Carreira TI

Achei esse post legal falando com dicas para melhorar seu futuro na carreira de T.I:
Colocar aqui alguns pontos principais:

(...)

Aqui vão algumas dicas dos conhecimentos que vão diferenciar você no mercado:

  • Inglês é fundamental. Se você quiser progredir em TI, inglês é tão importante quanto português. Se puder, aprenda espanhol. Espanhol não é português, e não acredite em ninguém que diga que espanhol é fácil, e que todo mundo entende. Eu já trabalhei em diversos países na América Latina e todos têm diferenças no Espanhol. Você pode passar maus bocados, para não dizer vergonha quando estiver falando ou escrevendo em espanhol.
  • Base de Dados: estude, crie e construa bases de dados. Isso é um grande diferencial em seleção de estagiários e profissionais iniciantes na carreira. Vocês ficariam espantados com a quantidade de pessoas que se aplicam para vagas e não sabem construir uma consulta em SQL.
  • Desenvolvimento: desenvolva macros, aprenda VBA. Excel é uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais de TI. Saber manuseá-lo e ainda saber utilizar as ferramentas de programação dentro dele, é um diferencial muito bom.
  • Você sabe o que é Virtualização de Servidores? Já ouviu falar em VMWare ou Virtuozzo? E Microsoft Virtual PC? Se sim, ótimo. Se não, é melhor correr atrás e conhecer como isso funciona. Virtualização é, e será um dos tópicos mais predominantes em Infra-estrutura de TI nos próximos anos, por estar diretamente ligada com uma potencial racionalização de custos e a campanha Green IT (falarei sobre esta em outra matéria).
  • Você sabe o que e Tier 1,2 e 3 em sistemas de armazenamento? Dê uma olhada no site da EMC: www.emc.com.
  • Aprenda uma linguagem de programação: JAVA ou .NET. Simplesmente pelo fato de que são as mais utilizadas hoje nas empresas.
  • Você sabe falar em público? Quantas vezes você esteve na frente da turma para apresentar um trabalho? Aproveite a faculdade; em alguns anos você estará na frente de gerentes, diretores e clientes, apresentando soluções e propostas. E então? Como vai ser? Existem diversos cursos que ajudam você a falar em público, e se expressar. Não me entendam mal, timidez não é pecado, mas você precisa ter a habilidade de demonstrar suas idéias e conceitos.
(....)

Leiam mais no próprio site: MeioBit.

0 comentários:

top