Enfim, um sistema que ajuda o motorista a evitar o engarrafamento ou um que evita o engarrafamento ao motorista ? Qual seria o mais apropriado ? Penso eu, que esse sistema de controle de trafégo real combinado com a situação do trânsito conseguiria mapear situações específicas como uma batida de carros no local ou uma rua enlagada em que possivelmente acarreta no surgimento de engarrafamentos.






[Update]: Um vídeo com o lançamento do Mobile Millenium, foi disponibilizado no YouTube com mais informações:




Fonte: MeioBit

0 comentários:

top