Primeira edição do Remobile foi um sucesso!

Olá a todos,

Quem acompanhou os posts passados neste blog, devem ter lido sobre a divulgação da primeira edição do evento sobre desenvolvimento para dispositivos móveis aqui em Recife: ReMobile. O evento ocorreu neste último sábado, dia 14 de fevereiro e para minha surpresa teve um público muito bom, atendendo bem nossas expectativas. Queria agradecer a participação de todos os envolvidos, e também o público que compareceu ao nosso evento. Com certeza, novas edições estarão por vir deste evento e sem dúvidas com o objetivo de atrair mais pessoas interessadas e montar um círculo de contatos para os interessados, profissionais, estudantes dessa promissora área que é a computação móvel. Fiquem antenados, que em breve, novas palestras com conteúdos diversos estarão por vir nas próximas edições do Remobile. Ah, claro se você é de Recife-Pernambuco, e deseja participar ou contribuir com o evento (palestras, patrocínio, divulgação, etc) entre em contato comigo!
Afinal de contas a idéia é compartilhar suas experiências com um público específico interessado nesta área.


Banner do Evento Remobile



Nesta primeira edição tivemos a palestra de Felipe Andrade (I2 Tecnologia) sobre desenvolvimento Ajax para Symbian S60. Uma ótima palestra com Felipe apresentando como iniciar o desenvolvimento nesta plataforma. Vale destacar que qualquer um com experiência em web pode facilmente começar a desenvolver aplicativos (widgets) para aparelhos móveis. Houve inclusive o anúncio do palestrante sobre um concurso promovido pela Nokia, Sem Limites, com data para inscrição/envio de arquivos até o dia 28/02. O objetivo do concurso é divulgar o seu aplicativo e concorrer a prêmios. Pena que não tenho fotos aqui do Felipe dando sua palestra. Mas fiquei entusiasmado com a variedade de aplicativos que podem ser desenvolvidas com um pouco de conhecimento de JavaScript e CSS. Felipe disponibilizou sua palestra para download e consulta, veja aqui.



A segunda palestra da manhã foi realizada por Igor Teixeira, Gestor de Dados da Claro da Regional Nordeste. Sua palestra como o tema Mobilidade: Serviços de Valor Agregado e oportunidades de negóci foi bem interessante. Ele apresentou quais as necessidades atuais no mercado de dispositivos móveis, e comentou muito sobre os serviços de valor Agregado. Existem muitas oportunidades, mas ainda precisa de uma mão de obra específica nessa área. As operadoras notaram que serviços de voz não são mais o ganha pão delas. Precisam inovar, reciclar, e trafégo de dados agora é a galinha dos ovos de ouro. As operadoras estão investindo muito para divulgar, criar serviços úteis para disponibilizar a mobilidade no dia a dia de empresas e na divulgação de produtos e marcas (Mobile Marketing). Seguem algumas fotos da palestra do Igor:

















Palestra do Igor Texeira (Claro NE)


Depois tivemos o nosso mini coffee break, bem servido a todos presentes. Agradecimentos especiais a Carol que nos ajudou a organizar toda a mesa com pãozinhos e patês! =D Infelizmente sem fotos do pessoal aqui, mas no próximo evento prometo tirar fotos do belo banquete digno de Remobile! haha


Para fechar a agenda do evento, tivemos a minha palestra sobre desenvolvimento de aplicativos Python para celulares Symbian S60. Não tenho como falar da minha própria palestra, mas recebi e-mails e até comentários no fim da palestra falando que a palestra tinha sido muito boa e ajudado muita gente a começar a desenvolver aplicativo de forma rápida para um smartphone da Nokia. Fico feliz em ajudar e disseminar o conhecimento! =D Acho que é esse o espírito e foco do nosso evento. Dou os destaques do pequeno showcase de aplicativos desenvolvidos em python (tanto no servidor, como no celular) a fim de demonstrar o poder da plataforma PyS60 (Python for S60) e os recursos do celular que podem ser acessados pela API do mesmo. Posso citar alguns exemplos de aplicativos como: Controle remoto para controlar os slides do powerpoint via bluetooth, pequeno aplicativo trote que grava a conversa no telefone (Felipe foi mal! haha pelo trote improvisado ;D) , aplicativo que tira e envia fotos por mms, por bluetooth e até para web para o site FLICKR (Álbum online famoso da Yahoo) e o grande finalle: Um duelo de espadas haha ou melhor de n95 entre eu e Felipe para demonstrar o poder do acelerômetro nestes telefones e acessíveis também por Python. Seguem algumas fotos da apresentação:

















Minha palestra (Marcel-Mestrando CIN/UFPE)

Os slides da apresentação também disponibilizadas para download e consulta aqui.



E assim terminou nossa primeira edição do evento Remobile, que considero extremamente positiva e com um ótimo feedback. Aguardem para novas edições do evento que vêm com novidades e palestras turbinadas de conteúdo sobre mobilidade. =D

Se quiserem ficar por dentro do que rola no Remobile, se cadastrem na lista de discussão do evento, aqui.

Valeu pessoal, e até a próximo Remobile! ;D

0 comentários:

top