WikiTude : Poder da realidade aumentada em ação no seu celular

Pense a seguinte situação:

Você é um turista e está em Recife no Recife Antigo. Esse bairro é conhecido por ter vários monumentos e lugares históricos. Geralmente você usaria um guia seja através de folders, livros ou mapas ou um profissional da área de turismo que te explicaria informações das atrações e marcos importantes relacionados sobre aquele ponto histórico.
Agora, já pensou se você tivesse um aparelho com algum dispositivo de reconhecimento de imagem integrado capaz de quando você apontar o mesmo para algum lugar ele conseguisse obter todas as informações relacionadas direto na tela ? Vamos voltar ao exemplo, se você é um turista e apontasse seu aparelho para uma estátua, ele mostraria a imagem real como se tivesse filmando a estátua e ao mesmo tempo traria informações na tela sobre a estátua. Datas, marcos, acontecimentos, etc.

É uma idéia fascinante não é ? Também achei. A idéia ficou mais legal ainda quando pensei logo no meu celular (claro que com uma tela maior ) para fazer esse tipo de reconhecimento. Um celular com uma tela razoavelmente grande (Iphone, por exemplo) seria suficiente. Eu apenas apontaria a camera do meu celular para o local e ele exibiria as informações na tela sobre o lugar focado. Esses dados seriam obtidos a partir de servidores remotos conectados por Wi-Fi, 3G ou outro tipo de conectividade sem fio.

Seria algo do tipo de realidade ampliada integrado com GPS (para obtenção da localização) e uma base dados do tipo Wiki (fonte onde coletaria as informações do local). Um aplicativo desse seria fascinante, não ?!

Fui logo buscar no google algo relacionado, e como sempre... O google não falha! E lá estava o Wikitude.

O que é esse aplicativo? Ele faz exatamente o que eu descrevi acima. O aplicativo já se encontra disponível já para download no Android Market para aparelhos com sistema Android.
Pois é, idéias inovadoras são difíceis hoje, especialmente quando você tem ferramentas como o Google para acelerar esse processo. Mas, de toda maneira fico feliz de ter tido idéias que já estão sendo produtos na realidade. Realmente, me surpreendi com o poder desse aplicativo!


Augmented reality using Wikipedia and Panoramio landmarks


Vejam o vídeo do WikiTude em ação:






Fonte: IntoMobile

1 comentários:

Anônimo disse...

engraçado, juro ter feito um comentário nesta noticia aqui:
http://mobideia.blogspot.com/2008/10/idia-sistema-de-buscas-de-transportes.html
Falando justamente desse tipo app, mas agora que fui atrás o meu comentário não existe mais no post... :(

top