Aplicativos interessantes: Idéias que surgem

Apenas postando algumas idéias interessantes que venho tendo para possíveis projetos de desenvolvimento mobile!

*** Abertura de Portões Automáticos ***
Utilizar aparelhos móveis para substituir controles de portões de garagem automáticos. A idéia é usar alguma tecnologia de comunicação sem fio (Zigbee, Bluetooth, etc.) para estabelecer a comunicação entre os sensores do portão e o celular. Também usar algum tipo de criptografia ou maneira de identificar o usuário. Pois, tem o problema de o aparelho ser furtado ou ter sido perdido.

*** Repositório de Atualizações de aplicativos ***
A idéia seria ter um repositório de todos os aplicativos instalados no seu celular e através de um aplicativo, ele possa avisar sempre quando há algum atualizacão ou nova versão daquele aplicativo disponível para download.

O serviço permitiria que os desenvolvedores pudessem fazer o uploado dos seus aplicativos gratuitamente no serviço (servidor). Já no smartphone, o aplicativo cliente iria consultar o serviço via Web e informar ao usuário sobre atualizações e novas versões de aplicativos para os usuários.

Os benefícios dessa aplicação seriam a não necessidade de checar manualmente diferentes sites se existe uma nova versão disponível de algum aplicativo instalado no smarthpone e a criação de até uma lista de recomendações baseado na lista de aplicativos do usuário ("usuários que tem tem o aplicativo X instalado também instalou aplicativo y)

Para desenvolvedores, seria uma solução centralizada e gratuita para fornecer seus aplicativos e não teria a necessidade de desenvolver alguma aplicação caseira para automatizar o processo de atualizações dos seus aplicativos.

Para os donos do serviço, poderiam ter propagandas no inventório do cliente. Propagandas baseadas na localização do usuário, linguagem, aplicações instaladas, etc. Ainda há possibilidade de o dono desse serviço se associar a empresas que tem soluções comerciais que seriam facilmente entregues através deste seviço.

*** To-do list ***

Construção de um to-do list que fosse integrado tanto via web como via celular e permitiria que o usuário pudesse adicionar e consultar informações e tarefas a serem realizadas. Isso poderia eliminar agendas e poderia facilmente ajudar ao usuário final que também deseja editar e consultar tas informações no seu pc/notebook pela internet.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcel! Parabéns pelo blog!
Me simpatizei muito com a sua idéia do desenvolvimento de um To-Do sincronizado emtre WEB e dispositivos móveis. Se não for muito incômodo e tiver um tempinho disponível, envie-me seus contatos (msn, gtalk ou skype) para conversarmos um pouco sobre o assunto. Meu email é elioengcomp@gmail.com!
Até mais!

top