Novidades Semanais

Estive hoje lendo algumas notícias muito interessantes sobre mundo mobile, e gostaria de destacar por aqui... =D

Porém antes de anunciar essas notícias, venho anunciar que provavelmente até o fim do mês pretendo fazer um levantamento das tecnlogias de desenvolvimento disponíveis nos celulares brasileiros. Ou seja, fazer uma avaliaçao de como anda : qual sistema predominante nos celulares brasileiros hoje à venda nas operadoras TIM, Claro, Vivo e Oi. Sistema Proprietário? Linux ? Nokia OS? Savaje? Symbian? Qual a plataforma de desenvolvimento predominante hoje no mercado? Flash Lite? JavaME ? C++ (Symbian?) ... Celulares de cameras? Quantos modelos? Bluetooth? Infravermelho ? Acho que essas informaçoes serao importante para sabermos o que os desenvolvedores estão direcionando seus esforços. Acho importante essa quantizaçao. é claro, que nao reflete o cenário atual, pois sabemos que essa avaliaçao será em relaçao aos aparelhos ainda à venda nas operadoras, desconsiderando aparelhos antigos que não vendem mais. Sabemos que hoje temos em massa aparelhos antigos como Sansumg Fashion, Nokia 1100, ou Siemens Sl55 entre outros. Mas bom olharmos para o que poderá estar vindo por ai nas operadoras. Pretendo recolher o maior numero possivel de aparelhos como modelos e marcas para fazer esse levantamento. Digo que é uma pesquisa academica, nada avaliando performance ou afins. Apenas saber como anda o mercado de desenvolvimento em questao de aparelhos. Entao ajudas, serao bem vindas.

Vamos às notícias...

  • FlashLite: Em Alta! Pois é, nada contra o JavaMe mas o FlashLite também vem vindo com todas as forças querer seu pedaço no mercado de aplicativos para celulares. Acho legal essa disputa, pois faz as outras tecnologias como JavaMe e Symbian C++ também se esforçarem em inovar. Não tenho conhecimento em FlashLite, mas sei que o poder do Flash é em Interface e Design. Sem dúvidas interfaces em Flash sempre impressionam! Mas tenho dúvidas em relaçao ao acesso de outras funcionalidades do celular pelo FlashLite.. tipow Bluetooth? Infravermelho? Arquivos do celular? Camera? Ainda nao pesquisei mas nao sei se também eles têm esse acesso. Ver mais a notícia em: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022007/12022007-21.shl


Noticia extra-curricular: Estou já pesquisando sobre meu tema de TCC (Tese de conclusao de Curso), há probabilidades altissimas de o MobiAfinator sair das pranchetas..
=D

Até Mais!



0 comentários:

top