Algumas referências bibliográficas


A figura ao lado mostra algumas referências bibliográficas bem interessantes para desenvolvedores JavaME.

O primeiro livro da esquerda pra direita é o Pro Java ME MMAPI (Multimidia Mobile API) JSR-135 e contém tutoriais e informações sobre desenvolvimento de aplicativos utilizando recursos multimídia disponíveis por essa API caso implementada no seu aparelho. O livro é da editora Apress e mais informações no site oficial do autor aqui.

O segundo livro é o mais legal e indicado para os iniciantes que estão começando agora a desenvolver para JavaME. O livro Beginning J2ME From Novice to Professional explica com detalhes as APIS disponíveis para desenvolvimento de aparelhos móveis. Cobre os profiles MIDP 2.0 e a configuração CLDC 1.1. Recomendo a todos esse livro! Também da editora Apress, mais informações aqui.

O terceiro livro (da direita) " Wireless Game Development in Java with MIDP" é um livro bem legal e fala sobre o desenvolvimento de games utilizando a API provida pela profile MIDP do JavaME. Muito legal o livro, porém recomendo mais para aqueles que estão interessados em saber sobre desenvolvimento de games ou trabalhar com interfaces gráficas (UI) em baixo nível (Canvas). Mais informações aqui.

O último livro (em pé) é o mais recente e é muito bom falando sobre a nova arquitetura (conjunto de APIS ) sendo implementadas nos aparelhos mais recentes : MSA (Mobile Service Architecture) JSR -248. Ele explica com detalhes sobre várias APIS e aborda recursos importantes disponíveis pela profile do MIDP 2.0. Mais informações podem ser encontradas aqui.


Existe outro livro, que ainda não chegou que é sobre o desenvolvimento em python para celulares Symbian S60. MobilePython é um livro muito legal e explica com tutoriais o desenvolvimento de aplicativos usando python para celulares Symbian.

2 comentários:

Adhemar Fontes disse...

Velhão,

Abrimos a base beta de Recife, dá uma olhada.

Se tiver alkguma sugestão, é só avisar!

Abs,

Adhemar Fontes
adhemar.fontes@mobtour.com

Unknown disse...

Olá Marcel,

Estou entrando em contato novamente para me colocar à disposição ao esclarecimento de dúvidas referente ao e-mail que enviei no dia 19/02/08, tratando da Parceria Comercial entre o Site De Idéias à Projetos com a HOTWords.

Qualquer dúvida ou maiores informações, por favor, entre em contato comigo.


Abraços,

Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

top