Computação Móvel e Computação Inteligente : Juntos!

Uma tendência na área de computação que vem crescendo nas últimas décadas é sem dúvidas, o surgimento de dispositivos cada vez mais menores e pessoais. Sistemas monolíticos, os famosos mainframes utilizados por diversos usuários estão quase que extintos dando lugar aos poderosos computadores pessoais, considerados como os primeiros marcos dessa evolução. Mas nós sabemos que os PC's não são o fim dessa linha.

Os computadores pessoais estão ficando mais portáveis e menores. Exemplos como notebooks e os famosos palmtops (PDAs) ficaram extremamente populares. Mas esse não é o fim deste processo. O próximo passo são os computadores "vestíveis" que podem ser carregados como roupas e novas interfaces que ligadas ao cerébro do ser humano, ampliam a visão da realidade pelo usuário. Isso nos faz ter uma previsão preliminar de que todo esse desenvolvimento faz conceber de que os computadores não serão apenas dispositivos encapsulados em gabinetes, mainframes ou mini-gadgets, mas tomarão forma de um ambiente computacional inserido no contidiano do usuário, seja embutido em roupas, carros, setup-boxes, microondas, ou até em garrafas de leite.

De acordo com a visão futurista dessa nova infra-estrutura computacional por muitos estudiosos desse novo campo de pesquisa, também denominado de computação ubíqua, por exemplo, seria a possibilidade de um dia as pessoas poderem ser lembradas de comprar leite quando elas estiverem no supermercado, através de uma mensagem enviada até o seu relógio, celular, ou até seu óculos pela sua geladeira que monitora automaticamente todo o seu estoque interno. Existem, é claro, outros cenários que os usuários podem receber mensagens personalizadas de acordo com a situação e contexto que o usuário estiver inserido.

Embora, a idéia de uma garrafa de leite computadorizada seja apenas uma pequena idéia de pesquisa, está mais visível que a informação de hoje está rapidamente se movendo para pequenos dispositivos hi-tech eletrônicos saíndo de rascunhos e protótipós de laboratório até as prateleiras de lojas e no nosso dia -a - dia. Celulares, PDAs, laptops, parecem convergir para uma nova geração de dispositivos inteligentes com comunicação sem fio e razoável poder computacional para uso diário. Novos protocolos de comunicação e padrões inseridos em redes sem fio de banda larga permitem o acesso à informação em quaisquer lugares. Combinado com o posicionamento através de satélites (GPS) ou através dos sinais das antenas das operadoras telefônicas utilizadas pelos aparelhos móveis, os novos serviços disponibilizarão a capacidade de localização do usuário.
Mas não só apenas um hardware poderoso com acesso a uma rede sem fio garante a usabilidade desses sistemas móveis. Alguns softwares e serviços tradicionais podem ser usados nesses dispositivos, mas outros simplesmente não serão utilizáveis ("viáveis") quando não se tiver acesso a um teclado ou até pela resolução ou tamanho da tela ser reduzido. Logo, o grande desafio para o sucesso e popularização dos sistemas móveis é o design de interfaces e softwares inteligentes que permitem o fácil acesso a informações pessoais e flexibilidade suficiente para o tratamento de mudanças de contexto de usuário ou disponibilidade de recursos.

Existem inúmeros problemas que devem ser solucionados a fim e tornar essa nova infra-estrutura viável e útil para os usuários móveis. Entre os diversos problemas , podemos destacar:

- Informações relacionadas à contexto/situação
- Informações relacionadas à localização
- Interação e usabilidade em dispositivos móveis
- Interfaces de usuário inteligentes
- Adaptação a recursos limitados
- Tolerância a falhas
- Descoberta de novos serviços, busca de informações, etc sobre contexto.
- Sistemas baseados em investigação do comportamento do usuário, etc.

Algumas aplicações de pesquisa no campo de Inteligência artificial tem investigado os problemas de desenvolver interfaces inteligentes e cooperativas por vários anos e tem explorado fortemente com a questão de disponibilidade de recursos, que em dispositivos móveis são limitados.

Portanto, técnicas inteligentes podem prover um conjunto de soluções para esses problemas. Como também ferramentas bem promissoras para desenvolvimento de sistemas móveis que utilizam recursos de localização e contexto para dar suporte ao usuários de uma forma não intrusiva.
Não só apenas técnicas de I.A. podem ser utilizadas na construção de sistemas móveis assistentes, um outro grupo bem diferente de técnicas podem ser também integradas a fim de atingir um objetivo satisfatoriamente. Por exemplo, o aprendizado, é um fator crucial para serviços adaptáveis baseados no uso do usuário. Técnicas como aprendizado simbólico de I.A até redes neurais podem prover a flexibilidade necessária para um sistema que se adapta às preferências do usuário em diversos contextos. Há questões também relacionadas à sistemas baseados em localização. Com estes métodos, eles podem ser usados em serviços adaptáveis para localização inteligente do usuário, como por exemplo tomada de decisões em sistemas de navegação ou busca contextual de informações de acordo com a localização.

É com essas idéias em minha mente que venho nesse blog também a partir das próximas semanas apresentar conceitos relacionados à inteligência articial aplicada em sistemas móveis, com discussões de tópicos introdutórios e avançados para o estudo de I.A trabalhando em conjunto com o desenvolvimento de aplicativos e serviços móveis.

Para finalizar, acho que une as duas coisas que mais me motivam a continuar mais estudando e explorando o mundo da computação: Computação Móvel e Inteligente. Porque então não unir os 2 campos ?

Este blog é o portal das oportunidades! Estejam antenados.

1 comentários:

celularespiaobrasil disse...

O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
www.celularespiaobrasil.com

top