Identificando o Publico Alvo no Brasil

Quem compra mais celular no Brasil?
Quarta-feira, 29 de novembro de 2006 - 19h10
SÃO PAULO - Entre os brasileiros que possuem celular, a maioria têm renda mensal de até 480 reais (48%), nível médio de escolaridade (49%) e faixa etária entre 14 e 30 anos (50%).
Os dados são da pesquisa "Perfil do Consumidor Brasileiro de Telefonia Celular", divulgada hoje pela operadora Vivo. De acordo com o estudo, em 2006 o mercado brasileiro deve alcançar a marca de 101 milhões de celulares vendidos. Faltando um mês para o fim do ano, esse número é de 96,6 milhões.
Do total, 23 milhões estão em São Paulo, estado que concentra o maior número de aparelhos. Já os estados do norte são os locais com menor penetração. Juntos, totalizam 5,49 milhões de celulares.
Embora a maior concentração de usuários esteja na faixa dos 14 a 30 anos (50%), os usuários com mais de 51 anos estão crescendo. De acordo com os dados, essa foi a faixa que mais aumentou (53%) entre junho de 2005 e junho de 2006.
Hoje, dos 96 milhões de celulares no Brasil, 81% são pré-pagos. Desse montante, 67% pertencem a usuários das classes C, D e E, e representam 58% dos gastos com celular. Já os pós-pagos, em maior quantidade nas classes A e B, respondem por 42%.
O estudo apontou também que embora o mercado registre crescimento o volume de celulares em relação à população ainda é pequeno se comparado a outros paises. No Brasil, em outubro deste ano, o volume foi de 51,6%. Nos países desenvolvidos esse percentual é de 89%.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a telefonia móvel representa 7,9% da receita da economia brasileira, contra 7,9% do PIB da média mundial.
A pesquisa foi baseada em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


FONTE: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/29112006-15.shl

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