Desenvolvimento Afinador de Guitarra/Violao para Celulares

Hoje de manhã após da aula de comunicaçao Digital 1, tive a idéia de poder colocar em prática quem sabe até um possível TCC sobre dispositivos móveis e algoritmos de detecção de frequências (modularização) de reconhecimento de sons para afinaçao de guitarras e violão. A idéia seria desenvolver um software que acoplasse em um dispositivo móvel:

*** Afinador de Guitarra/Violão

*** Leitor de Cifras

*** Dicionário de Acordes

*** Tocador de Midi (para tocar as sequencias de cifras ou acordes)


Seria um aplicativo interessante, nao seria??

Hoje os celulares são equipados com poder computacional suficiente para várias tarefas mais exigentes. Mais e mais aplicativos e serviços aparecem para o mercado mobile que exigem uma demanda por portabilidade entre as diversas plataformas de aparelhos existentes.
J2ME ou Java 2 Micro Edition supre esse caminho por tal portabilidade provendo uma plataforma independente que acesse os vários recursos dispostos nos dispositivos móveis.

Pretendo desenvolver um software que implemente e funcione como um afinador de instrumentos musicais em um aparelho celular usando J2ME. Cinco diferentes algoritmos de detecçao de pitchs (picos de onda) devem ser implementadas e testadas baseados nos critérios de validação, performance, robustez e tempos de resposta. Testes com instrumentos reais também serão conduzidos. Os algoritmos de detecçao de picos que serão considerados são:
Zero Crossing
Auto Correlation
Harmonic Product Spectrum
Harmonic Sum Spectrum
Maximum Likelihood.

Este trabalho tende a mostrar que os algoritmos de Auto Correlaçao e Espectro da Soma Harmonica são os melhores em performance para esse tipo de aplicação. O analisador é rapido e pode detectar pequenas frequencias periodicamente no primeiro algoritmo. Enquanto no segundo, é mais resistente a barulho externo e tem alto poder de precisão em altas frequencias. Logo podemos concluir que é totalmente viável desenvolver um aplicativo de tempo-real desse modelo em J2ME. O aplicativo de afinamento de instrumentos tem sido bastante usado com sucesso para afinar guitarras e violões.
Não apenas, um aplicativo de afinar instrumentos como também um modelo viável de software capaz de reproduzir dicionários de acordes, reproduzir acordes em formato de audio e também como um leito de cifras.
Uma multi-plataforma para mostrar o desempenho de aplicativos musicais para a plataforma de dispositivos móveis.


=D e ae??
eheheh ta bom ja o negocio ?



8 comentários:

eduardo disse...

Gostaria de saber se houve alguma evolução dessa ideia.

Everton Rodrigues disse...

Marcel, eu estava pensando em algo do tipo para meu TCC e resolvi pesquisar sobre o assunto, não tenho tanto conhecimento quanto você sobre o assunto mas eu gosto muito de música e eu acho que JME é um mercado muito bom, enfim achei seu post de muita ajuda mas gostaria de mais... se poder me manter informado sobre o assunto ou pelo menos me falar por onde começar a estudar eu fico grato... ta ai o email pra contato everttonrodrigues@gmail.com

Unknown disse...

ei kra sua ideia é muito massa faz tempo que estou procurando um aplicativos desses(só axei em Symbian).

emorgado disse...

Ola gostaria de saber se avançou esta sua ideia de colocar no cel um afinador.. to mesmo querendo fazer um desses... acho um saco ter um celular no bolso e ter q usar um afinador..
Emerson Morgado
emerson.morgado@gmail.com

Unknown disse...

Então quando estiver pronto, põe ela pra galera

Vicente Eugenio disse...

Olá, tudo bem??
Também estou interessado no assunto. Como poderei obter mais informações com você sobre isso??? meu e-mail é vicente.eugenio[arroba]hotmail[ponto]com

Obrigado!

Unknown disse...

também gostaria de saber a evolução da sua idéia, e rodar o aplicativo.
Meu email: lordtiago@msn.com

www.tiago.rmsti.com

vilela disse...

Bom dia, gostaria de saber em que pé está a sua ideia, gostaria de ajudar também.
Entre em contato jvvilela123@gmail.com

top