Omnibus: Sistema de busca de transporte coletivos!

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês um achado bem interessante que o usuário "nitaibezerra" comentou no meu blog sobre aquela idéia de desenvolver um sistema de buscas de transportes coletivos. Fiquei surpreso ao ver que já tem um sistema desse em desenvolvimento e já disponível para o público (versão beta) : Omnibus. Um sistema web que permite que o usuário enconre informações sobre rotas de transporte públioco na região metropolitana do Recife.
Decidi, testar o sistema e na sua página inicial, já nos informa as suas funcionalidades:
  • Obtenha a descrição da rota com explicações passo a passo.
  • Encontre paradas de ônibus por bairro.
  • Visualize a rota de ônibus na sua região.
  • Realize buscas por pontos de referência.


C0loquei o Endereço de minha residência como ponto de origem e o do meu trabalho como ponto de chegada. Com uma interface intuitiva (lembrando ao google maps) ele exibiu todo o percusso necessário que eu necessitava fazer para chegar até o local desde a saída da minha residência até o local desejado. Informou as linhas, as paradas de ônibus, o tempo de viagem... resumindo grande parte das minhas idéias foram atendidas por esse sistema. Descobri também que o sistema é colaborativo, logo os usuários cadastrados podem cadastrar novos pontos de parada a fim de melhorar a precisão da busca do sistema. Realmente, gostei muito do aplicativo e gostaria de saber quais algoritmos de roteamento por trás estão por trás de calcular todas essas rotas. Parabéns à Inove tecnologia pelo trabalho e sem dúvidas ficou um programa fácil de usar e bem intuitivo.

Clique na figura abaixo para ampliar.



Ah! E só para não esquecer, eles também disponibilizaram uma versão mobile da página (com conteúdo todo em texto sem disponibilidade de visualização de mapa, acho que até paa reduzir os custos no trafégo de dados) . Realmente, leram todo o post do meu blog!! =D

Recomendo a visita!

1 comentários:

Paty Lustosa disse...

Olá Marcel, eu participo do desenvolvimento do omnibus. Ficamos felizes com seus elogios em vários detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Bem, sobre o algoritmo de rotas, tudo que posso dizer é que foi implementado no banco de dados SQL Server 2008.

Ficamos gratos e pedimos a colaboração de todos dando dicas e reportando possíveis bugs.
:D

top