Finalmente estou de volta, quer dizer mais presente no meu blog, embora ainda com algumas atividades pendentes em questão.
Gostaria de anunciar mais um tutorial agora saindo do forno:
Como aplicar inteligência artificial em seus jogos com o teorema de jogos: o Algoritmo Minimax. Mas antes de entramos adentro sobre o que é o minimax. Você pode se perguntar o que isso tem haver com mobile ? Tudo! Vejam o porquê na introdução do artigo:
(...),
Eu estava escrevendo um pequeno tutorial de desenvolvimento de aplicativos móveis, e um dos aplicativos que utilizei como exemplo foi a construção de um simples jogo da velha, conhecido também como Tic Tac Toe. O jogo foi desenvolvido para ser jogado entre um jogador humano e um jogador controlado pelo computador. No exemplo que desenvolvi , os movimentos jogados pelo jogador controlado pelo computador são aleatórios, ou seja, não há uma lógica por trás das jogadas do PC e nem uma análise prévia das jogadas do adversário. A fim de tornar o algoritmo do jogo mais simples, tomei a decisão de fazer um algoritmo com movimentações aleatórias. Mas, pensei: "Eu poderia dificultar mais as coisas, e poderia aplicar conceitos básicos de inteligência artificial neste jogo, a fim de deixar o jogador controlado pelo computador mais desafiador!" .
E este é o foco deste artigo, irei utilizar o jogo da velha como base para aplicação de conceitos de inteligência artificial, especificamente, introduzir um dos clássicos teoremas de jogos: A Teoria de decisão ou Minimax.
Eu estava escrevendo um pequeno tutorial de desenvolvimento de aplicativos móveis, e um dos aplicativos que utilizei como exemplo foi a construção de um simples jogo da velha, conhecido também como Tic Tac Toe. O jogo foi desenvolvido para ser jogado entre um jogador humano e um jogador controlado pelo computador. No exemplo que desenvolvi , os movimentos jogados pelo jogador controlado pelo computador são aleatórios, ou seja, não há uma lógica por trás das jogadas do PC e nem uma análise prévia das jogadas do adversário. A fim de tornar o algoritmo do jogo mais simples, tomei a decisão de fazer um algoritmo com movimentações aleatórias. Mas, pensei: "Eu poderia dificultar mais as coisas, e poderia aplicar conceitos básicos de inteligência artificial neste jogo, a fim de deixar o jogador controlado pelo computador mais desafiador!" .
E este é o foco deste artigo, irei utilizar o jogo da velha como base para aplicação de conceitos de inteligência artificial, especificamente, introduzir um dos clássicos teoremas de jogos: A Teoria de decisão ou Minimax.
O post foi publicado no meu outro blog "Artificial Inteligence in Motion" através deste link:
http://aimotion.blogspot.com/2009/01/aprenda-aplicar-inteligencia-artificial.html
Boa leitura!
[Update] : Este mesmo artigo será também postado em breve em versão inglesa/português no site do Wiki Forum Nokia! Fiquem de olho!
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