Olá pessoal,

Gostaria de postar uma notícia que vi em blogs internacionais na área de mobilidade, especialmente relacionada à Nokia, o qual lançou o produto chamado Nokia Bots. Este produto é composto por uma coleção de mini-utilitários (agentes autonômos) que monitoram a forma e uso do seu telefone e tenta melhorar a experiência com o sistema através de sugestões ou alterando configurações automáticas de acordo com o uso. Por exemplo, imagine que você geralmente ponha o despertador do seu celular para te acordar em um determinado horário. A idéia que o bot responsável por monitorar os serviços relacionados à alarme aprenda o horário que você geralmente dorme e sugere tanto o alarme , como também configura automaticamente o alarme. Legal ein?!

Nokia Beta Labs, responsável pela criação desses aplicativos, informa que os mesmos, por enquanto, só funcionam no Nokia N97 e no Nokia N97 mini e ficam executando na tela  principal do aparelho como pequenos widgets. Além do Alarm bot, existe o Profile bot, que automaticamente altera as configurações de telefone (volume, toque, silencioso, etc) enquanto você está em reuniões (logicamente, utilizando informações oriundas do aplicativo agenda do seu telefone).  Há também o Shortcut bot que rastreia as aplicações que o usuário usa mais frenquentemente, e os coloca como atalhos na tela principal do aparelho. A idéia é facilitar o acesso à aplicação, substituindo os existentes na barra de atalhos. Por fim o Battery Bot, que monitora os níveis de bateria e avisa ao usuário quando a bateria precisa ser carregada previamente, afim de evitar a síndrome da bateria descarregada no dia posterior. Para isso ele põe uma mensagem na sua tela inicial, informando que você precisa recarregar seu telefone,  Abaixo algumas screenshots do Nokia Bots:




Abaixo um vídeo do Nokia Labs falando do Nokia Bots:





Abrindo agora meus comentários, achei a idéia genial e acredito que já tenha postado essa idéia aqui no meu blog há algum tempo.  A idéia de ter aplicações que rodem no seu aparelho ocultamente e aprenda com o uso do telefone pelo usuário pode facilitar a vida do usuário, especialmente quando envolve atividades que sejam repetitivas ou periódicas. Logicamente, que esse tipo de aplicação necessita de um certo tempo para que ela aprenda o seu comportamento e consequentemente possa sugerir configurações para seu telefone  a partir do interesse real do usuário naquele momento. Queria ter um N97 para fazer uns testes! Mas estou preocupado o quanto esse monitoramento deve consumir da bateria do aparelho. Será que essas rotinas por trás para monitorar  o uso do aparelho ficam executando de forma exaustiva?!  E o aprendizado é contínuo ?! Qual  o intervalo de tempo que ele "reaprende" com o usuário ?!  Perguntas que estão na minha mente! Gostaria de saber se há alguma técnica inteligente executando por trás.  Acredito que não, acho que é mais uma tabela de frequência.... Perguntas que ficam em minha mente!

É isso pessoal, quem tiver um N97 e testar o aplicativo, favor postar comentários!!

 Valeu pessoal,


Marcel

Fonte: AllAboutSymbian


0 comentários:

top