Sociable

Geolocalização e geoTagging são os serviços do futuro!

Olá pessoal,

Ao ver esse post no blog NPossibilidades, fiquei impressionado com o projeto que a Nokia está desenvolvendo com o uso de serviços de GPS e geotagging. O projeto Nokia Image Space pretende levar a geolocalização com imagens e vídeos a um novo patamar. Ele explora o conceito de compartilhamento de imagens com a facilidade de filtrar automaticamente fotos de um local, por época ou hora do dia.

A idéia é que as comunidades do Image Space reunam fotos e informações de georreferenciamento em links relacionados com a localização, tudo isso alimentado por colaboração social.

Imagine o seguinte: Você fez algumas fotos de um lugar bacana e quer compartilhar com seus amigos. Isso não é nada demais, claro. Mas, e se fosse possível somar a esta foto a imagem de satélite e poder passear por ela adicionando outras imagens feitas por outras pessoas do mesmo local? Ainda mais! Então coloque ai também dados históricos, sons do local, com um concerto realizado recentemente. Além disso você ainda poderia, através de alguns filtros, visualizar este local, digamos, no verão ao pôr-do-sol. Começou a ficar interessante né?

E que tal também receber, por exemplo, notificações das últimas promoções com base em nossa localização? Ou informações detalhadas sobre um monumento apenas apontando a câmera de nossos “brinquedinhos” para ele?

Dai o que fazer com esta informação fica à critério de cada um. Postar no Flickr, localizar a loja mais próxima para utilizar o cupom de desconto disponível na sua localização, enviar para amigos… enfim, o céu é o limite.

A Nokia está trabalhando em uma maneira mais natural de mostrar e compartilhar imagens, áudios e vídeos com este novo conceito. E pelo visto isso vai ficar ainda mais interessante com a adição de funcionalidades de “realidade aumentada”.

Como sempre fui fã do conceito de que uma imagem vale mais do que mil palavras, dêem uma olhada nos vídeos abaixo para compreenderem melhor do que estou falando:










Já imaginou seu celular rodando o Windows 95 ou windows 3.1 ?

Você já conseguiu imaginar o seu aparelho celular rodando o Windows ??

Haha, é sério. Só acreditei vendo mesmo. Pois, um polonês conseguiu instalar o Windows 95 e o Windows 3.1 em alguns modelos de celulares Nokia.

O feito foi possível graças à versão para Symbian do DOSBox, um emulador do antigo DOS. A partir dele, Marcin-PRV conseguiu colocar as versões dos sistemas nos modelos N95, N85 e N82. Embora o desempenho deixe a desejar é uma façanha e tanto, sendo de especial interesse para pesquisadores de sistemas emulados.

Há um video para quem quiser ver o sistema rodando em um aparelho Nokia N82, só que bem lento para sair o Windows claro da sua tela de apresentação.O link para o vídeo é tinyurl.com/ban2kq.

Íncrivel!

Fonte: Geek

Para o pessoal universitário (graduação ou pós atualmente):


Esta é a oportunidade de você colocar em prática suas melhores idéias em desenvolvimento de software. Junte os amigos e prepare seu projeto para a Arena INFO de Software. A competição vai colocá-lo no mapa dos melhores programadores do país e a equipe campeã ainda vai ganhar uma viagem de uma semana para Nova York.

A Arena INFO de Software terá seis categorias: iPhone, Android, Game, Inteligência Artificial, Widget e Aplicativo Online. Para entrar na competição, forme um grupo com até cinco estudantes de graduação ou pós. Quanto mais original, bem elaborado e útil for seu programa, melhor. As inscrições vão de 1º de março a 20 de maio!!!

Acho que entrarei nessa!

Só queria saber se eu podia disputar em mais de uma categoria! =)
Pessoal,

Para aqueles que sempre ficam perdidos na hora de saber informações sobre quais frequências estão disponíveis por tal operadora telefônica ou em qual estado, a NokiaBR publicou uma tabela muito útil que permite que possamos saber mais sobre as frequências de sinais 3G e sua disponibilidade:

3g

Pronto, agora na hora de comprar seu aparelho ou trocar de operadora/serviço, você já pode se informar antes qual é a frequência da sua operadora!

Python S60 1.9.2 Release!

Olá pessoal,

Feriado de carnaval essa semana, por isso minha ausência! Mas não pude deixar de anunciar que uma nova versão do Python para Symbian S60 foi lançada hoje!

A versão do Python for S60 1.9.2 trouxe algumas novidades em comparação à versão 1.9.1. Vejamos as principais:
  • Suporte ao framework de sensores (sensor module) disponível nos aparelhos S60 que possuem tais funcionalidades. Embora, não há garantias se nas próximas versões possam ter alguma quebra de compatibilidade com a API atual até a versão oficial ser lançaçada (2.0). Mais informações nas especificações que podem ser encontradas na documentação anexada ao instalador.
  • Redução do tamanho do instalador. O framework de interface gráfica (GUI) foi substituído pelo Tkinter em vez do PyQt.
  • O UID do PythonRuntime foi alterado de ‘0xF0201514′ para ‘0xE0201514′
  • A ferramenta de geração de aplicativos instaláveis (.SIS) foi atualizada para a mais nova versão do Ensymble 0.28.

O release notes desta nova versão pode ser encontrada aqui.

Downloads estão disponíveis no site maemo garage.

Protótipo de um celular com interface 3D

Achei bem legal esse protótipo de conceito de um aparelho movel desenvolvido pela empresa sueca TAT no qual possui um efeito meio que 3D, dando uma sensação de profundidade através do monitoramento dos olhos.

Vejam o vídeo abaixo, com a demonstração do protótipo:



Isso que é o conceito de usabilidade!

Fonte: RodrigoToledo

Primeira edição do Remobile foi um sucesso!

Olá a todos,

Quem acompanhou os posts passados neste blog, devem ter lido sobre a divulgação da primeira edição do evento sobre desenvolvimento para dispositivos móveis aqui em Recife: ReMobile. O evento ocorreu neste último sábado, dia 14 de fevereiro e para minha surpresa teve um público muito bom, atendendo bem nossas expectativas. Queria agradecer a participação de todos os envolvidos, e também o público que compareceu ao nosso evento. Com certeza, novas edições estarão por vir deste evento e sem dúvidas com o objetivo de atrair mais pessoas interessadas e montar um círculo de contatos para os interessados, profissionais, estudantes dessa promissora área que é a computação móvel. Fiquem antenados, que em breve, novas palestras com conteúdos diversos estarão por vir nas próximas edições do Remobile. Ah, claro se você é de Recife-Pernambuco, e deseja participar ou contribuir com o evento (palestras, patrocínio, divulgação, etc) entre em contato comigo!
Afinal de contas a idéia é compartilhar suas experiências com um público específico interessado nesta área.


Banner do Evento Remobile



Nesta primeira edição tivemos a palestra de Felipe Andrade (I2 Tecnologia) sobre desenvolvimento Ajax para Symbian S60. Uma ótima palestra com Felipe apresentando como iniciar o desenvolvimento nesta plataforma. Vale destacar que qualquer um com experiência em web pode facilmente começar a desenvolver aplicativos (widgets) para aparelhos móveis. Houve inclusive o anúncio do palestrante sobre um concurso promovido pela Nokia, Sem Limites, com data para inscrição/envio de arquivos até o dia 28/02. O objetivo do concurso é divulgar o seu aplicativo e concorrer a prêmios. Pena que não tenho fotos aqui do Felipe dando sua palestra. Mas fiquei entusiasmado com a variedade de aplicativos que podem ser desenvolvidas com um pouco de conhecimento de JavaScript e CSS. Felipe disponibilizou sua palestra para download e consulta, veja aqui.



A segunda palestra da manhã foi realizada por Igor Teixeira, Gestor de Dados da Claro da Regional Nordeste. Sua palestra como o tema Mobilidade: Serviços de Valor Agregado e oportunidades de negóci foi bem interessante. Ele apresentou quais as necessidades atuais no mercado de dispositivos móveis, e comentou muito sobre os serviços de valor Agregado. Existem muitas oportunidades, mas ainda precisa de uma mão de obra específica nessa área. As operadoras notaram que serviços de voz não são mais o ganha pão delas. Precisam inovar, reciclar, e trafégo de dados agora é a galinha dos ovos de ouro. As operadoras estão investindo muito para divulgar, criar serviços úteis para disponibilizar a mobilidade no dia a dia de empresas e na divulgação de produtos e marcas (Mobile Marketing). Seguem algumas fotos da palestra do Igor:

















Palestra do Igor Texeira (Claro NE)


Depois tivemos o nosso mini coffee break, bem servido a todos presentes. Agradecimentos especiais a Carol que nos ajudou a organizar toda a mesa com pãozinhos e patês! =D Infelizmente sem fotos do pessoal aqui, mas no próximo evento prometo tirar fotos do belo banquete digno de Remobile! haha


Para fechar a agenda do evento, tivemos a minha palestra sobre desenvolvimento de aplicativos Python para celulares Symbian S60. Não tenho como falar da minha própria palestra, mas recebi e-mails e até comentários no fim da palestra falando que a palestra tinha sido muito boa e ajudado muita gente a começar a desenvolver aplicativo de forma rápida para um smartphone da Nokia. Fico feliz em ajudar e disseminar o conhecimento! =D Acho que é esse o espírito e foco do nosso evento. Dou os destaques do pequeno showcase de aplicativos desenvolvidos em python (tanto no servidor, como no celular) a fim de demonstrar o poder da plataforma PyS60 (Python for S60) e os recursos do celular que podem ser acessados pela API do mesmo. Posso citar alguns exemplos de aplicativos como: Controle remoto para controlar os slides do powerpoint via bluetooth, pequeno aplicativo trote que grava a conversa no telefone (Felipe foi mal! haha pelo trote improvisado ;D) , aplicativo que tira e envia fotos por mms, por bluetooth e até para web para o site FLICKR (Álbum online famoso da Yahoo) e o grande finalle: Um duelo de espadas haha ou melhor de n95 entre eu e Felipe para demonstrar o poder do acelerômetro nestes telefones e acessíveis também por Python. Seguem algumas fotos da apresentação:

















Minha palestra (Marcel-Mestrando CIN/UFPE)

Os slides da apresentação também disponibilizadas para download e consulta aqui.



E assim terminou nossa primeira edição do evento Remobile, que considero extremamente positiva e com um ótimo feedback. Aguardem para novas edições do evento que vêm com novidades e palestras turbinadas de conteúdo sobre mobilidade. =D

Se quiserem ficar por dentro do que rola no Remobile, se cadastrem na lista de discussão do evento, aqui.

Valeu pessoal, e até a próximo Remobile! ;D
Olá pessoal,

Conforme publiquei em um post anterior neste blog, estou divulgando aqui a segunda parte do artigo que escrevi em parceria com o site Devmedia sobre como iniciar o desenvolvimento na plataforma Symbian S60 (aparelhos smartphones da Nokia) com a linguagem de programação Python.


Nesta segunda parte, apresento algumas funcionalidades disponibilizadas pela API de Python para S60 e alguns exemplos de aplicativos a fim de exibir a estrutura básica de um aplicativo desenvolvida sobre essa plataforma.

Introdução à programação Python para celulares Symbian S60 - Parte 01

Introdução à programação Python para celulares Symbian S60 - Parte 02

Leiam, compartilhem, comentem, dêem seu feedback!

Update: Estou preparando mais 3 artigos para desenvolvimento Python para Symbian S60 com os temas: Criação de aplicativos nativos (.sis) para o Symbian, Construção de extensões para PyS60 e Construção de aplicativos com Sensor API (Uso de sensores e acelerômetros) em PyS60. Fiquem de olho!

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

JavaFX 1.0 lançado pela Sun

Olá pessoal,

A Sun lançou a primeira versão do Java FX. A idéia desta plataforma visa a construção de aplicativos mais ricos para a web e também para o celular. As funcionalidades da versão 1.0 são:

  • Ambiente de implantação e de desenvolvimento, incluindo suporte e compilador para a linguagem FX Script;
  • Ferramentas gráficas, de multimídia, WebServices e diversas bibliotecas;
  • Suporte no NetBeans 6.5;
  • JavaFX ProductionSuite;
  • JavaFX Desktop Runtime - para rodar no desktop;
  • JavaFX Mobile Runtime - este ainda em fase de teste.

O mais legal é que , de acordo com a Sun, é possível criar aplicações com interface rica e interativa para desktops, para web e para celulares com as mesmas linhas de código.

Para utilizar o JavaFX, será preciso atualizar a versão do java SDK para a versão 6 update 11 nesse link e depois baixar o NetBeans 6.5 com suporte ao JavaFX nesse link.

Para mais informações sobre o JavaFX, acesse o blog do Java FX. Para começar a aprender, acesse o guia inicial e o tutorial.

Interessante, notícia... Galera do Java agradece, faz um bom tempo que não há uma "inovação" bombástica na área de mobile com JavaME. =D

SDN publica artigo sobre Motivos de usar o JavaFX

Para os interessados em JavaFX,

O Sun Developer Network (SDN) publicou um artigo sobre JavaFX. O tema do artigo é sobre porque razões você deveriar aplicar JavaFX Mobile em suas aplicaçãoes JavaME.

Para os intessados:

http://java.sun.com/developer/technicalArticles/javame/javafxmobile-javame/
Brinque com a tecnologia!




De acordo com o site Geek, um novo protótipo de celular desenvolvido pela Pantech na Coréia do Sul é capaz de ser controlado pela respiração humana!

O sistema responsável por trás do celular seria um software EmotionEngine, que não necessita de característica extra no hardware além do microfone e da câmera. De acordo com o site CNET a Fantalog, desenvolvedora do Emotion Engine, garante que o software saberá reconhecer a diferença entre o sopro humano e um vento comum.

Através de sopros longos ou curtos na área do microfone, o usuário é capaz de trocar de tela de fundo, ajustar o brilho do dispositivo e até mesmo tirar uma foto. A câmera também será útil, captando automaticamente cenas de movimento e controlando jogos, e um acelerômetro será utilizado para processar movimentos relativos.

O Pantech Sky Wind deverá chegar ao mercado coreano ainda este mês.

Interessante, ein ? Coisas de coreano!


Fonte: Geek

Google Latitude: Localize seus amigos pelo celular!

Não poderia deixar de comentar...

Sei que essa notícia já é b em manjada já, mas enfim não faz mal falar de novo!


A Google lançou uma versão atualizada do Google Maps. Nesta nova versão 3.0, o aplicativo veio com uma funcionalidade nova super bacana: possibilidade de localizar seus amigos no mapa. É o mesmo recurso que existe també m no Nokia Contacts no Ovi.

Google Latitude com localização de pessoas

O Google Latitude, seu novo nome, permite você encontrar pessoas perdidas ou até seus amigos que estõa chegando ao local de encontro combinado direto no celular ou pelo computador. A idéia é que basta você se conectar ao servidor do Google Latitude e convidar seus amigos a fazerem o mesmo e aí o sistem consegue identificar onde você está e vice e versa.

Opção de compartilhar ou não sua localização


Também foi criado um plugin para ver a localização de seus amigos no iGoogle. Além disso o Google acrescentou uma ferramenta de privacidade. Caso não queira ter sua localização determinada é só bloqueá-la.

Ah, e a questão da privacidade ? Claro que a Google pensou nisso. Ela também acrescentou uma ferramenta de privacidade. Caso não queira ter sua localização determinada é só bloqueá-la.

O aplicativo utiliza as antenas das operadores e GPS interno do aparelho para fazer a localização. E já é disponível aqui no Brasil também!

Funciona nos seguintes aparelhos:

Symbian S60 (smartphones Nokia)
Windows Mobile 5.0 e diante
BlackBerry
Aparelhos com Java (J2ME)(em breve)
Android, como o T-Mobile G1 (em breve)
iPhone e iPod touch (em breve)

Para fazer o download é só acessar através do celular o seguinte endereço: google.com/latitude

Sensacional!

Fonte: NPossibilidades



Há algumas semanas atrás, fui com o pessoal da antiga turma de faculdade que se formou comigo para um barzinho aqui em Recife, para bater papo fora, novidades e tomar uma cervejinha. Após comes e bebes, era chegada a famosa hora de pagar a conta. Após o garçom trazer aquela clássica notinha branca com a listagem de todos os itens consumidos, começamos a discutir, quem consumiu o que, o que foi consumido, aquela checagem de cervejas para ver se veio errado a conta, enfim... todo o roteiro clássico nas rodinhas de bar. Um traz a calculadora, outro divide para todo mundo, aquela confusão digna de novela. Aí fiquei pensando, e quando vi esse post sobre esse aplicativo (TippoBillloSplitamus) disponibilizado para celulares embarcados com o sistema operacional Android, me veio a idéia: "Será que existe uma maneira de poder reduzir a confusão que há na hora de dividir a conta no fim de um bar ou restaurante ?" Pensei logo no meu celular.... Se existisse uma maneira que meu celular pudesse escanear a nota ou a conta, onde os itens seriam listado na tela do aparelho e aí em vez de usar a calculadora, eu simplesmente separar quem consumiu e o que foi consumido, todas as contas e cálculos seriam gerados e eu apenas diria : Joazinho , X reais, Sirilo, Y reais, etc. Veja que redução de dor cabeça e de tempo ganharíamos, se existisse um aplicativo que automatize todo esse processo. Não sei se minha idéia é plausível, mas que evitaria a fuga dos "xexeiros" que ficam calado na hora de pagar e informar o que consumiu.

Deixo aí a idéia!
;D
A nokia lançou a atualização do seu Nokia Maps para a versão 3.0.

Vejam as novas funcionalidades aqui.




Fonte: Nokia Beta Labs.
Pessoal,

mobile_98320b_en

Para os interessados que tem conta no Gmail/Google Applications e quer sincronizar os seus contatos com os celulares Nokia compatíveis com o SyncML (S60 3rd e alguns S40) , A google lançou uma forma de fazer isso A configuração é muito simples, vejam mais informações aqui.

http://www.google.com/support/mobile/bin/answer.py?answer=98230&topic=15015.

Agradeço ao Rodrigo Toledo pela dica!



Gostaria de saber se há possibilidade fazer o caminho inverso. Se eu tiver meus contatos do telefone e diversos dele tem contas no gmail ou google application, eu conseguir exportar os mesmos a partir do fone. Essa sincronização é em ambos dos lados ? Irei fazer uns testes, para verificar!

Aplicativo móvel editor de Tags de Mp3 Inteligente, Existe ?

musica


Ao ver esse post no blog Nokia Guru, fiquei pensando: "É realmente várias músicas armazenadas no meu celular não possuem tags de identificação que relacionam o nome do álbum, canção ou capa do cd." Pois é, o blog comenta sobre algumas soluções que podem ser utilizadas para organizar seus mp3s no seu celular.

Mas fiquei pensando, será que existe algum aplicativo que possa realizar esta tarefa dentro do próprio aparelho ? Com certeza, um editor mobile de tags ID de mp3s já deve existir para celulares symbian ou até mesmo desenvolvido em JavaME.

Mas queria elevar isso para um outro nível. Será que poderíamos desenvolver um aplicativo que ao passarmos nossas músicas direto para o telefone, ele pudesse "inteligentemente" ou "automaticamente" fazer uma busca por todas essas informações: álbum, cantor, banda, capa do álbum, nome da música e atualizar todo o meu repertório. Claro que necessitaria de algumas interações humanas, já que se eu tenho a música titulada "All my Life" e não tenho o cantor, o aplicativo precisaria de mais informações para distinguir se o cantor seria a Mariah Carey ou se seria o Foo Fighters. Mas enfim, a idéia é automatizar o processo e quanto menos interação humana melhor. Existiria um banco de dados online ? Sim claro. Algumas técnicas de I.A ? Claro.

Enfim, se existir algo parecido com essa idéia de aplicativo, comentem e me informem!

Olá pessoal,

Finalmente estou de volta, quer dizer mais presente no meu blog, embora ainda com algumas atividades pendentes em questão.
Gostaria de anunciar mais um tutorial agora saindo do forno:

Como aplicar inteligência artificial em seus jogos com o teorema de jogos: o Algoritmo Minimax. Mas antes de entramos adentro sobre o que é o minimax. Você pode se perguntar o que isso tem haver com mobile ? Tudo! Vejam o porquê na introdução do artigo:

(...),

Eu estava escrevendo um pequeno tutorial de desenvolvimento de aplicativos móveis, e um dos aplicativos que utilizei como exemplo foi a c
onstrução de um simples jogo da velha, conhecido também como Tic Tac Toe. O jogo foi desenvolvido para ser jogado entre um jogador humano e um jogador controlado pelo computador. No exemplo que desenvolvi , os movimentos jogados pelo jogador controlado pelo computador são aleatórios, ou seja, não há uma lógica por trás das jogadas do PC e nem uma análise prévia das jogadas do adversário. A fim de tornar o algoritmo do jogo mais simples, tomei a decisão de fazer um algoritmo com movimentações aleatórias. Mas, pensei: "Eu poderia dificultar mais as coisas, e poderia aplicar conceitos básicos de inteligência artificial neste jogo, a fim de deixar o jogador controlado pelo computador mais desafiador!" .

E este é o foco deste artigo, irei utilizar o jogo da velha como base para aplicação de conceitos de inteligência artificial, especificamente, introduzir um dos clássicos teoremas de jogos: A
Teoria de decisão ou Minimax.


"Quanta coisa pode-se aprender com um simples jogo da velha."
(...)

O post foi publicado no meu outro blog "Artificial Inteligence in Motion" através deste link:

http://aimotion.blogspot.com/2009/01/aprenda-aplicar-inteligencia-artificial.html

Boa leitura!

[Update] : Este mesmo artigo será também postado em breve em versão inglesa/português no site do Wiki Forum Nokia! Fiquem de olho!
Olá pessoal,

Estive ausente essa semana devido a alguns artigos e tutoriais que venho produzindo e espero em breve estar publicando por aqui no blog.

Queria mais uma vez lembrar a todos sobre o evento Remobile que ocorrerá no dia 14 de fevereiro (este sábado) de 09 às 12:00. Este evento foca em incentivar o desenvolvimento de aplicativos móveis aqui em Pernambuco. O evento é gratuito e as vagas limitadas. Para participar basta enviar um email para felipe.andrade@i2tecnologia.com.br com o subject “ReMobile-WRT” contendo o seu nome completo e o número do documento de identidade.

Segue a agenda do evento:

09:00 Abertura

Nokia WebRuntime (Programação Ajax para smartphones Nokia)
Palestrante: Felipe Andrade - Diretor de Tecnologia - i2

Mobilidade: Serviços de Valor Agregado e oportunidades de negócio
Palestrante: Igor Teixeira - Gestor de Dados - Claro / Regional NE

Introdução à programação Python para smartphones Nokia S60
Palestrante: Marcel Pinheiro Caraciolo - Mestrando CIN/UFPE

12:00 Fechamento

Horário: 09 - 12 hrs. (Sábado - 14/02/2009) -
Localização: ITEP (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) - Bloco C
Duração: 3 horas
Custo: Gratuito
Mapa: http://maps.google.com/?q=50740-540

Para mais informações visitie o grupo: http://groups.google.com/group/remobile

Meu trabalho, ou melhor minha segunda paixão: Computação Inteligente!

Pessoal,

Gostaria rapidamente de divulgar um trabalho bem legal que está sendo realizado por mim e meu colega de mestrado Luiz Soares. Estamos agora iniciando o curso de mestrado acadêmico no CIN/UFPE e decidimos divulgar um pouco sobre nossa vivência e experiência acadêmica durante o decorrer do curso através de um blog.

O blog é sobre computação inteligente. A minha segunda paixão depois de computação móvel!

Para os interessados segue o link:

Artificial Intelligence in Motion

Segue uma breve introdução retirada do post de boas vindas do blog Artificial Intelligence in Motion:

Sejam bem vindos ao blog AiMotion, acrônimo para Artificial Intelligence in Motion. O objetivo deste blog é de divulgar e trazer aos interessados um pouco dos avanços e notícias do campo de inteligência artificial e seus vários ramos e também tutoriais e artigos com implementações para introduzir os que estão começando agora a estudar esse campo tão imenso.

Os autores deste blog são eu : Marcel Pinheiro Caraciolo e Luis Soares. Ambos mestrandos do CIN/UFPE na área de inteligência artificial. Este também foi outro fator que nos levou a criação deste blog, que é poder tornar pública nossas experiências e conhecimentos adquiridos durante essa passagem na academia. (...)
Olá a todos,

Gostaria de divulgar a primeira edição do evento ReMobile, o Recife Mobile. Este evento foca-se em estimular o desenvolvimento de aplicativos móveis para dispositivos Nokia em Recife. O evento está sendo organizado por Felipe Andrade, CTO da empresa I2 Tecnologia, empresa pernambucana especializada em aplicativos mobile.

Primeiramente, queria parabenizar Felipe pela iniciativa, sempre tive essa idéia na cabeça, por sinal já queria implementar esse tipo de evento dentro de universidades e faculdades a fim de estimular os estudantes da área de computação/design a conhecer um pouco sobre desenvolvimento de aplicativos em dispositivos móveis: tablets, celulares, smartphones, etc. E posso dizer que o mercado pernambucano está demandando profissionais nessa área, empresas como a Nokia, I2, e até o C.E.S.A.R/CIN em parceria com a Motorola que estão abrindo curso sequencial especializado na área de desenvolvimento de aplicativos móveis.

A idéia deste evento é periodicamente promover mini-cursos e palestras sobre tecnologia móvel gratuitos a todos. Nesta primeira edição, Felipe Andrade estará ministrando um mini-curso sobre a tecnologia Web Runtime (WRT), presente em dispositivos Nokia Symbian S60.

Esta plataforma, nada mais é do que uma maneira de poder executar widgets (aplicativos feitos em HTML, Ajax, CSS e JavaScript) diretamente do celular, fora do browser, como se fossem aplicativos nativos. É exatamente da mesma maneira que aqueles programas que rodam no dashboard do MacOSx ou os widgets do iGoogle, etc. A vantagem que essa plataforma oferece é que para os desenvolvedores Web não terão muitas dificuldades em aprender e desenvolver novas aplicações. Alguns aparelhos que suportam já o WRT são os aparelhos (a depender do firmware): Nokia 5320 XpressMusic, Nokia 6220 Classic, Nokia 6210 Navigator, Nokia N78, Nokia N82, Nokia N96, Nokia N95 8GB (via Software update),
Nokia N95 (via Software update), E90 Communicator (via Software update),
Nokia E66, Nokia E71, Nokia N85, Nokia N79, Nokia E51, Nokia 5800 XpressMusic, etc.

Alguns aparelhos Samsung e LG embarcados com o sistema operacional Symbian S60 também já suportam tal tecnologia: Samsung SGH-G81, Samsung SGH-i450, Samsung SGH-i550, Samsung SGH-i560 e LG-KT610.


O Web Runtime é uma das grandes apostas da Nokia e têm sido tema para vários concursos promovidos pela empresa.

Nokia N97 Widget Competition
Calling All Innovators
Nokia Sem Limites (28-Fev-2009)

Para participar do evento é necessário confirmação por e-mail (contato: Felipe Andrade) com o seu nome e número do documento de identidade. As vagas são limitadas e aqueles que não enviarem os dados não poderão participar. (Política de segurança do ITEP)


Horário: 09 - 12 hrs. (Sábado - 14/02/2009) - Data corrigida!
Localização: ITEP (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) - Bloco C - Sala 7
Duração: 3 horas
Custo: Gratuito
Mapa: http://maps.google.com/?q=50740-540


Já fiz a minha inscrição, corram e façam também a sua!

Fonte: Felipe Andrade' Blog
top