Sociable

Google mais uma vez na frente...

Eu estou sem palagmm1.gifvras para citar o que a equipe do Google aprontou dessa vez.
Simplesmente pegou o seu aplicativo Google Maps Mobile (aplicativo que permite você digitar o endereço e ele exibe a rua para você em um mapa) e adicionou mais um serviço. O My location!
O que serviço faz?? Simplesmente ele pega a posição de onde você acessa do seu celular (através de uma série de cálculos baseado nos sinais transmitidos entre seu celular e a torre de celular mais próxima) e envia aos servidores do Google... o Google trata exibe a sua posição geográfica em um mapa.. Não com tamanha precisão (pelo que li erros de até 500m a 5000m) mas que exibe o mais próximo de onde você está.
Ah detalhes.. não precisa de GPS ...
Ah e outro detalhe é de grátis e está disponível para baixar rapidamente no seu celular. (Google Maps)
Pena que só funciona com os aparelhos mais novos como Nokia S60/Symbian, Windows Mobile e alguns mais recentes da Motorolla e Sony Ericsson.

Agora vamos pro lado prático... O que retorna pros usuários?!

Adicione ao serviço um sistema que permite adicionar serviços integrados no mapa como lojas, restaurantes, fármacias. E aí o usuário digita "pizza" Voilá! Aparece o usuário no mapa com sua posição e ao mesmo tempo marcado as pizzarias mais próximas de você.
E só não falo isso não... pense que agora localizar e saber se amigos estão proximos de vocÊ será mais fácil ainda. Só ligar o aplicativo e o sistema já localiza para você seus amigos em questão.
Quer saber qual eh a balada de hoje... Vai no aplicativo e ele exibe o que tem de bom por perto..
As idéia são várias e as oportunidades são múltiplas...
Aguardar para ver ser a Google vai lançar uma API para desenvolvedores para acessar tais serviços do mylocation (Aí onde eu entro poder brincar com esse serviço) e quem sabe traduzir para Português (Brasil ter sua chance!)
Comentários lá de onde eu trabalho eh que realmente funciona o aplicativo e foi testado em um aparelho N73 onde ele exibiu com um erro médio de 100 m a posição do usuário.
Putz sensacional... Parabéns a Equipe da Google que sempre está com um passo a frente.
E sim FUNCIONA EM RECIFE!

Deixa eu comprar meu nokia n73 (rts of Asia, for instance. fim do ano do papai noel) pra poder brincar com tal serviço!
Isso é so o início ....
Ah e se seu celular tem GPS ele usa o sistema de GPS para poder te localizar!

Jogos multiplayer com seu celular

Vejam a sacada...

Você está com seus amigos e estão afim de jogar um jogo multiplayer.... Aí tem que arrumar um videogame e fora que geralmente só dá pra 2 controles...

A idéia... Colocar todos na frente de uma tela gigantesca com a tela do jogo e depois usar os celulares como controles para controlar seus personagens....

E não é delírio não.. oa aí a prova dos nove abaixo:


News Features of Netbeans Mobility Pack 6.0

News and interesting stuff from the new version of Netbeans IDE Plataform..

See it here.

Jarpa: Java packaging for Flash lite Developers

Interessante esse projeto..

A possibilidade de empacotar aplicativos desenvolvidos em FlashLite em .jars (java) para serem executados em celulares com JavaME.
Parabéns à idéia e principalmente por ser de iniciativa brasileira. =D
Expandindo realmente o mundo do Flash Lite e mais opções ao desenvolvimento móvel.

Do site I2 Tecnologia:

Jarpa

Recently, a new generation of mobile phones with support for Java ME and Flash Lite has been taking widespread acceptance by the market opening the door for hybrid applications. Looking for this business potential Jarpa was created allowing Flash Lite Developers deliver their content as Java ME applications.

Created by me (Felipe Andrade) and my friend Alessandro Pace, Jarpa is a free of charge software solution under terms of Apache Software License.

Read more about Jarpa.

http://code.google.com/p/zxing/

Reconhecimento de Barra de Códigos (QrCodes) é agora um Projeto open-source vinculada ao Google!!! (Com uso em celulares)

From the Google website:

ZXing (pronounced “zebra crossing”) is an open-source, multi-format 1D/2D barcode reader library implemented in Java. Our goal is to support decoding of QR Codes, Data Matrix, and the UPC family of 1D barcodes. It will provide clients for J2ME, J2SE, and Android.

Why? There are several great readers out there, and there are bits of open-source code already for decoding, but not both at the same time. We want everyone to have access to some great source code to play with, so we decided we’d try an experiment, and open up our in-progress effort. Maybe some of it will be useful to you — maybe you can help improve it.

“Version 0.1.” Everything that’s there, works, even if it could be improved. But not everything that we want to include is there, not by a long shot. We figured it best to release ZXing early while still in development.

Currently working:

1. UPC support
2. QR Code support

Some key features are still to-be-implemented:

1. Data Matrix decoding
2. Support for advanced JSRs

Achei muito legal as recomendações desses slides retirados do blog do André Furtado referente ao Imagine CUP com dicas de como melhorar suas apresentações (Slides)... Isso não só vale ao Imagine Cup como também em projetos profissionais que necessitem apresentar resultados ou introduzir seus projetos em slides. Vale a pena dar uma olhada!



Efficient MIDP Programming (Nokia)

Para os interessados em Tecnologia JavaME, achei esse artigo interessante lá da Nokia, falando sobre programação Eficiente usando o MIDP Profile com algumas dicas..

Está aí o link e deixado o recado.

Efficient MIDP Programming

SÃO PAULO – O mercado de aplicações de negócios voltadas para dispositivos móveis deverá crescer em média 102% ao ano no mundo, durante os próximos cinco anos.

A estimativa faz parte do estudo Mobile Business Applications and Services, que acaba de ser concluído pela empresa de pesquisas ABI Research. De acordo com o estudo, cada vez mais as empresas estão liberando dados específicos do negócio para dar suporte ao trabalho de seus funcionários de campo – que também coletam informações enviadas para os sistemas corporativos.

Mas, segundo a ABI Research, os principais fatores que têm feito a demanda pelas aplicações móveis crescer são a melhoria expressiva dos recursos dos dispositivos de acesso – como smartphones e handhelds – e, ainda, do acesso em banda larga sem fio. Essas facilidades têm estimulado o uso da mobilidade, particularmente, nas áreas de vendas, de manutenção e assistência técnica, de transportes e de saúde.

O estudo revela ainda que o crescimento do mercado de aplicações móveis de negócios deverá impulsionar também a demanda por serviços adicionais. Um desses serviços é o gerenciamento dos dispositivos usados pelas equipes de campo.


Fonte: InfoExame


Preciso dizer alguma coisa ??

Novas Tecnologias...

Achei bem interessante esse artigo do WebSinder falando sobre as novas tecnologias que estão aparecendo. Vale destacar algumas que coloco aqui.

1. Mobile

A popularização dos smartphones e aparelhos mais modernos, assim como a redução do preço dos pacotes de tráfego de dados, estão permitindo que mais pessoas utilizem a web pelo celular.

Com as telas menores e, por enquanto, conexões mais lentas, muda em parte a maneira de se comunicar: é preciso criar páginas mais leves, legíveis e flexíveis, que funcionem em todos os tipos de dispositivos.

Está para chegar também a tecnologia 3G, que permitirá tráfego de dados sem fio em velocidades muito rápidas, tornando possível, por exemplo, a transmissão de vídeos pelo celular.

(...)

3. TV digital

Sabemos que ela vai chegar a São Paulo em dezembro, mas é difícil saber que recursos estarão disponíveis e a aceitação pela população. Para quem for otimista, vale a pena estudar todos os recursos que a TV digital oferece, desde a qualidade de imagem até as possibilidades de interação.

Um ponto importante será a possibilidade de recepção do sinal de TV em celulares, gratuitamente.

(...)

6. Redes sociais

Com a multiplicação das redes sociais, será que elas continuarão tendo a mesma importância? Qual a próxima rede social a fazer sucesso no Brasil? Existem importantes redes sociais que estão chegando e merecem atenção.


[Webinsider]

Carreira TI

Achei esse post legal falando com dicas para melhorar seu futuro na carreira de T.I:
Colocar aqui alguns pontos principais:

(...)

Aqui vão algumas dicas dos conhecimentos que vão diferenciar você no mercado:

  • Inglês é fundamental. Se você quiser progredir em TI, inglês é tão importante quanto português. Se puder, aprenda espanhol. Espanhol não é português, e não acredite em ninguém que diga que espanhol é fácil, e que todo mundo entende. Eu já trabalhei em diversos países na América Latina e todos têm diferenças no Espanhol. Você pode passar maus bocados, para não dizer vergonha quando estiver falando ou escrevendo em espanhol.
  • Base de Dados: estude, crie e construa bases de dados. Isso é um grande diferencial em seleção de estagiários e profissionais iniciantes na carreira. Vocês ficariam espantados com a quantidade de pessoas que se aplicam para vagas e não sabem construir uma consulta em SQL.
  • Desenvolvimento: desenvolva macros, aprenda VBA. Excel é uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de TI. Saber manuseá-lo e ainda saber utilizar as ferramentas de programação dentro dele, é um diferencial muito bom.
  • Você sabe o que é Virtualização de Servidores? Já ouviu falar em VMWare ou Virtuozzo? E Microsoft Virtual PC? Se sim, ótimo. Se não, é melhor correr atrás e conhecer como isso funciona. Virtualização é, e será um dos tópicos mais predominantes em Infra-estrutura de TI nos próximos anos, por estar diretamente ligada com uma potencial racionalização de custos e a campanha Green IT (falarei sobre esta em outra matéria).
  • Você sabe o que e Tier 1,2 e 3 em sistemas de armazenamento? Dê uma olhada no site da EMC: www.emc.com.
  • Aprenda uma linguagem de programação: JAVA ou .NET. Simplesmente pelo fato de que são as mais utilizadas hoje nas empresas.
  • Você sabe falar em público? Quantas vezes você esteve na frente da turma para apresentar um trabalho? Aproveite a faculdade; em alguns anos você estará na frente de gerentes, diretores e clientes, apresentando soluções e propostas. E então? Como vai ser? Existem diversos cursos que ajudam você a falar em público, e se expressar. Não me entendam mal, timidez não é pecado, mas você precisa ter a habilidade de demonstrar suas idéias e conceitos.
(....)

Leiam mais no próprio site: MeioBit.

Sun, Tips and Book

Continuing the saga of the tips:

Sun launched some articles giving some tips too as you can see here:

How to Encrypt Data in Java ME Applications Using the SATSA API

Activing Alerts in MIDP 2.0



And for end Appres Editor launched a new book about using JavaME Games API. Take a look here.
Netbeans Team launched some tips about creat MIDlets for Mobile Clients to WebServices using Netbeans Plataform. Take a look at it here.

Utopic Idea

I would like to register here some ideas that i had recently...
One of future applications and we'll see that is the evolution of contact lists of our cellphones. The design of contacts lists haven't changed and the differences are not very visible by the implementation of one device to another. What i propose it's to creat a new type of contact lists by making it using a lot of inovations agregated to then.
What we can do:
** Using the power of notifications manager.. We can see when a friend of the contact list is near by and the device notifies us when it happens.
** Maybe we can know where our friends are by using some maps integrated with our device that tells where our location is.
** We can send messages like SMS, E-mails, Send archives easily with our contacts.
** We can share our contacts lists and we can create like a social contact list networks and see if me and my friends have the same friends
** We can put profiles or photos to improve our contact list making it more interesting.

I have other ideas but that's it for now....

I was thinking maybe with the android sdk we can create applications that can connect Gmail, Google Calendar, orkut at one place. Like We can receive e-mails and the device tells us (pop-up notifications) that a e-mail received (same as in the deskop). We can receive, read , upload and navigate at the orkut and maybe see my friends are at the moment and with google calendar i can see my tasks and my agenda or to-do lists anytime with my device.
As you can see.. with android we can transform a device in a real Google Phone ! hehehe I thinks it's one of the goals of the Android and Google Team.

Let's wait and look foward to upcoming news!

For your Knowledge

1 - Sony Ericsson Developer World is running two Wiki competitions simultaneously during November with the focus on both the UIQ 3 and Java™ ME platforms. The competition is open to all registered Community members, with two phones - a UIQ 3-based P1 smartphone and a Java Platform 8 (JP-8) W910 Walkman® phone - up for grabs as prizes. Any article published in the UIQ 3 or Java ME sections of the Developer World Wiki could be a potential winner and the submission deadline is December 2, 2007.
For more info here.

2 - Cool apps that surprise and delight mobile users, built by developers like you, will be a huge part of the Android vision. To support you in your efforts, Google has launched the Android Developer Challenge, which will provide $10 million in awards -- no strings attached -- for great mobile apps built on the Android platform.
For more info here.


So,
Cellphones and $10 million...
What are you waiting for ?

Android SDK

Google finalmente lança o Android SDK...

Let the development begin...


Ideas to Climb up!


*** First of all, one of applications that i was imagining ... it's a application that you can access your orkut's profile and some areas like scraps and albuns. A easy way accessing then by your cellphone. It could be done using a application in Java or maybe with a web site prepared for it. Anyway in Brazil people loves the orkut.. and we can make money or sucess with it by creating this application now being used in cellphones with low cost of course...


*** My second application would be a social system that could identify people next to your at your own cellphone. Using a free-cost technology like bluetooth or wi-fi our application could find itself automatically and updates itself when people get closed by me. Besides that we could send messages and upload photos to our albuns... And maybe meet new people using this cellphone and discover where my buddies are at everytime. (You think this app like a Twitter hehe but Brazilian!)

*** My third app. would be a place finder where you could search for places that you're interested and the app. could find it for you based where you located or maybe based in your taste. In accordance with your criterias you could find a lot of things like places to eat, shows, bars, coffee houses, etc only using your cellphone and of course find out what places the people will go!

*** My fourth app, it would be a Blue-Garage .. It's interesting because i was sundelly discussing about this topic at my english class. The simple idea is to open my garage door automatically as soon as i arrive using the bluetooth of my cellphone. With some criptography the bluetooth could send some signals to the door open device and when it recognizes that i'm close it opens the gate automatically... Interesting hun ?

*** My fifth and last application it would be a Fuel MobiSheet. With it, we could apply information at it and we after can see our costs with fuel, km/l, km, litters of gasoline, what fuel station etc.. only using my cellphone and web.


For now it's it...

Some ideas and new stuff to come!
=D

Open Social API Google for Orkut

Post interessante mesmo falando sobre o OpenSocial API do google e explicando mais sobre a estrutura do Orkut! (Para desenvolvedores... Vou te dizer alguém vai ganhar dinheiro com isso ou pelo menos fama... Alguém vai desenvolver um site com um repositório de aplicativos do Orkut para serem baixados ou até uma comunidade do orkut com tais aplicativos! aguardar para ver =D)
O que eu quero seria um aplicativo do google maps integrado no meu orkut e eu poderia saber onde estavam meus amigos agora... Ou quem sabe meu orkut mobile que eu poderia acessar td do celular!)

Fonte : Google Code

Anatomy of an Orkut Application

An Orkut application is comprised of several parts, all of which combine to form a structured user experience. As you develop your application, we recommend this guide as both a checklist of components which should be utilized, as well as a means to understand the relationship between these components:

  1. Application Directory
  2. Directory Listing
  3. My Applications
  4. Left Navbar Link
  5. Canvas View
  6. Showcase View
  7. Friend Updates

Application Directory

The Orkut application directory provides a listing of all applications, making it a primary starting point for a user to browse and add applications.



Directory Listing

The application directory contains directory listings for each application which provide a concise view of an application using a title, thumbnail image (120px wide, 60px tall) and brief text description (300 characters max). When a user clicks the "add application" button on a directory listing, the application is immediately added to the user's left navbar and profile page.



My Applications

The my applications page is used to manage a user's existing applications, as well as provide an entry point for the application directory. Through my applications, a user can add an application by its URL, remove an application, and access the application directory.



Left Navbar Link

Once an application is added, an icon and the first 13 characters of the application title appear in the user's left navbar. This links to the application's canvas view.



Canvas View

The application's canvas view is the full-page view of an application, framed by Orkut's top and left navigation elements. With the canvas view, you can take advantage of additional screen space to provide functionality beyond what a user might see in the showcase view. The canvas view can also span multiple pages, increasing the range and depth of features your application can provide.



Showcase View

The Orkut profile page is a representation of a user, summarizing a user's identity, friends, communities, photos and more. On this page, applications have a showcase view that is smaller than the canvas view, but still useful in summarizing application information and providing a means for users to complete simpler tasks.

Since a user's profile is visible to both the user and others, an application can have distinct views based on whether the viewer is the owner of the page. For all viewers, it is often good practice to allow your application's showcase view to serve as a means of self-expression for the user. When the viewer is a friend, the showcase view is an important place to market your application by outlining the core experience your application provides.



Friend Updates

Friend updates are a passive way for a user to view his/her friends' activities (i.e. Orkut's activity stream). As the user's friends update profile information, add videos and photos, or add new applications, the most recent updates appear in the "updates from your friends" section at the user's orkut homepage. Applications can utilize friend updates by posting information to a user's activity stream when a user adds or interacts with the application.


FeverPatch07_06112007.pngRFID e Hospitais! Bela combinação. Qual a idéia? Criar uma nova tecnologia de adesivos capazes de moficiar significativamente o tratamento de pacientes nos hospitais. Reduzindo erros médicos através de um pequeno band-aid com um dispositivo RFID que se comunica com smartphones, PDAs e celulares.

Através da comunicação do adesivo com as bases de dados dos hospitais, médicos e enfermeiras poderão sincronizar prontuários com maior precisão, evitando assim trocas de medicamentos, interpretações errôneas de exames etc.


Uma ajuda e tanto para o pessoal da área de saúde, que vive virando plantões e pulando de uma clínica para outra.

Fonte: Ubergizmo

Fonte : MeioBit
Opera Lança novo Mini Broswer Opera Mini 4!! Algumas funcionalidades interessantes especialmente para os donos de aparelhos que possui a tecnologia de touchscreen.. é que a barra de rolagem pode ser arrastada com os dedos ! Fora o sistema de zoom e a visão em modo de minimizdo como o broswer do Iphone!!
Muito mais sobre o novo broswer aqui.

Dica de Blog + Google Android!

Achei esse blog muito legal...

O Desenvolvedor Móvel.

Recomendo a todos...

Por sinal gostaria apenas de lembrar aqui que o Google está lançando dia 12 de novembro uma SDK para desenvolvedores da sua nova plataforma para celulares que permitirá desenvolver aplicativos.
O google Android.
Mais informações aqui.

Youtube API

YouTube API Blog

Acabei de ler no post de Ricardo Ogliari no seu blog Mobilidade é Tudo

que a Google anunciou o lançamento de uma API em Java para acessar diversos serviços do You Tube (YouTube API).

Fiquei também impressionado visto porque com essa API pode ser feita muita coisa legal especialmente em integrar vídeos e outro serviços quem sabe no seu celular via webservices!


Uma leitura aprofundada pode ser vista aqui.


Projeto Google Code You Tube API

Each of the following Google services provides a Google data API:

  • Base
  • Blogger
  • Calendar
  • Picasa Web Albums
  • Spreadsheets
  • Documents List
  • Google Apps Provisioning
  • Code Search
  • Notebook
  • YouTube

Idéias com Web 2.0 -> Celulares

Hoje lendo alguns blogs de rotina...
vi um blog que me chamou atenção... Não colocarei o post inteiro aqui... mas queria deixar algumas partes do texto que são importantes citar:

myxer.jpgMyxer, a mobile content delivery company, announced that it has reached over 3 million users, making it one of the largest distributors of mobile content. (...)

Currently, more than 7 million pieces if mobile content are downloaded per month, at a rate of roughly 3 downloads per second. Myxer offers over 150,000 free ad-supported ringtones, wallpapers and videos. Users can make their own ringtones, videos and wallpaper from music and files a customer already owns.

(...)

Myxer

O que eu quero dizer é que existem já sites que permitem você customizar seu celular e baixar diretamente para o mesmo sem nenhum incômodo ou trabalho.
Por exemplo.... em vez de ficar baixando vários softwares conjuntos .. como Photoshop, ferramentas específicas de fabricantes, aplicativos de mixagem e extração de som, conversores, etc.. você poderia ter um site que reuniria todas essas funcionalidades e poder rapidamente colocar o conteúdo gerado por vocÊ direto para seu celulares. E eu falo de Wallpapers, Temas e Screen Savers e até toques pro seu celular....
Agora mesmo eu ouvi a música Rihanna- Umbrella, e queria pegar o refrão e colocar como trutone do meu celular... Pergunta que eu faço?
Tem como eu fazer tudo isso sem precisar instalar drivers para conectar seu celular no pc, download e programas de extração de musica etc e outros artificios??
Entendem ? Usuário quer comodidade e tudo que for mais fácil para ele ... ele com certeza vai atrás.
Aí entrava um site tipo o Myxer aqui no BRasil.. e voilá quem não sabe resolve seu problema?
Um Web 2.0 que tenha todas essas funcionalidades integradas fora um repositório do conteúdo que o usuário gerou... Afinal de contas... para que ter todo o trabalho de gerar esse toque de mp3 da Rihanna... se a usuária marina15 já gerou e disponibilizou já ao público no site?
=D

Fiquem antenados... isso eh Web 2.0!

A nova cara do orkut!

A nova cara do orkut!

Está com recursos interessantes e visual atrativo. (COm o lançamento do Open Social!)

opensocial_orkut.jpg opensocial_orkut_2.jpg

Fiquei impressionado com a tecnologia implantada em JavaME nesse jogo
American Gangster:

Interesting post from this blog... specially when i saw this on the site Tnow:

Google will announce that tomorrow the alliance with other companies trying a plataform pattern that will allow software developers the creation of compatible products with famous and small social nets like LinkedIn, hi5, Friendster , Plaxo, Ning and of course the Orkut!. The idea is that built common plataform will be called as OpenSocial.

And the post of course from this web-site Orkut Applications. The autor tells about some stuff cool that we can possibly do when the orkut API will be available from Google to developers.
See more and the post of course, here.
Veja um serviço 3G interessante que está em pesquisa por cientistas franceses:

Pesquisadores da firma francesa Accenture Technology Labs desenvolveram uma tecnologia para celulares atuais 3G equipados com câmera digital que em breve poderão ser utilizados como uma ferramenta importante para obter informação.

O Pocket Supercomputer ainda é um protótipo, mas já começa a modificar a maneira de se utilizar um celular para encontrar informação sobre produtos ou anúncios, atualmente feitos apenas via digitação de termos em um sistema de busca WAP.

Um impressionante vídeo divulgado pelo NewScientist, demonstra a aplicação de um celular com a câmera ativada e pesquisando itens como, por exemplo, uma embalagem de salgadinhos japoneses. Neste caso, o celular informa, via voz que a embalagem contém um ingrediente ao qual o usuário é alérgico.

Quando a capa de um livro é captada pela câmera, rapidamente uma comparação de preços em diversas lojas é feita, ou ainda resenhas são encontradas. O sistema funciona através de uma integração em tempo real entre um servidor central e o aparelho, que rapidamente compara itens filmados com imagens previamente cadastradas em um banco de dados.

O servidor, então, que roda um algoritmo chamado Scale-Invariant Feature Transform (SIFT) encontra informações relevantes que são enviadas de volta ao celular. Este algoritmo utiliza milhares de pontos de referência, capazes de analisar características físicas e retornar resultados precisos.

Fredrik Linaker, líder de desenvolvimento da ferramenta, explica que para criar um banco de dados de 5 mil itens, os pesquisadores levam aproximadamente um dia, embora para que a verificação de um objeto ocorra basta alguns milisegundos.

O uso de um servidor central é importante porque é difícil armazenar um banco de dados muito grande em um celular, além de ser difícil também propor um software genérico para qualquer marca e modelo, explicou Krystian Mikolajczyk, da Universidade de Surrey, na Inglaterra.

David Lowe, da Universidade de British Columbia, no Canadá, que em 2004 desenvolveu o algoritmo empregado no invento, acredita que sua criação será muito útil para celulares, se tornando um método conveniente para os usuários que queiram informações sobre objetos e locais.

Mesmo que a tecnologia ainda possa demorar a ser incorporada na vida dos consumidores, a Accenture já planeja utilizar o Pocket Supercomputer para fins científicos. Entre as aplicações possíveis para a tecnologia está estudar o uso dos celulares, auxiliar na navegação de robôs ou até mesmo auxiliar pessoas cegas.

O vídeo mostra também o celular sendo utilizado para reconhecer uma placa de vídeo e ensinar ao usuário como instalá-la ou ainda demonstra como seria possível utilizar a câmera para navegação em mapas e objetos 3D.

A Accenture não é a única empresa a pesquisar reconhecimento via imagem em celulares. A Microsoft tem um sistema chamado Lincoln, em que um usuário realiza capturas de tela e envia-as para identificação. Já a californiana Evolution Robotics, usa vídeos para identificar objetos com uma tecnologia em uso no Japão e batizada de ViPR.

Fonte : Geek


E é claro o vídeo:

top