Olá pessoal,

Este post é para falar sobre a minha palestra no II Encontro Livre realizada na Livraria Cultura, quinta-feira passada com o tema "Conhecendo Python e por que ele importa ?".  Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os presentes, admito que fiquei extasiado ao ver o auditório cheio de pessoas. Isso me levou a acreditar que a linguagem de programação Python realmente desperta a curiosidade de muitos, e também vejo que a nossa lista de discussões do PUG-PE (Grupo de usuários de Python de Pernambuco), está incentivando pessoas usarem Python em seus projetos.

Um agradecimento especial à comissão de organização do evento do Encontro Livre, Célia e Gustavo que me atenderam e me ajudaram com toda infra-estrutura para palestra. Sem dúvidas, esse tipo de evento tem um evento promissor especialmente fugindo das fronteiras de Recife, indo mais além: Pernambuco e até Nordeste. Com certeza, irei submeter novos trabalhos em futuras edições do encontro.

Falando um pouco sobre a minha palestra, eu tentei envagelizar o pessoal falando sobre o que é e como  eu posso começar desenvolver com Python, e finalmente por que eu deveria usar Python ?!  Fiz algumas pesquisas pela internet, e inclusive, recebi vários depoimentos de colegas e empresas que usam Python em seus projetos. Exemplos são presentes aqui em Pernambuco como: I2 Tecnologia, Orygens, Instituto Nokia de Tecnologia. Outra informação interessante é a crescente oferta de empregos envolvendo Python inclusive no exterior!! Grandes empresas vem utilizando Python, o que mostra que ela ainda tem grande potencial e mercado!

Mostrei também algumas demonstrações envolvendo o uso de Python na Web e Mobile. Um dos produtos foi o desenvolvimento de um crawler para o Twitter que extrai informações de trânsito das principais vias aqui de Recife, e posta as mesmas no Twitter de forma automática. Construí usando a engine do Google App Engine e Python básico com parsers em XML. Os dados são provenientes do portal da Prefeitura do Recife gratuitamente. Esta aplicação também segue o mesmo molde, sendo totalmente gratuita!  A experiência foi fantástica, e consegui fazer o aplicativo com apenas 65 linhas de código em 1 tarde, usando somente Python! 

Quem quiser ver o aplicativo e acompanhar o trânsito do Recife ao vivo, basta acompanhar/seguir o usuário do TrânsitoRecife no twitter pelo endereço:




Vale salientar que ainda há novas funcionalidades a adicionar neste sistema, como tornar isso de forma mais inteligente de acordo com a requisição específica do usuário, em vez de despejar o conteúdo das 28 câmeras no twitter. Um Parser inteligente, talvez?!! Interessante idéia!  

Desenvolvi outra aplicação mobile para telefones móveis embarcados com sistema operacional Symbian (Exemplos: N95, N97, N73, E71, etc. [Modelos da Nokia]) . Escrito em Python, e executado pelo interpretador do Python portado para celulares Symbian S60, o TransitoRecife Mobile, permite você acessar as informações do trânsito através do seu aparelho móvel. Nesta versão eu adicionei algumas informações como a localização da câmera em um mapa, as imagens das mesmas e por fim a situação do trânsito se está lento, congestionado ou livre. Estou gerando um aplicativo instalável para poder disponibilizar gratuitamente a todos que quiserem testar em seus aparelhos, em breve publicarei em um post por aqui. Por enquanto vejam alguns screenshots da aplicação:







É isso pessoal, estou também disponibilizando os slides da minha apresentação para download. Gostaria apenas que quem usá-la por favor, entre em contato comigo para a gente discutir em como usá-la sem ferir os direitos autorais. É gratuito, mas gostaria de ter o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido! =D









No fim da palestra, recebi algumas pessoas, o qual trocamos idéias sobre o uso de Python. Espero ter envagelizado e ter convencido mais entusiastas por esse mundo de programação fácil, poderosa e simples que Python provê!

Agradeço ao II Encontro Livre, e aguardo a próxima edição!

Atenciosamente,
Marcel Caraciolo

3 comentários:

Bianafranco disse...

Marcel a palestra foi muito boa mesmo, parabéns!

Rodrigo Amaral disse...

Muito bom o material. A palestra surtiu efeito na lista de discussão do PUG-PE. Muitas novas adesões nos últimos dias e aumentando! Abraço!

Unknown disse...

Olá, na ocasião dessa palestra, você comentou sobre um programa para s60 que era utilizado para controlar os slides do openoffice. Estou interessado neste programa. Poderia fazer a gentileza de me detalhar.

Obrigado e parabéns pela palestra.

top