Gerencia de Projetos

Ontem fui para uma palestra promovida pelo PMI Recife, responsável pelas certificaçoes PMP (Project Managementet Proficience), ou seja certificaçoes de gerenciamento de projetos. 2 palestras muito interessantes: a primeira foi sobre um caso de estudo de gerenciamento do projeto My Big Brother, um aplicativo para celulares implementado pela Meantime, empresa pernambucana de desenvolvimento de jogos p/ mobile. Fiquei bastante interessado nessa área especialmente integraçao de gerenciamento de projetos mobile. Tlvz eu me meta nessa área. Achei diversos pontos interessantes. Mas 2 pontos me iluminaram de forma suscinta... Primeiramente em respeito do tema: "dividir para conquistar", nao adianta vc querer fazer tudo sozinho. No mundo de hoje, para que vc possa conseguir sucesso em um projeto , vc tem q compartilhar, dividir tarefas , modularizar problemas. A simplicidade em forma de soluçao. Sem dúvidas, ratificou minha idéia de trabalho em equipe.
Outro ponto importante é que o líder de um projeto tem que servir, isto mesmo, servir aos seus clientes, aos seus colaboradores ou time de desenvolvimento. O líder ele tem que saber o que cada um dos seus subordinados precisa, o que eles precisarão e o que necessitam. Se vc quer um projeto de sucesso, ofereça condiçoes necessárias para que eles tambem compartilhem desse ideal que vc planeja. Faça-os abraçar a idéia do time. Um time motivado é um time que produz. Logo, Saiba servi-los para que eles possam o servir da mesma maneira.
Um bom livro sobre essa liçao de Servidor e Líder. Recomendo muito como otima leitura. Meu padrasto Me recomendou e eu achei sensacional o livro é:

O Monge e o Executivo.
http://www.esextante.com.br/publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/principal/view_0002.htm?editionsectionid=2&infoid=1085&user=reader


Por fim a segunda palestra , falou simplicidade em projetos, e engraçado que ele falou sobre metodologia agéis, o uso de metodologias de processo de desenvolvimento simples, ágil direcionado à soluçao final. Ele citou o XP (Extremming Programming) e eu comprei esse livro esse fim de semana. hehehe bom que ja tive uma introduçao geral a respeito dessa metodologia.

Estou pretendendo fazer um curso na qualiti de Engenharia de processos. Sem dúvidas uma área que irei investir.
=D
Algumas novidades:

1 - Irei começar meus estudos para o Sun Certified Web Component Developer 1.4 a partir de segunda - feira.

2 - Irei começar meus estudos de Padroes de Projeto

3 - Irei começar meus projetos Bluemote e Mobalada.

Isso ae,
Sem delongas

0 comentários:

top