Qual será o futuro das mensagens SMS?


mensagem.jpgDe acordo com uma estimativa da Gartner, empresa de consultoria em TI, as mensagens de texto de telefone celular SMS se tornaram obsoletas ou, pra dizer o mínimo, de fluxo insignificante em 2010.

A previsão foi realizada tomando como base o mercado de telefonia celular da Austrália. O CrunchGear fez a correlação com os EUA e o prognóstico foi basicamente o mesmo.

O que vai matar as mensagens SMS, de acordo com a Gartner, são os e-mails por celular, que chegam todos os dias nos bolsos dos australianos e americanos, seja por aparelhos como o Blackberry ou por outros smarthphones que recebem e enviam e-mails.

Mas e aqui no Brasil? Não é preciso fazer muitos estudos e pesquisas para diagnosticar que dois anos e meio é um intervalo de tempo bastante curto para o fim da SMS. O mercado de telefonia celular no país ainda não alcançou um nível de sofisticação exigente para que as SMS sejam trocadas por serviços de e-mail móvel.

A explicação é simples. Enquanto em países desenvolvidos o usuário médio de telefonia celular explora ao máximo as capacidades do aparelho, os países com economia emergentes ainda vivem um processo de popularização do celular. O mercado brasileiro é, por si só, heterogêneo.

Na mesma vitrine é possível encontrar celulares sofisticados, como o Prada, da LG, que possui tela sensível ao toque, e aparelhos simples, que fazem apenas o trivial – ligações telefônicas e recebimento/envio de mensagens.

Além disso, e ao menos por enquanto, as mensagens são também um meio de economizar na conta. Muitos utilizam as mensagens de texto para se comunicar pois em algumas ocasiões vale mais a pena escrever um texto curto e objetivo do que gastar os minutos do celular falando.



Fonte: TNow

0 comentários:

top