Home Control Center

Há alguns dias estava lendo em alguns blogs à respeito do Home Control Center. O que seria esse produto ? Seria um tipo de comutador, um servidor que permitiria integrar o controle de várias funcionalidades da sua residência incluindo monitoramento de energia elétrica, ativação remota de dispositivos, segurança com seu telefone celular ou computador.
Óbvio que o projeto não será algo tão "escancarado". Embora a idéia seja que desenvolvedores e parceiros terceiros possam contribuir com o servidor seja através de adição ou manutenção de novas funcionalides, a Nokia (responsável pelo produto) quer fazer os ususários possam usar adequadamente o sistema tornando o consumo de energia o menor possível. Para isso ela fez uma parceria com a provedora de energias alemã RWE que está auxiliando no desenvolvimento desse projeto. O potencial é muito grande, especialmente nessa nova área de automação residencial. Acredito que o dispositivo móvel é a interface ideal para controlar toda a " inteligência domiciliar.", especialmente quando o usuário nao está dentro de casa.

Algumas serviços interessantes seriam algo do tipo, quando você recebe uma notificação seja por SMS ou por outro aplicativo quando alguém toca sua companhia. Se você tiver um sistema de segurança de câmeras interna, você poderia receber uma foto da pessoa e até a possibilidade de você liberar remotamente a porta para ela entrar. Delírio ein?!



As principais áreas de foco do Home Center serão:

  • Segurança
  • Energia e eficiência
  • Bem-Estar
  • Construção e Design
  • Automação residencial
Nokia pretende lançar este produto na Europa em meados de 2009. Enquanto isso, você já pode dar uma olhada nas especificações do projeto que será um roteoador Wi-Fi com portas de entrada USB, ethernet, cartoes SD, e até conectividade com GPRS. Isso inclui também suporte ao celulares S60 e todos os celulares (sem ser nokia ) com browser mobile. Ah, e a Nokia vai liberar a API para que outras fabricantes possam desenvolver e integrar suporte a seus dispositivos no Home Control center. Mais informações vocês podem ouvir a apresentação do produto ( audiocast presentation) ou acessar o site nokia.com/smarthome.

Hoje durante o Nokia World em Barcelona, houve uma demonstração do Home Control Center. Vejam o vídeo abaixo de como ele funciona:








Fonte: Symbian Freak

0 comentários:

top