Sociable

Top Social Networks

Achei um site bem legal falando sobre os melhores sites de redes sociais de 2006. Sao diversas categorias como : Redes Sociais de alta escala(tipo myspace), Widgets(slide.com), Bookmarking(digg..), Esportes e Saude , Compartilhamento de imagens, COmpartilhamento de video, StartPages(tipo netvibes), lugares e eventos, musica, shopping social, mobile.. sao muitas categorias e alguns sites muito interessantes. Vale a pena dá uma olhada no que ocorre lá fora. Pena que esses sites nao estao bem divulgados por aqui no Brasil.
Uma coisa interessante seria o compartilhamento de imagens em um blogger ou serviço de album. Como funcionaria?
voce tinha suas fotos no seu celular e vc poderia mandar para:
1 - seu album virtual
2 -emails de amigos ou parentes
3 -pro seu blogger

Acho que seria bem legal ter o serviço do blogger integrado com seu celular. Mas legal poderia mandar todas suas fotos para esse album virtual q amigos poderiam ver. ou só vc ver. =D
Quem sabe essa ideia nao se aterrisa bem aqui.

o site para ver os melhores de 2006:
http://mashable.com/2006/12/24/top-social-networks-2006/

Escolha sua musica

Navegando por alguns sites, vi uma coisa legal a respeito sobre musica e mobile integrados. A possibilidade de ter uma boate ou casa de show em que os frequentadores escolhessem a musica que seria tocada no local. Seria algo bem legal nao acha? Como funcionaria?
Temos uma casa de show fechada com som ambiente, bebidas e várias pessoas interagindo dançando e curtindo o som. Os usuários então pegariam seu aparelho celular e viriam uma lista de escolhas de músicas para aproxima faixa a ser tocada. é claro que poderia ter um tipo de preview com a musicas da lista para facilitar a identificaçao da musica e entao feita a escolha o usuário lançaria seu voto. Na tela da boate, geralmente um telão teria um gráfico contendo a contagem e porcentagem de votos para cada música. Assim se ele, um usuário queria escolher uma música pra que tocasse no local, ele deveria votar muito mais para que sua escolha fosse a selecionada. Seria uma interaçao de usuário com a boate. Um negócio bem legal, mas ai eh claro que o sistema da boate teria que dar conta da avalanche de votos que viriam ne e teria que ter um belissimo repertorio de musicas para saciar os viciados em músicas. Boate SOcial.. é isso ae, o usuário escolhe e a boate toca! =) No melhor estilo, é claro que teriam algumas maneiras de interaçao entre usuários do tipow, poderiamos identificar ne se eu voto na banda x e aquele pessoa votou tb na x eu puder de algum jeito saber que foi ela, quem sabe a gente nao teria muito mais em comum ???

Estamos falando do MobiFesta. Sua festa feita por vc a dedo!

depois continuo mais delirios...

Hot News

Hehe quem diria que a microsoft se renderia ao j2me. Mas ela é esperta nesse aspecto para poder colocar seus produtos em todos seus celulares ela teria que se render a java para poder ter essa liberdade e ampliaçao da sua marca nos principais celulares do mercado. Ela fez um aplicativo que acessa o Windows live Search a partir do celular.
veja mais em : http://jkontherun.blogs.com/jkontherun/2006/11/windows_live_se.html

Tambem encontrei um artigo legal sobre celulares que funcionam como mouses! com um aplicativo em j2me e uma conexao bluetooth eh possivel fazer seu aparelho celular um mouse sem fio!! Muito massa isso.. isso me lembra meu futuro bluemote que ainda espero encontrar o adaptador bluetooth correto pra isso =)
mais informaçoes em : http://www.pyrofersprojects.com/nokiamouse.php


Pretendo continuar meus esforços ao SCWCD e Design Patterns.Tenho estudado duro e pretendo terminar esses dois projetos nessas férias.
Proximas férias rumo ao FCE e ao SCMAD.

E depois pro fim : OOAD.

Eh isso ae como dizia o grande Super heroi O Homem-passaro: "Aooo céu e avante!!"
Estou me preparando no momento para o Sun Certified Web Component Developer (SCWCD). Pretendo após tirar essa certificaçao, obter o proximo canudo na área de SCMAD (Mobile Application developer ) e OOAD. Irei explicar agora o que significa OOAD:
Object Oriented Analysis and Design with UML". ... Significa Análise e Design orientado a objetos com UML. Um exame de certificação de prática de conceitos UML atualmente feita pela IBM com o teste de número 486. Essa prova mede seus conhecimentos na área de metodologia e prática de orientaçao a objetos com o uso de UML. Como todos sabem o UML (Unified Model Language) é uma linguagem padrozinada utilizada para modelar conceitos abstratos no paradigma de orientaçao a objetos. Esse é um exame muito importante, pois desenvolve sua prática em conceitos de orientaçao a objetos e permite ter uma prova do mesmo. =)
Para mais informaçoes :
veja o site:
http://www.objectsbydesign.com/tools/certification.html
Navegando pela internet, encontrei um vídeo muito legal e fascinante sobre serviços baseados em localizaçao para aparelhos móveis. O que eu achei interessante foi a interaçao do usuário em "just in time". Por exemplo se eu fosse pra uma rua em nova york e lá tivesse um otimo restaurante famosissimo , toda essa informaçao era passada para meu dispositivo móvel. Assim com uma mensagem recebida no meu aparelho era informada que naquela proximidade tinha um restaurante muito bom. Toda essa informaçao coletada é baseada em informaçoes de posiçao geográfica como GPS que obtemos através do celular. Muito interessante mesmo!. Vejo que essa onda poderia ser transferida aqui pro Brasil, embora que demore um pouco. Voce está num local e nao sabe o que tem de melhor por ali, com esse pequeno sistema ele te informa tudo que tem de melhor sobre aquele local. Seria fascinante. Penso isso integrado com o o mobalada, que poderia te informar as baladas daquela regiao que vc se encontra no momento. Outtra coisa que me atrai é o uso de imagens tipo fotos tiradas do seu celular e transferir para um album on-line seu que vc pode acessar via celular ou via web. Ou enviar imagens aos emails. Uma nova forma de interaçao multimidia e web direto do seu celular.
Algumas coisas legais seriam:
1 -- RSS Groups: vc envia 1 msg pra sua comunidade e ela é recebida por todos usuários.
2 --RSS NEws: Suas baladas direto pro seu celular 24 horas.
3 --Bloggile: Mande suas imagens direto pra seu amigo, email ou album on-line.
Acho que seria um mobalada 2.0!! =D

Pensamentos e estudos em continua açao...
http://socialight.com/ (programa citado acima)

video com o programa socialLight em açao (http://www.youtube.com/watch?v=9KeFXtRJLG8)

Localizaçao por WiFi

Acho que esqueci de comentar sobre essa nova maneira de localizar pessoas. Nós já vimos localizaçao por GPS, por Redes Celulares, etc. Faltava também a localizaçao Wi-Fi. Como funciona?
A triangulaçao dos pontos de acesso permitem localizar um ponto especifico no mapa. E isso é claro dá uma precisão fantástica, pois estamos falandos de mapas locais como edificios, casas, universidades, etc. A precisão que é limitadas pelos outros meios como gps e redes de celulares que dão uma precisão não tao acurada. Geralmente erros de 400 m em média que dão a precisão exata para localização em locais internos. COm o uso de vários pontos de acesso podemos permitir essa localização dentro de um edificio. é obvio que tem uma série de limitações como calcular a altura, por exemplo se o usuário tá no 2 andar do predio, como interpretar corretamente os sinais adequados para a localizaçao do usuário. Só quero dizer que:
com o sinal wi-fi, é livre, não é pago, e basta um dispositivo integrado com placas adaptadoras de recepçao wi-fi e voilá já está dentro dessa rede. E eu falo de milhões de pontos de acesso, pense isso numa cidade, você pode ser localizado em qualquer lugar com uma precisão fantástica. Isso vai ser melhor ainda com a chegada do Wi-Max que pretende expandir o alcance máximo por ponto de acesso de 100m a 2km(em média).
Eu acho que o GPS está com seus dias contados, quer dizer não tanto... afinal de contas o sistema de GPS conta com antenas que englobam o mundo todo, o wi-fi ainda é por alguns metros. Por enquanto...

Achei um site legal, sobre o trabalho da MIT( Massachussets Institute Technology) na área de localizaçao por Sinas Wi-FI. E eles desenvolveram um aplicativo i-Find capaz de localizar pessoas dentro da universidade que estão com aparelhos equipados com WI-fi. Ben legal mesmo!
Mais informaçoes nesse site:

http://ifind.mit.edu/index.html

Um Novo meio de popularizar.

Eu tenho notado a divulgaçao em massa de portais que divulgam programaçoes de eventos. Eventos esses como bares, cinemas , shows, restaurante, postos de gasolina(acreditem povos vao muito pro select), e etc.
Porém o que nao temos ainda é um meio de reunir tudo isso visualmente e de forma intuitiva para os usuarios e uma forma de interagir e comentar entre usuários sobre aquela balada. Por isso venho aqui em primeira mao inaugurar meu primeiro blogger prototipo o MobaladaWeb. =) Ele usará as bases do WayFaring e com o tempo evoluirá para um blogger mais dinamico ou um site com todos mecanismos de busca.
Espero que o povo goste. Aqui colocarei os comentários tecnicos e possiveis atualizaçoes desse meu novo blogger. APenas gostaria de avisar que é apenas um prototipo, entao ainda deverá muitas realizaçoes ate chegar o produto final.
Entao sejam bem vindos ao mobalada recife! Em primeira mao =)
http://mobalada.blogspot.com
A verdade é:

Web Social conquistando o mundo! Facebook,Flickr, MySpace, Orkut... Redes sociais conquistando mundo afora... é uma onda sem limites. O miniboom das redes sociais que marcaram realmente 2006. e Quem nao dirá que ano que vem vai vir uma pagina web q vai acessar esse conteudo via celular? Pode ser que no Brasil demore pegar essa moda, mas logo logo essa maré vai chegar aqui... =D
Sejam bem vindos ao mundo social internetico!

Web social e "miniboom" marcam Internet em 2006
Leiam mais:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1298149-EI4802,00.html

jni

Novo tutorial disponível no Portal Java:

Usando o JNI para acesso a lista de processos do Windows [link]
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=176

o Mais legal é esse artigo ensina fazr uma biblioteca dll para acesso dos processos do windows e verificar se está em execuçao o processo. Pense isso na forma do bluemote. como controlar uma apresentaçao do powerpoint sem saber se o aplicativo está aberto no windows?
o JNI veio para solucionar!

Mobalada tambem na Web

Ah claro mobalada nao é so para celular nao.
COm o advento da web 2.0 , o mobalada estará também pela web. e como ?
Mapas!
Extamente mapas! Google Maps!
com a api do google maps poderemos montar aplicativos legais inclusive com os focos do mobalada. Como é a idéia?
Simples!
Um mini portal nada tao complicado, com 1 só mapa , provavelmente o do Recife. O usuário se cadastra, loga e começa a preencher o mapa com os pontos que podem ser
* Restaurantes legais
* Bares
* Casas de Shows
* Boates
* Cinemas
* Shoppings
Todas essas informaçoes vao sendo cadastradas no mobalada Web. E gerenciadas no mapa. Assim qualquer usuario quer saber sobre um restaurante de sushi? vai no campo de busca e digita sushi! ele localiza restaurantes associados a sushi. Que tal achar cinemas ? digita cinema e puft! acha os cinemas mais legais da cidade.
E nao é só isso, espaço para comentários, votos nos eventos, eventos mais acessados tudo isso com o mobalada web!
e é free! =DD

Logo logo, mostrarei mais progressos sobre essa idéia incipiente mas promissora!
2. The problem
What is the current or emerging problem that you will solve.

Hoje em dia as informações sobre eventos da nossa cidade são limitadas aos tradicionais meios de comunicação. Por meio da televisão vemos as propagandas daquele show ou o trailer daquele filme que está em cartaz no cinema, pelo meio da rádio nós descobrimos aquele show de forró da nossa banda favorita ou aquela boate que vai ter uma banda que está vindo de fora e pelo meio da internet voce consegue nao só acessar essas informações como também saber sobre programaçoes de cinemas, bares, restaurantes tudo ao seu alcance. Alcance claro é uma palavra ainda que nesse contexto é muito limitado para ser interpretado atualmente. Notamos que mesmo com todo esse portfólio de comunicaçao, ainda é ausente a existência de um meio que esteja acessível ao usuário a qualquer momento, ou seja, em qualquer instante voce pode acessar informaçoes de forma rápida e intuitiva. É também necessário um meio de que voce acesse elas independente de localizaçao. Seja na rua, em casa ou na praia. Apenas com poucos cliques o usuário tem na mão todo conteúdo sobre programação das baladas da sua cidade. Onde haveria um meio de reunir todas essas características : Rapidez, mobilidade, independente ?
Pois é, o celular reúne todas essas características. Atualmente o boom dos celulares se espalha pela sociedade e não é difícil encontrar hoje alguem que não tenha celular. Então porque não veicular essas informações no seu aparelho móvel? Um aparelho simples e que sempre está disponível ao usuário em qualquer momento.
O Mobalada vai fornecer essa ponte: a informaçao chegando ao usuário.
Com um guia de programaçao bastante customizado e rápido o usuário poderá obter todas informações sobre shows, cinemas, bares e boates. Não precisará correr atrás da internet para poder saber qual a programaçao daquele cinema ou correr atrás do jornal impresso diário para saber qual a programaçao da boate nessa noite. Mobalada trará todas essas informações e o melhor de forma e do jeito que o usuário quer.
A interaçao e a simplicidade é o ponto-chave para que um aplicativo em um aparelho tao pequeno faça sucesso. Não daremos funçoes complicadas ou que precisem de muitos arrodeios. A informaçao estará lá pronta e preparada para todos usuários de quaisquer faixas etárias.
Estamos esquecendo é claro que não é só os usuários que ganham nao. Afinal de contas, informaçao é poder e esse poder tem que gerar dinheiro. Tem tres variaveis para se compor nesse sistema:

O usuario (o consumidor do aplicativo)

Operadora móvel (Redes para o trafégo dos dados) Empresas (bares,boates..)

A operadora móvel vai lucrar pois os dados trafegados serão pelas redes das operadoras móveis seja TIM, CLARO ou OI ou outras. As empresas como casas de shows, boates, bares e restaurantes poderão divulgar pelo nosso aplicativo seus empreendimentos. Afinal de contas nesse ramo, divulgaçao é público, correto?
Então daremos ferramentas para que as empresas divulguem suas programaçoes através de web-sites e também daremos formas de elas saberem como anda a divulgaça e fama dos seus estabelecimentos.
Como se faz isso??
Simples, Os usuários poderão votar naqueles shows ou naquele restaurante especifico e a média total desses votos serao computadas pelo nosso sistema de forma que a empresa saiba como um medido o quao anda bem divulgado aquele evento. Então a interaçao do usuário de poder nao só saber como também influenciar pessoas sobre um determinado evento.
Ah obvio, tem a lista dos 10 mais votados, pra vc saber o que anda tao cobiçada pelos usuarios no fim de semana. Terá a lista de favoritos para o usuário recbeer automaticamente sem precisar de buscas as programaçoes daquela sua balada favorita.
Muito mais!

E nao termina por ai, novos planos aparecerão e novas idéias surgem...
E precisamos notar que o market share vai também englobar avidos usuários de celulares agora.

Abram os olhos,
Mobalada 1.0 vem ai =D

Mobalada

pois.... De volta aos planos de trabalho, o mobalada não para.
=P
Alguns pontos fortes desse meu futuro aplicativo são:

1 - Busca sobre eventos do seu interesse.
Você quer achar a programaçao do cinema do seu shopping favorito ? Ou voce quer aquele bar que faz um sushi maravilhoso que está nos TOP 5 do Mobalada?
A busca tem que ser contextualizada, ou seja a busca terá que seguir critérios como : Local, Tipo do evento (bar, restaurante, cinema, show,boate...) , data, favoritos, nome...


2 - Comentários dos usuarios.
Vc quer ir para aquele bar e nao sabe se é bom ? porque nao ver os comentários? Além de saber o que tem de bom naquele ambiente, poderá descobrir opinioes de outras pessoas que já frequentaram. Ainda a capacidade de poder ele como favoritos ou votar nele de 1 a 5 estrelas. =)

3 - Meus favoritos
Voce pode adicionar os seus locais favoritos de forma que de rapido acesso voce possa obter informaçoes constantes da sua balada favorita.


4 - Adicionar Amigos
Encontre aquelas pessoas que tem mesmo interesse que voce ou que frequenta a mesma balada e troque informaçoes. além de permitir adicionar novos amigos voce tambem poderá saber por onde anda aquele seu amigo nas noites de fim de semana

5 - Troca de msgs
A troca de msgs contextualizadas via o Mobalada. Leia, responda de forma rapida e intuitiva!

6 - TO aqui!
voce quer avisar a seus amigos de maneira agil sem precisar ficar ligando para cada amigo em que balada voce está? com o Tô aqui é assim, acha a balada que voce tá e aperta no Tô aqui! ... rapidamente todos amigos assim q entrarem no mobalada ao procurarem onde estao seus amigos ele saberá qual local te encontrar!


7 - Bloqueio de usuarios
é claro que vc tb pode bloqueiar aqueles xatos =D


E isso e muito mais


Com o mobalada é assim, A sua balada não tem mais fim! 24 horas ligado no melhor do etretenimento da sua cidade.

=D

Mundo dos mapas : Minha Rota Semanal ... haha

Ele foi adiado infelizmente.
Após receber felizmente meu adaptador bluetooth, descobri que o mesmo não é compativel com os drivers nativos do Windows XP. Marca safada é o que dá.
e ai so esperar juntar 130 reais para comprar um decente.
Até lá, vamos aguardar ansiosamente!
digo que ele sairá, há se vai!
=D

A community mapping website, in our definition, is a service that gets its members to map and define places. Through crowd-sourcing, these sites are building a database/directory of local and nearby locations that their users can discover and visit. Why is this important? We all know that search advertising is the fastest growing industry in the Internet. Within that market, local search is the up-and-comer. In the next few years, it will be the largest segment within search!
It’s refreshing to see how others have approached community mapping. Some have focused on map creation while others do it through mobile apps. More than that, some players have mapped the community of users to map the physical community (i.e. neighborhoods). Here’s how nine websites (all free) are doing it, what makes them awesome and how you can use their services in your Internet life.




1) Wikimapia – Describing the Whole World
This is our personal favorite. Wikimapia is a wiki merged with a map. The site is one gigantic Google map and there are no secondary web pages that move you away from it. True to the spirit of a wiki, anyone can add places and/or edit entries, without a login.
The site’s use of satellite images is amazing. See examples here, here and here. More than that, adding places is easy: as you look over neighborhoods you know, you can easily spot and contribute new places with one click. The use of boxes (versus pins) helps in identifying the exact location.
When should you use it: For traveling. Find the tourist spots you want to visit before building your schedule. Seeing all the places in one map will allow you to discover what to do in each place and how far they are from each other.


2) Wayfaring – Following Everybody
Wayfaring is all about maps. Members can create maps of favorite restaurants, childhood places and even a jogging route. Their maps are sharable – visitors can see maps of others and can contribute to it.
Wayfaring has very rich map features: map owners can add Waypoints, Notes and Routes. No other service can do this. Check out the Best of Wayfaring – very interesting content have made itself to Wayfaring and are browse-able through this section of the site. We found this map of the TV show 24 here.
When should you use it: If you’re creating a personal map (duh) for yourself or for your group.


3) Platial – The People’s Atlas
Platial has a good balance of features to find interesting places to visit, create maps and interact with Platial members. Use the MapKit to put your Platial maps on your personal blog or website, alongside your blog roll, Del.icio.us roll and Flickr roll.
When should you use it: Make maps with others. Create a directory of restaurants through a map and allow Platial members to contribute. Put it on your personal site so your visitors can join. Soon, you’ll have a list of new places to dine-in.


4) Frappr – Social Mapping
Frappr is MySpace on maps. The site is really a social network more than a social bookmarking/review service. Create a map around an interest and meet other people with the same interest. While the site if fugly, the numbers speak for themselves.
What makes it awesome? Get yourself and your friends on a map and find other interesting people (not places) nearby. Ala Craigslist, the non-use of fancy colors or designs makes Frappr super-fast. Simple, straight-forward features make it easy-to-use too.
When should you use it: If MySpace is your portal and social networks are your life. Frappr is a good way to meet new people who share the same interests as you. Using MySpace to hook-up? You can do the same on Frappr.


5) Placeopedia – Mapping Wikipedia
Wikipedia has tons of information on places; Placeopedia aims to associate those articles to a map. While it collides with Wikimapia, Placeopedia still makes this list – if you’re after information on a place, you can’t compete with the objective and well-balanced write-ups on Wikipedia. Try the ‘Random Place’ feature and learn something new today.
When should you use it: Placeopedia is a social effort. Expand the warm, fuzzy feeling that you get from contributing to Wikipedia, by marking an article on the map.


6) Tagzania – Tagging the Planet
Tagzania allows you to bookmark and tag places then add them to a map for sharing. While this service is very similar to the other community mapping sites, the site is built by tech-heads. The site has innovative features that you won’t notice but makes a strong impact in usefulness.
Tagzania relates information generously. Each place, for example, shows nearby places, tags and users, allowing you to discover more information and content hidden within Tagzania. Other interesting features include search-optimized URLs, bookmarklets, and pasting Tagzania on your site.
When should you use it: Tagzania is a case study/best practice on displaying content and information. Study this service before building your website.


7) Plazes – Knows Where
Download and install the Plazer software on your computer and put yourself on a map. When connected to the Web (either at home or in an Internet café), Plazes can identify your location and make recommendations of interesting places around you. More than that, the software allows you to share and find people nearby.
Plazes recently launched mobile features that helped it move away from the laptop. Send a text message to Plazes and it will send you a list of places and friends close-by.
When should you use it: Find places and people nearby with your computer and/or mobile phone. Add to your blog so people can stalk you.


8) Yelp – Community Reviews
Yelp is a review site built on a social network. Members can rate and write reviews on anything – restaurants, shops, doctors, plumbers, etc. Unlike the some of other services on this list, the review need not be mapped to a physical location.
Yelp content, especially in the San Francisco Bay Area and New York, is very rich and useful. Searching for ‘massage’ in ‘San Jose, CA gives excellent results, all of which are written by the Yelp community. Yelp succeeds with user-generated recommendations because of social networking features such as friends list, the ability to email others and featuring top users. More than that, Yelp has fun parties with lots of hot people.
When should you use it: Throw away the Yellow pages and use Yelp instead. Shopping for jewelry or hiring a lawyer? Do your research on Yelp first, and get the feedback of others before deciding.


9) Dodgeball – Connecting with Friends.
Join Dodgeball, add friends to your account and let them know where you are, anytime and anywhere. Dodgeball lets you do this through your mobile phone – send an SMS of where you are at to Dodgeball and the Google-backed service will forward the message to all your friends.
The fun is in telling your friends your whereabouts and getting them to come to you. More than that, Dodgeball can connect you with friends-of-friends. Browse for people you want to meet and save them to your account. If they’re nearby, the service will let you know!
When should you use it: When you’re out in the town or looking for something to do. Find, hang-out and socialize with friends who are in the area.


FONTE: http://www.rrove.com/blog/2006/12/04/9-awesome-community-mapping-websites/
Curioso eu de saber que amanha recebendo meu adaptador bluetooth, poderei dar inicio ao desenvolvimento da minha nova aplicaçao batizada de Bluemote.

Para inicio de desenvolvimento, decidi modularizar esse projeto:

1 - COmunicaçao PC/ Celular
Módulo responsavel pela comunicaçao PC e celular via Bluetooth

2 - Servidor PC
Módulo de interface que gerencia a comunicaçao PC e Celular

3 - API de comunicaçao Windows
Preciso achar APIS que se comuniquem com:
1 - Power Point 2003 Office
2 - Windows Media Player
3 - BsPlayer
4 - COmportamento padrao: clique de mouse no windows indepdente de programa

4 - Cliente Celular
Modulo do Cliente que inicializará os serviços ligados ao PC.

Feito toda essa modulaçao do problema.. Fazer o projeto de forma que seja expansivel e flexivel e omelhor open source!!
=D

Eh a vida Sem Fio ...
Enjoy it!
Enquanto visito bloggers alheios e sites.... encontrei mais um modelo interessante sobre briefings. Voce sabe o que é um ?


Briefing, você tem que fazer. Siga este roteiro.

13 de novembro de 2006, 1:15
As pessoas entopem seus canais criativos com conceitos negativos e acreditam que não sabem criar. Use este modelo para montar o seu briefing e verá a criatividade fluir.
Por Renato Fridschtein

Confie nessa vozinha insistente que diz: ”Talvez isso funcione; eu vou tentar” — DianeMariechild
Muita gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia.
Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.
O que ocorre com algumas pessoas é que elas entopem seus canais criativos com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!
Pensando nessas pessoas, elaborei este artigo que apresenta e comenta um modelo de briefing criativo. É uma abordagem mais racional da criatividade que pode te ajudar a refazer os seus conceitos sobre criatividade.
Briefing tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é usado em campanhas de marketing. Então use este modelo para criar o seu documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora terá os sucos de criatividade fluindo em seus canais.

Modelo de briefing de criativo

Vide site:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/11/13/criatividade-para-fazer-um-briefing-claro-que-voce-tem/

Pergunte a si mesmo

Antes de pormos idéias em prática , primeiro temos que fazer um plano de negócios e uma das etapas do plano de negocios, é verificar se é viável fazer determinado aplicativo:

para meu caso, tenho algumas perguntas:


1 - O usuário final hoje sabe usar recursos adicionais do seu celular fora (acesso a internet, Fotos,etc)?

2 - O usuário estaria preparado para gastar além de custos das ligaçoes?

3 - O quanto o celular é importante para a vida do usuário ?

4 - O usuário acessa a internet pelo celular?

5 - Portais Wap ou Aplicativo stand alones ?

6 - Sendo um recurso novo bem legal, em que o acesso ao mesmo fosse taxado com custos por trafego de dados, o usuário aproveitaria?

7 - O usuário está preparado para acesso de mídia movel?

8 - Os aparelhos celulares hoje dispoem de tal tecnologia para rodar esses novos recursos?

9 - E quais sao os aparelhos em massa hoje no contidiano?


Perguntas essas que devem ser respondidas antes de planejar um plano de negocio.

Pensar bem sobre isso...
Web 2.0 é fantastica...
mais ainda
com programas como esse.
PErmite que vc controle seus afazeres do dia de forma que no final do mes, semana ou dia vc tenha um grafico do q vc fez ou nao... bem legal mesmo.

Aplicativo ajuda a cumprir as promessas de Ano Novo

02 de dezembro de 2006, 21:19
Joes Goals é uma ferramenta gratuita útil e divertida. Ajuda a manter o controle sobre seus objetivos e pode ser usada no decorrer do ano para saber se você está cumprindo suas promessas de ano novo.
Por Gilberto Alves Jr.



“Este ano eu vou me exercitar regularmente. Este ano eu emagrecer cinco quilos. Este ano eu vou…”.
Todo começo de ano são as mesmas promessas, que mais ou menos depois do carnaval são esquecidas. Por isso, aproveitando o espírito de fim de ano que a entrada de dezembro nos traz, eu quero apresentar um dos serviços web 2.0 que eu mais uso no meu dia-a-dia, oJoes Goals.

Este é um aplicativo que ajuda você a controlar seus objetivos. Como a maioria dos pequenos aplicativos web 2.0, quem fundou faz o design, a programação, o desenvolvimento, o marketing e a monetização. É um único cara, Ian Smith.
Joes Goals usa bem o Ajax
O programa é muito bom, funciona muito bem, é muito fácil de usar é um exemplo de bom uso do Ajax. Mas é meio feio, o design poderia ser melhor.
A idéia é muito simples: ele mostra uma tabela com os dias da semana e você também cria os itens que deve ou não deve fazer. Quando você faz (ou deixa de fazer) este itens, é só dar um clique na célula correspondente àquela tarefa. Com o tempo você poderá visualizar, num gráfico muito bem feito, como tem sido o seu desempenho.
Eu uso este aplicativo há meses e posso dizer que tem me ajudado muito a me manter disciplinado.
Uma dica: não coloque muitos objetivos. Comece aos poucos e vá acrescentando mais tarefas conforme você conseguir dar conta das que já tem. Outra dica: dê um prêmio a si mesmo por manter a disciplina. [Webinsider ]

FONTE: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/12/02/aplicativo-simples-ajuda-a-cumprir-as-promessas-de-ano-novo/
Apenas ratificando meus comentários anteriores nos posts anteriores.
SIMPLICIDADE!!

Vejam o artigo:

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/11/29/inove-em-mobilidade-mas-seja-simples-para-dar-certo/


=D

PS: Comprei meu adaptador bluetooth... deve estar xegando amanha ou terça! q blz =D

Mundos dos SMS : yahoo groups no celular?

Parece que a onda de grupos e comunidades tambem atingiu os celulares ... o Yahoo aproveitou para lançar o serviço MIXD (http://mixd.yahoo.com/about) e lançar um jeito de vc criar grupos e trocar msgs entre usuarios via SMS.
Acho bem legal, e sem duvidas eh um potencial forte a se investir aqui no Brasil , onde mensagens de texto sao espalhadas e enviadas diariamente por usuarios avidos aqui .
Um Serviço em que usuarios pudessem achar seus amigos via SMS.... seria algo bem interessante...
=D
Vejo que com a entrada do Google no Brasil, novas ondas estao por ocorrer. Tenho certeza, que a google sabe que a rede Social de maior sucesso no Brasil : o orkut fará parte também nao so dos navegadores e broswers da internet como também nas telinhas dos aparelhos celulares. O que isso desencadeará?
Vejamos, Uma explosão de alguma funcionalidade nova no seu orkut que so pode ser acessada via celular ou quem sabe poder ler seus scraps em qualquer tempo e espaço ? Quem nao vai querer?? Mas ainda há uma pequena barreira de se ultrupassar. Operadoras!! Custos de navegaçao pelo celular sao altissimos e nao sao difundidos.
Mas se a google for esperta e com a jogada de marketing ideal consegue fazer uma revoluçao nese mundo digital o tal Mobile Web 2.0
E quem vai aproveitar?
Pelo jeito se vc ja ficava aguniado de saber se se eu amigo mandou scrap e saber que so ia ler quando chegasse casa, agora "scraps nao lidos" nunca mais serao os mesmos... ou serao extintos? heheh
O MySpace(rede semelhante ao orkut nos EUA) está fazendo maior sucesso...
Vejam a noticia:


MYSPACE FOR MOBILE
No, they're not going to call it MySpace Lite
With MySpace announcing the launch of its mobile service this week, newly-appointed head of the division, Jean-Paul Sanchez, says that the service will be aimed at meeting the demands of its 130 million MySpace users to give mobile access to MySpace services. Further details were hard to come by, although he did say that as country specific sites were added, so would the mobile versions be launched.
With sites in UK, Germany and France already, it looks like Italy and Spain will be next in line to get their own MySpace sites.
“My priority is to take MySpace mobile, and the key driver in that will be to give the customer base access to the MySpace experience any time, any place, any where.”
MySpace talks about “core” MySpace services being made available to mobile users, although Sanchez said that didn't mean that the mobile service would be a MySpace “light”.
“ We're not calling it MySpace light, we're definitely not calling that. We're not trying to do everything at once. We have a practical approach to development.”
In terms of getting MySpace services onto phones, how does Sanchez see it working? “We're looking at a number of different solutions, whether client or WAP based, depending on different distribution points and partners. Our ambition is to get MySpace Mobile into as many handsets as possible, through as many distribution points as possible”
Would that include working with operators, perhaps embedding the offering within an operators own portal? “You mean like on Vodafone live!? Yes. As I said we're looking a a variety of distribution methods”
So what revenue opportunities does taking MySpace mobile offer? “I'm not going to discuss any of the commercial specifics?”
OK, but presumably going mobile means you can open up new revenue opportunities for advertisers and partners?
“In terms of the business model that underpin the mobile experience, it's really a case of horses for courses, depending on the market dynamics, you could be looking at subscriptions, advertising, to pay as you go to free.”
“Obviously the company is built on the advertising model. We're very well positioned to take advantage of that.”
And what will be the biggest challenge in implementing the strategy – the technology, route to market?
“There's no one thing. It's important to get the whole package right, technology, the proposition, the product and the distribution and marketing.”
So, to recap, the service will be about giving core functionality to mobile users, but won't be MySpace lite. It will use a variety of methods to get to market, technically and in terms of distribution, and it will be supported on a “horses for courses” business model.
So now you know.

FONTE: http://www.mobileeurope.co.uk/news/news_story.ehtml?o=2633
Vasculhando site, encontrei o www.apontador.com.br que está totalmente reformulado e o mais legal 100% brasuka! =D
Achei legal o site porque a interface está mais limpa e muito mais fácil de se navegar. Para quem nao sabe, o site apontador permite voce localizar pontos e rotas nos mapas pela web. E o melhor?
Mapa de recife 100%!!
Mas tem outros recursos interessantes. Alem de vc achar ruas, vc pode adicionar pontos de interesse no mapa de forma que possam ser compartilhada com outras. ENtao vc localizou uma academia ? so colocar no Apontador.com.br =)
é legal, fácil e intuitivo. Pense como podemos rapidamente disseminar locais, pontos de apoio eventos tudo nesse sistema. tem algo sobre comunidades que vc pode compartilhar com outras pessoas pontos do interesse negocio bem legal mesmo. Integrar isso com o fato de ter eventos espalhados pela cidade seria bem legal.
Pra nao deixar de fora, fui navegar e o legal vc pode obter os links do local de onde vc mora:

hehehehe

http://www.apontador.com.br/?lbsid=@W4W6Z2AZ

Vejam ai com seus olhos minha residencia em recife!


Novo site Apontador integra mapas do Google
Sexta-feira, 01 de dezembro de 2006 - 11h26
SÃO PAULO - O site de localização Apontador está de cara nova, totalmente feito em Ajax.
O site agora integra a APIs (Interfaces do Programa de Aplicação) do Google Maps, que permite uma imagem aérea das localizações.
Assim que entra no site, o usuário não precisa mais fazer um monte de cliques para visualizar um mapa. O Mapa está atrás da página. E basta recolher as janelas (todas podem ser minimizadas) e um mapa já aparece na tela. "O mapa tem sempre o tamanho do display que é usado pelo internauta. Quanto maior o monitor, maior será o mapa visualizado", diz Rafael Siqueira, CTO da Webrasca, empresa responsável pelo Apontador.
Na hora de visualizar os trechos, o usuário pode escolher entre as opções aérea e a mapa. A aérea inclui as imagens do Google Maps, com as ruas em destaque. Já o Mapa, mostra a interface clássica do apontador.
Usando o conceito de web 2.0, o novo apontador aposta no conceito de comunidade. Agora, o usuário pode criar uma rota e gravá-la no site. Se há um buraco na rua ou um ponto de referência, ele pode ser incluído no mapa e indicado a todos que visualizarem.
Feito isso, as informações são armazenadas e geram automaticamente uma LBSid (Location Based Services Identity). Com base nessa identificação, o ponto pode ser divulgada em outros endereços, por meio de uma URL única, que direciona a navegação diretamente para a página com o trecho indicado.
Se quiser deixar a informação somente no site, é só fazer uma busca pela informação na caixa Comunidade Apontador. Um dos resultados da busca mostra o título da rota criada.
No topo do site também são mostradas informações de tempo e clima. Essas informações podem variar de acordo com a busca que é feita pelo usuário.
Se o usuário faz uma busca por uma rua de Recife. As informações ficam armazenadas por meio de cookies. No próximo acesso haverá na página o horário, tempo e temperatura de Recife. Se o mapa procurado é do Rio de Janeiro, aparecerão informações do Rio de Janeiro.

FONTE: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122006/01122006-5.shl

Gerencia de Projetos

Ontem fui para uma palestra promovida pelo PMI Recife, responsável pelas certificaçoes PMP (Project Managementet Proficience), ou seja certificaçoes de gerenciamento de projetos. 2 palestras muito interessantes: a primeira foi sobre um caso de estudo de gerenciamento do projeto My Big Brother, um aplicativo para celulares implementado pela Meantime, empresa pernambucana de desenvolvimento de jogos p/ mobile. Fiquei bastante interessado nessa área especialmente integraçao de gerenciamento de projetos mobile. Tlvz eu me meta nessa área. Achei diversos pontos interessantes. Mas 2 pontos me iluminaram de forma suscinta... Primeiramente em respeito do tema: "dividir para conquistar", nao adianta vc querer fazer tudo sozinho. No mundo de hoje, para que vc possa conseguir sucesso em um projeto , vc tem q compartilhar, dividir tarefas , modularizar problemas. A simplicidade em forma de soluçao. Sem dúvidas, ratificou minha idéia de trabalho em equipe.
Outro ponto importante é que o líder de um projeto tem que servir, isto mesmo, servir aos seus clientes, aos seus colaboradores ou time de desenvolvimento. O líder ele tem que saber o que cada um dos seus subordinados precisa, o que eles precisarão e o que necessitam. Se vc quer um projeto de sucesso, ofereça condiçoes necessárias para que eles tambem compartilhem desse ideal que vc planeja. Faça-os abraçar a idéia do time. Um time motivado é um time que produz. Logo, Saiba servi-los para que eles possam o servir da mesma maneira.
Um bom livro sobre essa liçao de Servidor e Líder. Recomendo muito como otima leitura. Meu padrasto Me recomendou e eu achei sensacional o livro é:

O Monge e o Executivo.
http://www.esextante.com.br/publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/principal/view_0002.htm?editionsectionid=2&infoid=1085&user=reader


Por fim a segunda palestra , falou simplicidade em projetos, e engraçado que ele falou sobre metodologia agéis, o uso de metodologias de processo de desenvolvimento simples, ágil direcionado à soluçao final. Ele citou o XP (Extremming Programming) e eu comprei esse livro esse fim de semana. hehehe bom que ja tive uma introduçao geral a respeito dessa metodologia.

Estou pretendendo fazer um curso na qualiti de Engenharia de processos. Sem dúvidas uma área que irei investir.
=D
Algumas novidades:

1 - Irei começar meus estudos para o Sun Certified Web Component Developer 1.4 a partir de segunda - feira.

2 - Irei começar meus estudos de Padroes de Projeto

3 - Irei começar meus projetos Bluemote e Mobalada.

Isso ae,
Sem delongas
top