[Artigo]: Aplicando conceitos de Inteligencia Artificial em jogos com Python S60!

Olá pessoal,

Finalmente estou de volta, quer dizer mais presente no meu blog, embora ainda com algumas atividades pendentes em questão.
Gostaria de anunciar mais um tutorial agora saindo do forno:

Como aplicar inteligência artificial em seus jogos com o teorema de jogos: o Algoritmo Minimax. Mas antes de entramos adentro sobre o que é o minimax. Você pode se perguntar o que isso tem haver com mobile ? Tudo! Vejam o porquê na introdução do artigo:

(...),

Eu estava escrevendo um pequeno tutorial de desenvolvimento de aplicativos móveis, e um dos aplicativos que utilizei como exemplo foi a c
onstrução de um simples jogo da velha, conhecido também como Tic Tac Toe. O jogo foi desenvolvido para ser jogado entre um jogador humano e um jogador controlado pelo computador. No exemplo que desenvolvi , os movimentos jogados pelo jogador controlado pelo computador são aleatórios, ou seja, não há uma lógica por trás das jogadas do PC e nem uma análise prévia das jogadas do adversário. A fim de tornar o algoritmo do jogo mais simples, tomei a decisão de fazer um algoritmo com movimentações aleatórias. Mas, pensei: "Eu poderia dificultar mais as coisas, e poderia aplicar conceitos básicos de inteligência artificial neste jogo, a fim de deixar o jogador controlado pelo computador mais desafiador!" .

E este é o foco deste artigo, irei utilizar o jogo da velha como base para aplicação de conceitos de inteligência artificial, especificamente, introduzir um dos clássicos teoremas de jogos: A
Teoria de decisão ou Minimax.


"Quanta coisa pode-se aprender com um simples jogo da velha."
(...)

O post foi publicado no meu outro blog "Artificial Inteligence in Motion" através deste link:

http://aimotion.blogspot.com/2009/01/aprenda-aplicar-inteligencia-artificial.html

Boa leitura!

[Update] : Este mesmo artigo será também postado em breve em versão inglesa/português no site do Wiki Forum Nokia! Fiquem de olho!

0 comentários:

top