Geolocalização e geoTagging são os serviços do futuro!

Olá pessoal,

Ao ver esse post no blog NPossibilidades, fiquei impressionado com o projeto que a Nokia está desenvolvendo com o uso de serviços de GPS e geotagging. O projeto Nokia Image Space pretende levar a geolocalização com imagens e vídeos a um novo patamar. Ele explora o conceito de compartilhamento de imagens com a facilidade de filtrar automaticamente fotos de um local, por época ou hora do dia.

A idéia é que as comunidades do Image Space reunam fotos e informações de georreferenciamento em links relacionados com a localização, tudo isso alimentado por colaboração social.

Imagine o seguinte: Você fez algumas fotos de um lugar bacana e quer compartilhar com seus amigos. Isso não é nada demais, claro. Mas, e se fosse possível somar a esta foto a imagem de satélite e poder passear por ela adicionando outras imagens feitas por outras pessoas do mesmo local? Ainda mais! Então coloque ai também dados históricos, sons do local, com um concerto realizado recentemente. Além disso você ainda poderia, através de alguns filtros, visualizar este local, digamos, no verão ao pôr-do-sol. Começou a ficar interessante né?

E que tal também receber, por exemplo, notificações das últimas promoções com base em nossa localização? Ou informações detalhadas sobre um monumento apenas apontando a câmera de nossos “brinquedinhos” para ele?

Dai o que fazer com esta informação fica à critério de cada um. Postar no Flickr, localizar a loja mais próxima para utilizar o cupom de desconto disponível na sua localização, enviar para amigos… enfim, o céu é o limite.

A Nokia está trabalhando em uma maneira mais natural de mostrar e compartilhar imagens, áudios e vídeos com este novo conceito. E pelo visto isso vai ficar ainda mais interessante com a adição de funcionalidades de “realidade aumentada”.

Como sempre fui fã do conceito de que uma imagem vale mais do que mil palavras, dêem uma olhada nos vídeos abaixo para compreenderem melhor do que estou falando:










0 comentários:

top