Mobilidade e Medicina

Lendo sobre notícias em geral na internet, encontrei essa notícia bastante interessante:

" O Hospital das Clínicas de São Paulo lançou um sistema que promete revolucionar o controle da diabetes. A nova ferramenta, chamada GlicOnline, ajuda o paciente nas refeições informando o tipo e quantidade de insulina que deve ser aplicada para compensar o nível de açúcar no sangue. O sistema funciona com qualquer celular com chip e linguagem Java, independente de operadora. (...) "

De acordo com o HC, o sistema tem cerca de 600 tipos de alimentos cadastrados, onde o usuário antes de se alimentar, mede sua glicemia, acessa o programa pelo celular e coloca o valor medido. O usuário então, também, deve digitar o alimento e a quantidade a ser ingerida. Minutos depois, recebe o dado sobre a dosagem de insulina que será necessária

De acordo com comunicado do HC, o sistema oferece em torno de 600 tipos de alimentos cadastrados, e usa medidas caseiras como colher de sopa. Antes de se alimentar, o usuário mede sua glicemia, acessa o programa pelo celular e coloca o valor encontrado. O usuário deve digitar, também, o alimento e a quantidade a ser ingerida. Minutos depois, recebe o dado sobre a dosagem de insulina que será necessária.
Assim, a nova tecnologia elimina a necessidade de o paciente fazer a contagem de carboidratos ou anotações a cada refeição, além de garantir um controle mais estável nas taxas de glicemia. Isso ajuda a evitar que a doença se agrave, com as possíveis conseqüência de problemas renais, lesões oculares e nos pés, entre outras. Gostaria de colocar algumas observações sobre essa notícia: 1) A tecnologia móvel também está se inserindo no mundo médico. Mais e mais sistemas estarão a disposição do paciente tudo via celular: lembretes para tomar os remédios, bulas, prescrições médicas, análise de temperatura, pressão do corpo, etc. 2) Nesse aplicativo específico, o HC fala em o usuário digitar as informações sobre alimento e quantidade a ser ingerida. Penso que no futuro não tão distante, o paciente apenas apontará a câmera do seu celular sobre o alimento, onde será feito o reconhecimento do alimento por imagens e por fim o sistema identifica e processa a dosagem de insulina que será necessária.


Pois é, não temos como negar que o futuro é a mobilidade à disposição do ser humano.

Fonte: Terra Informática

1 comentários:

Unknown disse...

Sou diabética a 4 anos e a quase 2 anos durante minha graduação desenvolvi um aplicativo em JME para celulares que faz a contagem dos carboidratos retornando o bolos de alimentação (quantidade ideal de insulina para gramas de carboidratos ingeridos). Facilitou muito a minha vida. Ele será apresentado no próximo dia 24/01/08 no evento Java Mobile & Embedded Developer Days Conference
em Santa Clara, na Califórina - USA. Gostaria muito de conhecer esse aplicativo desenvolvido pelo HC. Att., Gracieli Begia Mateus.

top