Sociable

Identificando o Publico Alvo no Brasil

Quem compra mais celular no Brasil?
Quarta-feira, 29 de novembro de 2006 - 19h10
SÃO PAULO - Entre os brasileiros que possuem celular, a maioria têm renda mensal de até 480 reais (48%), nível médio de escolaridade (49%) e faixa etária entre 14 e 30 anos (50%).
Os dados são da pesquisa "Perfil do Consumidor Brasileiro de Telefonia Celular", divulgada hoje pela operadora Vivo. De acordo com o estudo, em 2006 o mercado brasileiro deve alcançar a marca de 101 milhões de celulares vendidos. Faltando um mês para o fim do ano, esse número é de 96,6 milhões.
Do total, 23 milhões estão em São Paulo, estado que concentra o maior número de aparelhos. Já os estados do norte são os locais com menor penetração. Juntos, totalizam 5,49 milhões de celulares.
Embora a maior concentração de usuários esteja na faixa dos 14 a 30 anos (50%), os usuários com mais de 51 anos estão crescendo. De acordo com os dados, essa foi a faixa que mais aumentou (53%) entre junho de 2005 e junho de 2006.
Hoje, dos 96 milhões de celulares no Brasil, 81% são pré-pagos. Desse montante, 67% pertencem a usuários das classes C, D e E, e representam 58% dos gastos com celular. Já os pós-pagos, em maior quantidade nas classes A e B, respondem por 42%.
O estudo apontou também que embora o mercado registre crescimento o volume de celulares em relação à população ainda é pequeno se comparado a outros paises. No Brasil, em outubro deste ano, o volume foi de 51,6%. Nos países desenvolvidos esse percentual é de 89%.
Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a telefonia móvel representa 7,9% da receita da economia brasileira, contra 7,9% do PIB da média mundial.
A pesquisa foi baseada em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


FONTE: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/29112006-15.shl

Serviço Digital de Radio + Download

Ao ler uma noticia aqui na Infoexame, notei um fato intrigante... a mudança das rádios das ondas analogicas para frequencias digitais abrirao novas portas... especialmente para celulares móveis.
Penso assim que, com a chegada digital das rádios, celulares poderao captar esses sinais e transmitirem para seus ouvintes o melhor da rádio. Melhor ainda? Programaçoes customizadas, escolha de albums ou quem sabe coletaneas especificas... radio de rock? opera? gospel ? generos.. e quem sabe ate compra das faixas que estao tocando...
Seria assim : DigiRadio. (Sua Radio ate quando desligado!)
Serviço de downloads de faixas, onde vc sintoniza a radio, ela mostra a musica tocandoa tualmente, informaçoes sobre a faixa, como album , artista ou ate letras sao exibidas na tela. Bem abaixo o usuario tem a opçao de fazer o download por um preço variavel ou fixo. O valor cobrado eh descontado ou dos creditos (plano pre pago ) ou da conta telfonica (conta pos pago) e vc baixa a musica direto pro seu celular.
Novas musicas, novas maneiras de ouvir sua musica favoritas, ou seja um novo mundo para os portais de Mp3 player....
=D

Tb me lembro do musikurt... q seria a maneira de trocar generos e musicas com as pessoas ao seu redor...
=D

q blz!!

The Statement... Versao 2.0

1. The statement
What is your great idea?

  • Disponibilizar pelos celulares um guia de informações de etretenimento como shows, eventos, cinemas e bares ao alcance dos usuários em qualquer momento. Além de permitir que novos usuários possam conhecer outras pessoas compartilhando interesses em comum, informando e avaliando os principais eventos e baladas da sua cidade. Uma nova forma de unir a balada ideal , amigos e achar novas pessoas , tudo isso no seu aparelho móvel. Mobalada: a balada agora em suas mãos!

Para os interessados:

Projeto Bluemote:
Descobri em um dos portais um pdf tutorial explicando como colocar seus programas em Java usando System Tray (aquele iconezinhu q fica do lado do relogio do seu windows no lado direito inferior da tela... estilo msn, skype, etc)
Segue o link do tutorial:
https://www.dev.java.net/files/documents/353/44488/Criando_um_tray_icon_para_sua_aplicacao_Java.pdf
Essa funcionalidade será interessante para o projeto bluemote em questao de rodar o aplicativo servidor no pc em background sem prejudicar a visao dos aplicativos que aparecem no monitor ou na tela. Apresentaçoes de slides, etc...


MobileWeb 2.0 :
Aqui fala sobre alguns livros sobre assuntos de mobile web 2.0 , por sinal um livro falando sobre a moda do mobile ligado a web 2.0
ver site :
http://mobileweb20.futuretext.com/


BLogger sobre mobilewWeb 2.0:
http://www.torgo.com/blog/

REdes Sociais Web + Celular

Noticias quentes vindas de bloggers estrangeiros que focam na area mobile, indicam que a nova onda que virá em 2007 será a integraçao de redes sociais via web como MySpace, orkut e Facebook com o celular, ou seja... acessar o orkut via celular , enviar imagens , mandar scraps sem duvidas nenhumas direto do celular... eh o sonho de qualquer usuario do orkut aqui no Brasil. Mas para que isso avalanque vai ter q ter uma reeducaçao de toda a comunidade de usuários. QUantas pessoas hoje que vc conhece que ja acessou o WAP? 1, 2 ?? pois é... ainda no Brasil devido à baixa informação sobre esses recursos e o preço avalancado ainda não é possivel ter recursos bem explorados com acesso a web via celular. E principalmente que mais 50% de usuarios que acessam esse tipo de conteúdo (orkut, sites de etretenimento ) estão na faixa de 13 a 22 anos, logo também a quantidade desses usuários em sua maior parte é de celulares pré-pagos. COmo fazer um jovem de 15 anos acessar sua conta de orkut via mobile, sabendo que um acesso diário já vai consumir na faixa de 3 a 6 reais dos seus créditos?
Realmente, precisamos ainda convencer de que as operadoras podem fazer lucro desse tipo de conteúdo : MobileWeb... '
Só nao sei porque ainda nao viram isso ... Será que sempre o Brasil tem que esperar os paises de fora iniciarem o movimento ?

QUem nao quer ver.. tá ai ...
Orkut tem mais 50% só de brasileiros..
e dirão aidna que brasileiros nao tem interesse pra Redes Sociais (orkut) ?

Imagine acessar esse conteudo a partir do seu celular...

=D

Sonho para os viciados de plantão do orkut que adoram vigiar seus scraps... =D
ou realidade em breve..


FOnte sobre redes sociais (Artigo): www.bussinessweek.com/technology/content/nov2006/tc20061122_944753.htm

O ponto principal

Qual é a sua grande idéia ?
  • Transformar o seu aparelho móvel (Celular) em um guia de informações sobre eventos e baladas que ocorrem na sua cidade alimentadas por diversos usuários do sistema como se fosse um RSS mobile. Além de permitir também que novos usuários possam conhecer outros através de interesses (eventos e baladas ) e afins. Um novo jeito de unir a sua balada ideal, seus amigos e novas amizades tudo rapidamente em seu celular móvel. O Mobalada!

  • Transform your cell phone into a information's guide about events and dates that happens at your city feeded by many system's users like it was a RSS Mobile feed way. Besides it allows that new users can meet others using sharing their interests (events and dates) and other stuff. A new Way to join your ideal date, your friends and new people everything quickly at your mobile phone, The Mobalada!

....continua...

...CONTINUES...

Esses ultimos dias a quantidade de informaçoes que encontrei sobre integraçao Web Mobile nao é brincadeira. Aquele site d.e.l.i.c.i.o.u.s (http://del.icio.us) eh muito interessante.. vc encontra links compartilhados de todos os temas variados. Procurando sobre Mobile, achei monte de coisa legal... mas vamos em partes:

1- Acabei de encontrar meu possivel aparelho bluetoooth, to so esperando receber a verba pra poder começar a trabalhar nele. (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49834798-adaptador-bluetooth-24ghz-usb-motorola-nokia-palm-ericsson-_JM) Projeto Bluemote 2007, prepare-se...


2 - Chegando agora fim de ano, começando as férias projetos paralelos começam a se erguer, por sinal três projetos começarao a sair do papel: 1 - Projeot Acao Juris (Que ja esta em 50% de desenvolvimento) , 2 - Projeto Mobalada (Executive SUmmary ) e 3 - Projeto SCWCD 1.4 (certificaçao) e fora outras atividades paralelas...

3 - Eh impressionante a quantidade de ideias que surgem hoje em dia, navegando tranquilamente achei um desses sites aqui de um web-designer estudante brasileiro o famoso ( http://patrocinemeucarro.com/) , simplesmente atraves de pequenos patrocinios de empresas, ele pretende comprar um carro. A tecnica eh simples , a empresa dá um lance em uma das partes do carro, que significa que o dono qd comprar o carro vai colocar adesivos naquele espaço representando a empresa como anuncio. Negocio bem legal mesmo... acho q vai dar jeito. Ja vi ideias semelhantes nos EUA, como caras que venderam anuncios na internet e um que começou trocar coisas ate chegar em um apartamento que ele tanto desejava.) Isso eh a publicidade via web chegando, preparem-se pois depois da web, o proximo alvo eh seu celular! que empresa nao vai querer mandar anuncios pro seu celular de produtos a vender etc...


4 - Embalado com gráficos, ilustrações, cartoons e fotos, Head First Object-Oriented Analysis and Design oferece uma introdução completa à programação O.O para os programadores experientes à metodologia e mesmo aqueles novos na programação. Com este formato original, o livro começa com os fundamentos e cobre os conceitos e princípios de Orientação à Objetos. Vale a pena tê-lo em sua coleção!Mais em: http://headfirstlabs.com/index.php (esse sera o novo Livro da minha coletanea!)

5 - Ja tinha dito aqui anteriormente que com a entrada do Google Maps aqui no Brasil, especificamente em Recife, dá pra fazer muita coisa legal. Por sinal, EH o famoso Space COmunnities.. ou seja COmunidades espaciais. Vc procura locais especificos no mapa e começa a interagir com pessoas que tem aquele espaço em comum... PEnse assim, se por exemplo vc eh uma pessoa q adora frequentar a pizzaria pizza Hutt de casa forte (bairro daqui) e gostaria de saber quem frequenta, como anda os preços, como esta o atendimento, horarios comentarios do povo, etc... basta vc marcar ou procurar no mapa o evento especifico e se adicionar na comunidade ou favoritos o famoso meus Locais Favoritos... uma nova forma de interagir com pessoas, que tal vc saber onde seus amigos estao agora? Com a integraçao celular + Web eh possivel isso. acho q isso sera o futuro... como poder usar o google maps a seu favor:
Incluem procurar locais como:

Achar baladas, hoteis, restaurantes, pizzarias, cinemas, e tudo isso sabendo que anda la ,, quem frequenta, criterios especificos como saber anda o atendimento, ou melhor que tall colocar fotos do evento no album do local, ou quem sabe promover campanhas de marketing especial sobre eventos... eh o futuro... atingir a massa de jovens adultos é o novo alvo dos donos e planejadores de eventos que vivem disso. e é claro que fiz uma busca sobre sites que exploram esse nicho. Vejam os resultados:

http://www.flagr.com/ (Site de bookmarks o mundo real) Usuarios podem achar novos locais e adicionar nos mapas... os locais que vao sendo encontrados... um meio d ecompartilhar locais e eventos no mapa de forma rapida. =D

https://www.loopt.com/loopt/sess/index.web2.1 (esse site bem legal, permite vc achar seus amigos e locais diretos do seu aparelho movel e conversar com eles)

http://beta.plazes.com/ (PSite tb muito maneiro, permite vc localizar seus amigos, pessoas novas, achar locais interessantes (restaurantes, baladas ) e melhor poder inserir essas informaçoes inclusive mapas direto em diversos famosos sites como webbloggers, skype e outros. bem legal mesmo!


Achei um site bem legal falando sobre praticas De Mobile Web, por sinal a nova tecnologia XHTML q esta por vir... bem legal mesmo falando de como aplicar documentos web desde padroes e formataçoes... por sinal um dos que me chamou muito atençao q foi o template Rich List(figura ao lado) me lembrou os RSSS... onde viria a figura do usuario e do lado direito msgs e informaçoes.. tem muita coisa legal mesmo .. vc pode ler nesse site:
http://www.passani.it/gap/



Em breve começarei a escrever mais sobre meu novo projeto Mobalada,
entao see 'ya...

Aplicativos com TV Digital

Essa semana nunca vi tamanha explosão de artigos sobre mercado mobile. Na Info, fala sobre a explosão do mercado mobile que anda em franca expansão, até o C.E.S.A.R aqui de Recife já está elaborando um software para celulares que controlam e obtem informações como nivel de oleo, telemetria do TRoller (marca de carro). Impressionante!
Ontem tambem vi em sites alheios a vinda do Mini Opera 2.0 que é um pequeno web broswer para celulares. Acesso a Web ?? em breve.
E agora vi a nova onda de aplicativos a surgir com download de streaming de video para celulares. O Novo You Tube agora no seu dispositivo móvel. Parece que celulares e softwares serao a nova mania no mercado.
Só nao entendo porque as operadoras de celulares brasileiras nao ainda acordaram para esse feito. Tarifas altissimas, dificuldade extrema de configuraçao para acesso a web no celular e pior falta de divulgaçao e informaçao aos usuarios.
Realmente, precisamos acordar para essa nova "Era" que está se aproximando, ou se nao ficaremos desabilitados de aproveitar essas maravilhas tecnologias que assolam sobre nosso pequeno celular.

Acho que o primeiro passo já está dando a explosao de celulares ultra avançados cheio de mecanismos e suporte a multimidia. Prova disso? Acabei de ler agora na Info Exame On line onde ja existem 96,6 milhoes de celulares...
(http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/17112006-14.shl)


Depois a queda do preço para acesso a todos usuarios,
Por fim , o suporte a desenvolvimento desses aplicativos,

e a Divulgaçao desses aplicativos na midia, ensinando aos usuarios.

Eu pretendo entrar nessa onda e vc?
Vai acordar nao ?

Sites legais:

Opera Mini 2.0 http://www.opera.com/products/mobile/operamini/

(Livro sobre desenvolvimento Agil) http://www.agileskills.org/

YouTube no celular (http://www.orb.com/myvideo)

Porque usar Java com Web 2.0 ? (Artigo Interessante! : http://weblogs.java.net/blog/joshy/archive/2005/11/why_use_java_fo.html )

BlueMote: Parte 2

De volta aos conceitos iniciais do Projeto Bluemote, estive pesquisando sobre adaptadores bluetooth USB compativeis com o Windows XP SP 2, e encontrei esse site da Microsoft contendo varios modelos compativeis com o Windows. Espero poder encontrar um modelo valido com o meu CX75, pretendo essa semana encomendar o meu.

Site: http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;841803


Tambem estou iniciando meus estudos em Design patterns , Tecnicas de Padroes de Projeto para Programaçao Orientada a Objetos (POO). Livro muito interessante para esse assunto é o : Head First Design Patterns. Recomendo!

Site do Livro: http://www.wickedlysmart.com/HeadFirst/HeadFirstDesignPatterns/HeadFirstPatternsIndex.html


Gmail for Mobile

Foi lançado agora pelo Google, o Aplicativo em Java que acessa seu GMAIL direto do seu aparelho movel. Parece que que vai ser a nova tendencia de aplicativos rodando em aparelho movel. Em breve baixarei para iniciar os testes e fazer comentarios =D

http://blogs.forum.nokia.com/view_entry.html?id=269


MovaMail
Programa em java que tambem é capaz de tornar seu celular apto de ler emails.
Ver Site:
http://movamail.com/website/download
Para pormos nossas idéias em ação precisamos também de metodologias... e do que também adianta ter idéias se não pudermos explorar, decompor e documentar de forma concisa e prática essas nossas idéias...
Pois chego aqui, com alguns tópicos interessantes de como tentar convencer a voce mesmo (o idealizador), como a outras pessoas de que sua idéia vale a pena a ser promovida a Projeto (Idéias a Projetos, hehe nao eh esse o nome do meu blogger).. pois entao segue algumas perguntas para todos que tem idéias e nunca pensaram mais de 3 minutos nelas.

1. O Objetivo Principal

Qual é a sua grande idéia?

2. O Problema
Qual é o problema corrente ou emergente que você irá resolver.

3. A Solução
O que você tem a oferecer e para quem ?

4. A Oportunidade
Qual é o nicho de mercado da sua solução ?

5. A Vantagem Competitiva
Qual é sua real sustentável vantagem competitiva em relação às outras soluções semelhantes a sua?

6. O Modelo de Negócios
Como você irá fazer dinheiro?

7. O Time
Porque sua Equipe (Time) irá vencer?

8. O Dinheiro
Quais são suas projeções financeiras?


Responda a essas perguntas e você já tem um pontapé inicial de como começar a avaliar e iniciar os passos da sua idéia rumo a um projeto.

=D
Estava lendo alguns sites de noticias da net e bloggers e afins...
QUando acabei chegando nesse site....Muito legal o artigo desse site falando a respeito de como elaborar planos de negócio (os famosos Executive Summaries)... O artigo é em inglês, mas recomendo a todos que leiam....
Por sinal, estou muito interessado e ousado sobre uma competiçao de idéias abertas por várias empresas americanas, inclusive patrocinada pela própria Nokia. Mais informações: http://www.makeweb2mobile.org/
Será que me ouso a participar? Pretendo usar esse blogger como portal de entradas dessa idéia minha tao obstinada.

Segue o artigo citado anteriormente:


Writing a Compelling Executive Summary

Download PDF version

By now, you’ve probably already read several articles, web pages—even books—about writing the perfect executive summary. Most of them offer a wealth of well-intended suggestions about all the stuff you need to include in the executive summary. They provide a helpful list of the forty-two critical items you should cover, and then they tell you to be concise. Most guides to writing an executive summary miss the key point: The job of the executive summary is to sell, not to describe.
The executive summary is often your initial face to a potential investor, so it is critically important that you create the right first impression. Contrary to the advice in articles on the topic, you do not need to explain the entire business plan in 250 words. You need to convey its essence, and its energy. You have about 30 seconds to grab an investor’s interest. You want to be clear and compelling.
Forget what everyone else has been telling you. Here are the key components that should be part of your executive summary:
1. The Grab
You should lead with the most compelling statement of why you have a really big idea. This sentence (or two) sets the tone for the rest of the executive summary. Usually, this is a concise statement of the unique solution you have developed to a big problem. It should be direct and specific, not abstract and conceptual. If you can drop some impressive names in the first paragraph you should—world-class advisors, companies you are already working with, a brand name founding investor. Don’t expect an investor to discover that you have two Nobel laureates on your advisory board six paragraphs later. He or she may never get that far.
2. The Problem
You need to make it clear that there is a big, important problem (current or emerging) that you are going to solve, or opportunity you are going to exploit. In this context you are establishing your Value Proposition—there is enormous pain and opportunity out there, and you are going to increase revenues, reduce costs, increase speed, expand reach, eliminate inefficiency, increase effectiveness, whatever. Don’t confuse your statement of the problem with the size of the opportunity (see below).
3. The Solution
What specifically are you offering to whom? Software, hardware, service, combination? Use commonly used terms to state concretely what you have, or what you do, that solves the problem you’ve identified. Avoid acronyms and don’t try to use these precious few words to create and trademark a bunch of terms that won’t mean anything to most people. You might need to clarify where you fit in the value chain or distribution channels—who do you work with in the ecosystem of your sector, and why will they be eager to work with you. If you have customers and revenues, make it clear. If not, tell the investor when you will.
4. The Opportunity
Spend a few more sentences providing the basic market segmentation, size, growth and dynamics—how many people or companies, how many dollars, how fast the growth, and what is driving the segment. You will be better off targeting a meaningful percentage of a well-defined, growing market than claiming a microscopic percentage of a huge, mature market. Don’t claim you are addressing the $24 billion widget market, when you are really addressing the $85 million market for specialized arc-widgets used in the emerging wocket sector.
5. Your Competitive Advantage
No matter what you might think, you have competition. At a minimum, you compete with the current way of doing business. Most likely, there is a near competitor, or a direct competitor that is about to emerge (are you sufficiently paranoid yet??). So, understand what your real, sustainable competitive advantage is, and state it clearly. Do not try to convince investors that your only competitive asset is your “first mover advantage.” Here is where you can articulate your unique benefits and advantages. Believe it or not, in most cases, you should be able to make this point in one or two sentences.
6. The Model
How specifically are you going to generate revenues, and from whom? Why is your model leverageable and scaleable? Why will it be capital efficient? What are the critical metrics on which you will be evaluated—customers, licenses, units, revenues, margin? Whatever it is, what impressive levels will you reach within three to five years?
7. The Team
Why is your team uniquely qualified to win? Don’t tell us you have 48 combined years of expertise in widget development; tell us your CTO was the lead widget developer for Intel, and she was on the original IEEE standards committee for arc-widgets. Don’t just regurgitate a shortened form of each founder’s resume; explain why the background of each team member fits. If you can, state the names of brand name companies your team has worked for. Don’t drop a name if it’s an unknown name, and don’t drop a name if you aren’t happy to give the contact as a reference at a later date.
8. The Promise ($$)
When you are pitching to investors, your fundamental promise is that you are going to make them a boatload of money. The only way you can do that is if you can achieve a level of success that far exceeds the capital required to do that. Your Summary Financial Projections should clearly show that. But if they are not believable, then all of your work is for naught. You should show five years of revenues, expenses, losses/profits, cash and headcount. You should also show a key driver or two, such as number of customers or units shipped.
9. The Ask
This is the amount of funding you are asking for now. This should generally be the minimum amount of equity you need to reach the next major milestone. You can always take more if investors are willing to make more available, but it is hard to take less. If you expect to be raising another round of financing later, make that clear, and state the expected amount.
You should be able to do all this in six to eight paragraphs, possibly a few more if there is a particular point that needs emphasis. You should be able to make each point in just two or three simple, clear, specific sentences.
This means your executive summary should be about two pages, maybe three. Some people say it should be one page. They’re wrong. (The only reason investors ask for one page summaries is that they are usually so bad the investors just want the suffering to be over sooner.) Most investors find that there is not enough information in one page to understand and evaluate a company.
Please remember that the outline above should not be applied rigidly or religiously. There is no template that fits all companies, but make sure you touch in each key issue. You need to think through what points are most important in your particular case, what points are irrelevant, what points need emphasis, and what points require no elaboration.
Some other general points:
Do not lead with broad, sweeping statements about the market opportunity. What matters is not market size, but rather compelling pain. Investors would rather invest in a company solving a desperate problem for a small growing market, than a company providing an incremental improvement for a large established market.
Don’t acronym your own name. Sun Microsystems did not build its brand by calling itself “SMI.” (Of course, if you know where the name Sun came from, you understand this is an inside joke.)
Drop names, if they are real; don’t drop names if they are smoke. If you have a real partnership with a brand name company, don’t hide your lantern under a bushel basket. If you consulted for Cisco’s HR department one week, don’t say you worked for Cisco.
Avoid “purple farts”—adjectives that sound impressive but carry no substance. “Next generation” and “dynamic” probably don’t mean anything to your readers (unless you are talking about DRAM). Everybody thinks their software is “intelligent” and “easy-to-use,” and everyone thinks their financial projections are “conservative.” Explain your company the way you would to a friend at a cocktail party (after one drink, not five).
State your value proposition and competitive advantage in positive terms, not negative terms. It is what you can do that is important, not what others cannot do. With the one or two most obvious competitors, however, you may need to be very explicit: “Unlike Cisco’s firewall solution, our software can operate...”
Use simple sentences, not multi-tiered compound sentences.
Use analogs, as long as you are clarifying rather than hyping. You can say you are using the Google model for generating revenues, as long as you don’t say you expect to be the next Google.
Go back and reread each sentence when you think you’re done: Is each sentence clear, concise and compelling?
Finally, one of the most important sentences you write will not even be in the executive summary—it is the sentence that introduces your company in the email that you or a friend uses to send the executive summary. Your summary might not even get read if this sentence is not well-crafted. Again, it should be specific and compelling. It should sell your company, not just describe it.
At Garage, we appreciate how hard you have worked to get to where you are, and how hard you have worked to craft your executive summary. We wish we could fund all the great entrepreneurs we meet, but unfortunately we can’t. Please help us get to know you better by telling your story clearly and concisely.
If you have any questions about this article, or about Garage, you can contact Bill Reichert, Managing Director of Garage Technology Ventures (email: reichert@garage.com).

FONTE:
http://www.garage.com/resources/writingexecsum.shtml

Comunicaçao + mensagens + Amigos

TO aqui pensando e antes de dormir... me lembrei que umas das funcionalidades legais do mobalada seria a comunicaçao rapida entre usuarios ... isto é permitir que usuarios conheçam novas pessoas adicionem novos amigos... e que tal isso dentro de uma balada??
Q tal vc avisar a seus amigos q vc ta naquela determinada balada... e da a possibilidade de ele se comunicar com vc via msgs Http entre seu celular... e ou via SMS Naturalmente vc disponibilizando eh claro seu numero...
Se vc quisesse dizer a aquele seu amigos q vc tan em uma balada X... ai ele bastaria saber entrar na sua lista de amigos e verificar se eles tao em alguma balada e ai eh so pegar o numero ou mandar via http aquela sua msg especial!....
O orkut avisa via email... como a gente avisaria via celular??
Existiria um jeito semelhante tipow SMS q treme o aparelho...
ou podia nao tremer e o usuario sempre teria q entrar..Esse realmente seria o problema..
Mas interaçao eh a chave... e alem do mais msgs entre usuarios via HTTP
podem ser ate mais baratas q SMS..
Quem sabe...

e se vc quiser por exemplo... divulgar aquela balada especifia a todos seus amigos...esta ai a oportunidade com esse progrma vc seria capaz de fazer um RSS pra todos amigos q aquela balada vai ser muito boa..
E ja poder eh claro marcar com os amigos...
Sem duvidas suas noites nao serao mais as memas
ou melhor as nossas...

BlueMote

Alguns delirios em especial com meu projeto Bluemote:


*** A escolha de um adaptador compativel com meu caso de testes que será o aparelho celular cx 75. Esse adaptador tem q ser os padroes compativeis com o windows xp service pack 2, e q o meu celular tenha uma estavel comunicaçao bluetooth com o adaptador. Verifiquei em alguns sites sobre adaptadores, e achei preços variados desse adaptador. mercado livre foi onde encontrei melhores opçoes. Embora ja tenha recebido recomendaçoes do adaptador Scylla TSR, mas vo ver se acho outras opçoes.

*** Ja encontrei um exemplo para teste da comunicaçao de celular com o PC. Isso pode ser feito a pilha de biblitoeca escrita em java para o Windows o BlueCove, embora que ja tenha ouvido de alguns q existam alguns bugs.. mas apos a compra do adaptador sera feita o teste de comunicaçao bluetooth pc e celular.

***Feitos os testes serao divididas em duas etapas de planejamento e desenvolvimento:

1 - Levantamento de requisitos, ou seja que aplicativos tem prioridade de controlar e quais recursos:
Prioridades atuais seriam o PowerPoint 2003 , Ovation , Windows Media Player e BsPlayer.
2 - Fazer uma busca refinada de quais recursos para cada aplicativo precisam ser controlados e a API se possivel em java para fazer o controle.

2 - Feito a analise de requisitos e levantamentos de API, a hora de desenvolvimento, porem pretendo fazer um framework expansivel q permita a adiçao de novas funcionalidades e novos controles de aplicativos sem alteraçao de codigo ja existente.
Pra isso tecnicas de desenvolvimento como Design Patterns serao utilizadas nessa questao.
PRetendo comprar o livro: Design Patterns -> HEad FIrst.. .q dizem q eh muito bom

3 - AI depois eh so desenvolvimento, q inclui programaçao. SIm claro e interfaces do aparelho movel e interfaces em J2se... Fazer icones q ficam na barra do relogio (background)

Eh isso ae....
Vamos maos a massa!
Olhando na net... acabei de encontrar uma ideia similar de um site até interessante baseada na minha ideia original... o tal da mobalada.
Embora o site ainda nao esteja 100% ainda navegavel e intuitivo ele tem umas opçoes legais de localizar e procurar restaurantes, bares e cinemas dentro do google maps localizando o seus endereços. ainda falta algumas informaçoes e melhor interatividade com o usuario. mas acho q vai se ajustando com o tempo. De qualquer maneira o legal dele q tb podemos usar esse mesmo serviço direto via celular, entao eh como o mobalada so que um pouco mais restritivo =)
Estou passando aqui o endereço do mesmo:

http://www.ufind.com.br/site/index.php

Por enquanto so permite a localizaçao em Sao Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Ah claro que ele tem outras funcionalidades como achar rotas, verificar transito e serviço de tempo metereologico.

Negocio bem legal mesmo....

Enquanto aos meus delirios, por enquanto nada a adicionar... apenas que um amigo meu me deu uma ideia de adicionar fotos respectivos nesses landmarks do mapas indicando o estabelecimento ou evento...
Acho q tb seria legal ter uma participaçao efetiva e acordo com as empresas de fotos de eventos como bob flash, tu visse... um acorodo desse traria mutuas vantagesn e divulgaçao dos mesmos.
Assim qd o cara clicasse no mapa e verificasse o evento poderia ver fotos do evento etc...
ou ate sites q levariam a esses eventos.
eh isso ae...

Tô aqui!

Altas vezes queremos poder encontrar pessoas ao nosso redor.. amigos, parentes aquele nosso circulo que sempre nos rodeia...
E o que um celular com site web nao pode fazer por nós ein ?

Ai que entra a tecnologia: Find me! ....
vc está naquela balada especial e quer q todos seus amigos saibam q vc ta por ali...Basta entrar no aplicativo mobalada, encontrar a balada cadastrada no sistema em q vc se encontra e Acionar o comando "TO aqui!"... Isso fará que seu sistema entre em contato com o servidor do Mobalada, e acione seu flag de presença naquela balada..
A partir de agora todos os seus amigos que entrarem no site de busca do mobalada ou que entrem no mobalada do celular assim q clicarem sobre aquela balada.. verao quais amigos teus estao por ali...
Assim rapidamente mais facil ne encontrar seus amigos fins de semana a noite!

é claro que teria q ter um certo controle afinal de contas... vc brigou com aquele amigo x e nao quer de jeito nenhum q ele saiba onde vc tá.....
ou será q vc ta fugindo da sua namorada...
motivos sao varios...
logo tem q ter um controle de bloqueio...
Essee sistema era bom se integrar com sistemas que ja existem pre cadastrados...
mas axo q um cadastro simples de usuario com:

Nome foto, interesses, seria rapidamente suficiente pra identificar um usuario.
bom fazer uma analise de requisitos sobre ator do sistema.

E eh isso ae...

IDeias girando
e mobideia andando...

TO em busca de uns livros sobre google maps:

1) Google Maps Hacks

2) Beggining with google maps and PHP

...

to em busca de outros..

RSS FEED

LEmbrar desse tal DIGG (Site Web... conteudo de noticias editado por usuarios)...
me lembrei qd li isso..
a respeito de que:

Votaçao de baladas => Mais votos => Mais fama => Mais usuarios => Maior quantidade de pessoas nessa balada => Maior Divulgação.

Musicas => Mais votos => Musica fica mais famosa => Mais usuarios ouvindo => Maior quantidade de pessoas ouvindo esse cd => Mais gente comprando..

http://info.abril.com.br/web20/153.shtml (Mais sobre o DIGG)


http://en.wikipedia.org/wiki/Digg
O mundo é dos eventos eu já sei... mas para criarmos um bom programa desse contexto é necessário que haja alguns ajustes principalmente nos requisitos e casos de uso desse software...
O sistema conteria:

***** Uma aba INBOX que conteria a data atual do programa, e numero de msgs recebidas novas, seria como novas informaçoes de eventos.. chegando no seu programa..

**** Uma aba Search ... nessa aba de busca, poderiamos fazer buscas de eventos especificos como bares, cinemas, shows assim como tambem poderiamos fazer buscas de eventos por datas (atraves de um mini-calendario) , ou por categorias descritas acima. Outros tipos de buscas poderiam tambem ser realizados a depender do criterio de funcionalidade do programa.

**** Uma aba Favoritos... nessa aba conteria todos os eventos em que eu classificaria como favoritos... por exemplo... dado que eu frequente muito o cinema Tacaruna eu poderia simplesmente adicionar ele ao meu favoritos... alem de receber automaticamente msgs periodicas sobre novidades desse evento, evitaria de fazer buscas desnecessarias constantes sobre um determinado evento. Há uma questao também de se resolver que eh : qual é a essencia do favoritos??? A banda que ira tocar naquele local ? A culinaria especifica do local ? O Endereço fisico do local ??? Se for 1 show especifico e nunca mais ter la ?? do que adiantaria ter ele no favoritos... deve-se pensar no que se pode classificar como favoritos.

****Uma aba Opçoes : essa aba de opçoes permite ajustar o programa como atualizaçoes, login senha, etc... todos ajustes tecnicos do programa seriam feitos nessa aba.

****Uma aba Adicionar Eventos: essa aba de opções permite que usuarios adicionassem eventos como locais e shows... é claro que nao seria de imediato a aprovaçao do evento, pois deveria ter um controle para validaçao desses eventos adicionados por usuario, pois criar eventos... seria meio complicado....

*** A FAMOSA aba SAIR .. hahah essa eh simples demais... sair do programa!

Sim, estou falando do programa Mobalada Celular...

O Mobalada Web... esse seria um pouco mais completo...
Uma funcionalidade mais interessante tambem, seria.... por exemplo...
Sou um usuario X... quero avisar a galera q eu to naquela balada...
eu entraria no programa , clicava na balada e daria um Pit Stop... que seria um tipow de sinalizador .... esse sinalizador ia pro servidor do sistema que alimentaria no site a todos avisando sobre quem esta na quela balada... melhor ainda seria adicionar amigos ne... novos amigos baladas novas... eh mais complexo mas q nao foge!

Sim... Aba de search contera informaçoes das baladas como
horarios dos eventos, bandas dos eventos, votaçao, comentarios, O famoso "Eu vou".. que seria um indice indicando q vc deve ir pra aquele evento... etc...

Um sistema de comunicaçao muito amplo...

pretendo fazer um prototipo Single player hehehe primeiro pra depois customizar mais essa ideia...

Eh isso ae...

Sem delongas e delirios
Esqueci de mencionar aqui sobre um cara que sem duvidas nenhumas é um dos maiores hoje profetas e visionários na área da tecnologia. Posso dizer que embora ele não seja um guru ne da informática ou na programação, ele é sem duvidas um mestre na área de idéias desse ramo. Falo de Steve Jobs, Hoje um dos lideres da Apple, responsável pelo sucesso do IPOD (mp3 player), MacBook, e entre outros...
O mais legal ainda são suas palestras, quem ainda nao teve a oportunidade de ver nao sabe o que perde. Ele sabe como prender a atenção da platéia e suas palestras sao bastante bem produzidas e completas. Recentemente, tenho feito uma busca detalhada a respeito das palestras dele no You tube, onde se encontra um acervo imenso de palestras dele durante diversos eventos como lançamentos de produtos da Apple a homenagens... Tem até um video do lançamento do primeiro maccintosh produzido da APple na decada de 70 a 80. Sem duvidas o cara sabe muito!
Recomendo a todos que façam uma busca detalhada sobre videos desse Mestre ai. Especialmente em funçao de se inspirar durante suas palestras e oratória .... Muito legal mesmo.

Mas há mais uma coisa....

Seguem os links do acervo que eu achei legal:

Steve Jobs (1984) -> Lançamento do Maccintosh http://www.youtube.com/watch?v=WlEAvJ_rEYE
Steve Jobs (Formatura) -> http://www.youtube.com/watch?v=60cDHb-tvMA

Frase classica de Steve Jobs Nas suas palestras -> http://www.youtube.com/watch?v=3QWUAUePm8o

Lançamento 2001 do IPOD -> http://www.youtube.com/watch?v=kN0SVBCJqLs

PS: Interessados na história dele:

Sites como Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs

e o filme: Piratas de Sillicon Valley podem lhe dar mais informaçoes sobre a historia dele e de Bill Gates....


valeu! =)

Como tornar sites Web 2.0 um sucesso?

Retirei esse pequeno post de um site aqui navegado na internet e é bastante interessante... =D

Fala sobre os principais hábitos para sites Web 2.0 serem eficientes e consequentemente se tornarem um sucesso de visitas...
é em ingles..


The Habits of Highly Effective Web 2.0 Sites
Posted: Oct 31, 2006 5:32 PM


SummaryIn a recent blog post, Dion Hinchcliffe attempts to find the common patterns behind successful "Web 2.0" Web sites. Along the way, he also provides useful definitions of what "Web 2.0" is about.
The term "Web 2.0" has both fascinated and confused people lately: While some believe that Web 2.0 connotes a set of technologies used in Web site construction, such as Ajax, others place more emphasis on the social network effects of Web 2.0.
In a recent blog post, The Habits of Highly Effective Web 2.0 Sites, Dion Hinchcliffe comments that:

While the general understanding of Web 2.0 is improving all the time, we have a ways to go before we have a concise, generally accepted definition. My favorite is still networked applications that explicitly leverage networks effects. But while most of what we ascribe to the Web 2.0 name falls out of these definition[s], it's fairly hard for most of us to extrapolate meaningful ramifications from this.
Instead of insisting on a definition, Hinchcliffe highlights what he considers are characteristics shared by Web 2.0 sites:

Ease of use is the most important feature of any Web site, Web application, or program.

Open up your data as much possible. There is no future in hoarding data, only controlling it.

Aggressively add feedback loops to everything.Pull out the loops that don’t seem to matter and emphasize the ones that give results.

Continuous release cycles. The bigger the release, the more unwieldy it becomes (more dependencies, more planning, more disruption.)

Organic growth is the most powerful, adaptive, and resilient.

Make your users part of your software. They are your most valuable source of content, feedback, and passion.

Start understanding social architecture.

Give up non-essential control. Or your users will likely go elsewhere.

Turn your applications into platforms. An application usually has a single predetermined use, a platform is designed to be the foundation of something bigger. Instead of getting a single type of use from your software and data, you might be hundreds or even thousands of additional uses.

Don’t create social communities just to have them. They aren’t a checklist item. But do empower inspired users to create them.

Mobalada Web

Continuando minha sessão de delirios... embora que eu esteja lenhado com milhoes de projetos e assuntos pra estudar...
Nao poderia resistir em escrever por aqui essas minhas idéias que tanto me pertubam =D
Como dito no post anteriormente, a Google lançou para desenvolvedores a API Do google Maps, e umas das caracteristicas principais dele é a disposiçao de mapas aqui do Brasil e especificamente mapas aqui de Recife. Também é possivel pela API do google maps marcar pontos especificos no mapa, para possiveis localizaçoes de landmarks (termo para esses pontos) para futuras buscas.
Entao qual seria minha idéia... agregar conteúdo nesse mapa ou melhor um WiKipedia de Baladas de Recife.. hhehehe vou explicar melhor.
Existiria 1 site, nesse site teria o mapa do Recife e milhoes de landmarks ou seja pontos especificos representando: bares, restaurantes, boates, shows... Ou seja conteudo infinito de lugares... e para cada lugar agregar conteudo por exemplo...
Usuario X quer adicionar um bar legal que ele conheceu sabado pra ver o jogo do Santa cruz, ele vai la no mapa se Loga (eh deve ter um pequeno cadrastro por questoes de segurança e validaçao) e adiciona no mapa o local desse bar... Embora que ainda fique dificil especificar a posiçao exata, mas ele pode ser depois alterado por outros usuarios para a posiçao correta. Assim quando um usuario clicar nesse ponto do mapa ele exibira uma janelinha mostrando informaçoes como : Endereço, nome, site, telefones, informaçoes, especialidades, culinaria, opinioes.. o mais legal ne q outros usuarios podem opinar sobre o local, eventos de Segunda a sexta (Seria como um marker que indica quais shows do dia as novidades, sites agregados, todo tipo de conteudo agregado pela comunidade de usuarios cadastrados. é obvio que vai ter que ter um controle para validaçao desses eventos e shows... mas em geral seria uma forma de mostrar o que há de novo de baladas no Recife... Pode tambem fazer votaçoes de 1 a 5 estrelas, top baladas ou seja as melhores baladas da semana.... sessoes enquetes, um sistema web agregando informaçoes de baladas ...
O melhor ??
Quero fazer uma busca sobre pizzarias aqui do recife... e onde fica? quem resolve?
O Google Maps....
Baladas de boa viagem onde?
Google Maps...

Selects ? haha acredite até postos de selects de ponto de encontro pode ser adicionado...

Acho que REcife à noite nao será mais a mesma depois desse portal

AcheiBaladas... Web 2.0!
=)

e...

Ajax na cabeça, html, Java, Banco de dados e tuplas de linguagem ehehehehe

Realmente...
e??

Mobalada ja ta dito ne sua balada direto do seu aparelho movel!

COnteudos, shows informaçoes , favoritos...


Integraçao Web + Celular!

Eu vo fazer um plano de negocios sobre isso e quem sabe durante umas dessas Google Ideias de de desafios e competiçoes
eu envie....


Valeu
top