CRBluetooth: Projeto Open-Source de controle do PC via Bluetooth

Gostaria de divulgar um projeto muito interessante desenvolvido pelo colega Elio Eduardo chamado de CRBluetooth. O projeto consiste na construção de um aplicativo para dispositivos móveis que permita o controle de um computador através da conexão sem fio bluetooth.

Os aplicativos foram desenvolvidos em JavaME (aplicação cliente mobile) e JavaSE (Aplicação servidor desktop). O projeto foi desenvolvido como projeto de conclusão de curso do Élio e ele me pediu para que eu pudesse divulgar no blog esse projeto que é open-source e disponível para donwnload, tanto os executáveis como o código-fonte.

A idéia do Élio é permitir que outros desenvolvedores contribuam com o projeto dando sugestões, adicionando novas funcionalidades e até como fonte de estudos para outros que estão querendo desenvolver aplicativos com conexão sem fio bluetooth.

Sumarizando o que o aplicativo pode fazer, seria:

"O celular permite a execução de eventos de teclado e mouse, que são enviados para o servidor através de uma conexão SPP. Estes eventos são enviados para o Sistema Operacional através de um objeto da classe awt.Robot.

O aplicativo também permite a configuração da velocidade de deslocamento do mouse e dos eventos de teclado associados as 4 teclas de ação da Game API. As preferências do usuário são armazenadas através da Preferences API."

Um comentário adicional é que o aplicativo para fazer a conexão remota com o servidor, utiliza a biblioteca open-source bluecove que funciona como intermediário de comunicação entre o adaptador bluetooth e sua aplicação. Desenvolvida em Java! Para download ou mais informações, ver o site oficial do projeto bluecove.

O Aplicativo servidor funciona tanto no linux como no windows. Cool! =]


Segue o link do projeto.


Os fontes já estão la e nos downloads estão os arquivos de distribuição.


Quaisquer informações, procurar o Elio.

E meus parabéns, pelo bom trabalho realizado!


0 comentários:

top