Projeto MobTuner

Um dos projetos que estou a vir desenvolver é o projeto MobTuner. Na verdade, esse aplicativo é um produto final teste para exemplificar o uso de detectores e analisadores de frequência dentro de um aparelho móvel. A idéia principal é embarcar o algoritmo FFT (Fast Fourier Transform) em celulares e smartphones. O foco inicial é desenvolver uma API disponível para os desenvolvedores tanto em C++, JavaMe ou Python, o qual possam desenvolver aplicativos que necessitem de recursos como reconhecimento de áudio. Além de ser um desafio, pois há diversos pós e contras existentes ao tentar embarcar um algoritmo FFT dentro de um aparelho móvel com recursos tão restritos.
O MobTuner seria um aplicativo desenvolvido em alguma linguagem de programação (ainda não definida) com o objetivo de poder auxiliar músicos no processo de afinar seus violões e guitarras em qualquer lugar usando seu próprio aparelho móvel. Com uma interface bem intuitiva, o músico afinaria seu violão tocando os acordes na frente do aparelho, e o mesmo ia reconhecendo os acordes e avisando conforme o grau de desafinação a necessidade de apertar/afrouxar as cordas.

Vale lembrar que como é um aparelho móvel, deve-se ser feita uma análise para verificar o desempenho desses aplicativos embarcados em sistemas móveis. Assim, pode-se avaliar se o algoritmo FFT com suas variações pode realmente desempenhar eficientemente a conversão de sinais em sinais digitais discretos para serem analisados internamente.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Meu nome é Alessandro e comecei a ler seu blog a pouco tempo.

Essa sua idéia do programa para afinação musical é foi feita em parte. Já existem programas para symbian que fazem isso hà alguns anos.

top