Nokia oferece Biblioteca pra Desenvolvedores JavaME

Interessados sobre bibliotecas e APIS de JavaME ?? A Nokia oferece aos desenvolvedores o JavaME Developer's Library 2.0 que contem muitas referências técnicas sobre JavaME . Link digno de favoritos!


O google já está atrás também do seu pedaço do mercado, tanto que fontes já dizem q ela pretende lançar esse mÊs seu Gphone. hehehe O novo aparelho celular do Google com aplicativos famosos produzidos por ela já embutidos.
Vamos ver o que o google é capaz no mundo do hardware agora .. hehe

Foto divulgada em março deste ano do suposto 'Google Phone' (ZDNet/ Engadget)Desde março, quando os primeiros rumores de que a Google estaria desenvolvendo um telefone celular vieram a tona, muitos rumores e boatos sobre o “gPhone”, como o celular da gigante de buscas ficou conhecido, foram divulgados.

Segundo informações do Engadget e do portal de notícias do jornal O Globo, o lançamento do gPhone deve ocorrer em breve. A data escolhida seria o feriado de 3 de setembro, em que os americanos comemoram o Dia do Trabalho (Labor Day).

O Engadget entrou em contato com fontes do próprio Google que confirmaram o rumor de que o “gPhone” seria baseado em um sistema operacional de código aberto, como o Linux. O preço do aparelho, que não terá tantos atributos como o iPhone, deve ser fechado em torno de US$ 100. A proposta do “gPhone” é ser um aparelho de baixo custo, indo na contra-mão da sofistificação tecnológicado do badalado telefone da Apple.

A plataforma do telefone, segundo as fontes citadas, foi criada pela Android, desenvolvedora de soluções baseadas em sistemas abertos. A Android foi adquirida pelo Google em 2005.

O Engadget ainda apurou que o termo “gPhone” não vai se referir necessariamente a um único aparelho, mas a uma série de modelos adotados por vários fabricantes, como a Sansung e a produtora asiática de produtos eletrônicos HTC – segundo apurou outro blog, o CrunchGear, que informou que a produtora já estaria envolvida na produção de uma versão do telefone.

Os celulares do Google serão habilitados com os serviços mais populares da empresa, como o Google Maps, aplicativos como o Docs e o Gmail, além de um sistema de monitoramento GPS.


Retirado do TNow

Pois é meus caros, Motorolla que corra atrás porque se não a tendência é cair mais ainda... e o que significa isso ?? Prejuízo = Falência!
Triste notícia para os fãs da motorolla... Porém congratulações para a Samsung que tempos pra cá vem investindo pesado em celulares com funcionalidades e designs tentadores. =D


Sem nenhum alarde – nem mesmo um comunicado à imprensa -, a coreana Samsung fechou o segundo trimestre como a segunda maior fabricante de aparelhos celulares do mundo, desbancando a Motorola. Os coreanos venderam 37,4 milhões de aparelhos no período, ante os 35,5 milhões da concorrente, de acordo com a americana Fortune.

Dois pontos sustentam a estratégia da Samsung para conquistar o mercado. O primeiro é o preço. O modelo UpStage, por exemplo, pode fazer downloads sem-fio de músicas e custa cerca de 99 dólares, ante os 499 dólares do iPhone. Já o BlackJack, um aparelho com teclado completo, também sai por 99 dólares, metade do preço de um BlackBerry.

O outro pilar da expansão é o foco de seus aparelhos. A Samsung se posicionou na camada intermediária de celulares, oferecendo produtos para quem não precisa da sofisticação de um iPhone ou BlackBerry, mas também não deseja um modelo básico. "A Samsung é o sapato confortável dos celulares", afirmou um especialista de mercado à Fortune.

Briga pela ponta

A Samsung já deixou claro de que não se contentará com o segundo lugar. Em uma conferência no início do ano, o diretor de telecomunicações, Gee Sung Choi, manifestou sua intenção de desafiar a líder mundial do setor, a Nokia, que vendeu 100 milhões de aparelhos entre abril e junho. "Não há nenhuma razão para não alcançarmos a Nokia", disse. Segundo a Fortune, Choi tem preparo para enfrentar a missão. Entre 1998 e 2003, quando liderou a divisão de televisores da Samsung, o executivo levou a empresa da sexta para a primeira posição no setor.

Para bater a líder, a Samsung pretende ampliar as vendas nos mercados emergentes, como a China. Essas regiões, porém, não serão fáceis de serem conquistadas, pois já estão tomadas por seus concorrentes diretos – Motorola e Nokia -, além de contarem com fabricantes locais, como a Lenovo, na China.

Em busca de diferenciação, a Samsung vai apostar nos aparelhos de preço médio, a fim de se tornar o principal fornecedor para a classe média desses países. Além disso, a companhia vai também investir nos consumidores de maior renda, oferecendo aparelhos com múltiplas funções e design arrojado. O mercado de celulares de luxo é o que oferece as maiores margens de lucro, e o burburinho gerado pelos lançamentos ajuda a reforçar a marca.

Retirado do site: Mobile News

Floggy é um framework de persistência de objetos para aplicações J2ME / MIDP.

O objetivo principal do framework é abstrair do desenvolvedor os detalhes de persistência, reduzindo o esforço de desenvolvimento e manutenção.


Como? Visite o site do projeto: http://floggy.org

Detalhe: o projeto é 100 % brasileiro!

Empacotamento de Aplicativos (Geraçao do JAR)

Um artigo escrito por Prof. Douglas Frari explicando sobre Como empacotar seus aplicativos j2me para a execuçao nos dispositivo está no ar. Mais informações no site dele via esse link

Motodev Studio Lançamento



A Motorola lança a ferramenta MOTODEV Studio (versão atual v7.3 Beta), que basicamente é uma personalização da IDE Eclipse 3.2 com as ferramentas Java ME da Motorola integradas.


Os desenvolvedores poderão construir suas aplicações usando as vantagens da IDE Eclipse para codificação do código, execução/teste e empacotamento, podendo simular as aplicações do emulador da Motorola, usando o plugin popular Eclipse ME. Tudo isso sem custo e pré configurado para o desenvolvedor fazer suas aplicações.

Os requisitos do software são:
  • 500MHz ou superior para processamento
  • 512MB RAM
  • Sistema Operacional Microsoft® Windows 2000, Windows XP
  • Aproximadamente 200MB de espaço em disco
  • Sun JDK v1.5 ou superior.
Retirado do manual que vem no produto:

Download MOTODEV Studio for Java ME

Download MOTODEV Studio for Java ME, Motorola tools fully integrated into the Eclipse platform, from this link (166MB) http://developer.motorola.com/ to your Desktop.

Download Motorola Java ME SDK, the standalone version of MOTODEV Studio for Java ME, designed for use with UEI-compliant IDEs, from this link http://developer.motorola.com/ to your desktop.



Retirado do Blog do Prof. Douglas Frari

Gostaria de indicar um ótimo artigo que eu li sobre T.I e entrevistas. Ou Seja, como se portar e se preparar em entrevistas de seleção na área de T.I escrito por André Furtado. Ótimas dicas ele dá, e por sinal um belo guia para você que quer se preparar para tentar vagas de emprego em empresas multinacionais como Google, British telecom...

Segue o artigo no link abaixo.

Linha de Código.

J2ME EDIT

A code editor for your mobile...
  • Create source code files in Java, C/C++, PHP, and HTML

    Phone_2

  • Store files locally or over the internet
  • Compile Java and C/C++ source code directly from your mobile device
  • Create notes, memos, and word wrapped documents
  • Editing features such as copy, paste, find/replace, undo, and more...
  • Send files to anyone via Email
  • Load files to your mobile from the internet
  • Assign any key on your device to do exactly what you want
  • Advanced data compression allows for small and fast data transfers
  • Collaborate with others with the option to share the same files with multiple users
  • Personalize your interface from fonts and text color to screen size and background color..

E eu não sabia que podia ter um editor de código no meu celular! veja que maneiro!!

From : Mutant Musings
An interesting study from mobile users, that tell us some facts that we've already known...
See it...


The study found that, during 2005-07:

  1. 56.3 % of students at Ball State would accept ads if they got something free in exchange.
  2. Of theses, 37.5 % said they would be willing to accept an ad if they got a free ring tone in return.
  3. 21.4 % preferred the idea of a discount or coupon to a restaurant, cinema or supermarket.
  4. While 20 % wanted free minutes, upgrades or access to internet and music.

The university study also found that:

  1. 36.7 % of its students had received a text message ad in 2007, up 13 % on 2005 and that their students are less worried about how a business obtained their phone number than previously.
  2. The percentage of students who were said to be “very concerned” dropped by 25 percent while “concerned a little” fell by 33 percent.

Other stats:

  1. The number of college students with cell phones with video cameras increased by 33 percent
  2. Forty percent of respondents sent photos via cell phone or e-mail in 2007, up by 10 percent
  3. Ten percent sent videos to another cell phone or e-mail addresses in 2007, up 7 percent
  4. Fifty percent said they had downloaded a ring tone in 2007, up from 8.5 percent
  5. Twenty percent have downloaded wallpapers or screen-savers, an increase of 18.1 percent

From Enrique Mortiz Blog

Tips for J2Me and Java Development

Some tips that i found at the mutant's musings blog and i think it's very interesting for our knowledge (specially for developers):


  1. Avoid creating objects in a loop. i.e. Try to avoid create instance of a class in a loop.
  2. Use String literals instead of String objects (created using the 'new' keyword) if the content is same. JVM maintains an unique list of references for "interned" strings to avoid duplicate String objects in heap memory. So when you create a new string via String Literal, the JVM checks whether the String object exists, if yes, it would returns the reference and would not create a new String object, i.e. unique string objects. But if strings are created with "new", the JVM does not perform checking and would always create a new string object in heap. If you absolutely have to use "new" to create String objects, make sure you "intern" the strings, i.e. intern()
  3. Make used objects eligible for garbage collection. Whenever you are done with an object make that reference null so that it is eligible for garbage collection.
  4. Do not keep inheritance chains long. Never keep inheriting chains long since it involves calling all the parent constructors all along the chain until the constructor for java.lang.Object is reached.
  5. Accessing local variables is faster than accessing class variables
  6. Use lazy evaluation, lazy object creation whenever possible. Lazy evaluation refers to the technique of avoiding certain computations until they are absolutely necessary. This way we put off certain computations that may never need to be done at all. Lazy object creation allows us to delay the memory allocation to an object till it is not being put into use. This way a lot of memory is saved till the object is actually put in to use.
  7. Never create objects just for accessing a method.
  8. Use primitive data types rather than using wrapper classes.
  9. Whenever possible avoid using class variables, use local variables since accessing local variables is faster than accessing class variables.
  10. Use StringBuffer for string concatenation operation only if String resolves at runtime. Use + operator for concatenation gives best performance if Strings resolve at compile time.
  11. Avoid putting method calls, assigning values to variables, or testing for conditions in a loop. Try to put them outside the loop if you can.
  12. Avoid using method invocation as termination condition in a loop, try to use temporary variable for loop termination condition.
  13. Avoid using exception handling in a loop.
  14. When using short circuit operators place the expression which is likely to evaluate to false on extreme left if the expresion contains &&.
  15. When using short circuit operators place the expression which is likely to evaluate to true on extreme left if the expresion contains only ||.
  16. Use System.arraycopy() for copying array instead of using a loop.

Fale com Seu telefone !

Que aplicativo interessante!!! O vlingo é um aplicativo que permite trazer reconhecimento de voz para celulares com JavaME usando um MIDlet que pode preencher text fields com o que você diz ao seu telefone. Impressionante!! tem até um vídeo exemplo mostrando algumas das funcionalidades! O mais legal é que a API é disponível (Claro pagando) para desenvolvedores para porem em seus aplicativos. No demo mostra-se até um exemplo de uma loja virtual de música, que vocÊ dita a música e ele acha o álbum e música. Melhor ainda se adequar isso tocando a própria música e aí ele reconhecer qual música tocar. (Se lembram do MotoId?? )
Pois é !Muito bom e melhor me inspira mais a desenvolver meu tcc (Mais informações em breve!!) .
Site do Vlingo aqui.

A Era Do VideoGame Documentário!

Documentárioo muito interessante!!! A era DO Videogame!! Como surgiu os jogos clássicos como PONG, PAc-Man, SpaceWars..... UmA série de 5 episódios retirado da própria Discovery colocada no Youtube!!
Recomendo Ver os vídeos!

Episodio 1, parte 1

Episodio 1, parte 2

Episodio 1, parte 3

Episodio 1, parte 4

Episodio 1, parte 5

Episodio 2, parte 1

Episodio 2, parte 2

Episodio 2, parte 3

Episodio 2, parte 4

Episodio 2, parte 5

Episodio 2, parte 6

Episodio 3, parte 1

Episodio 3, parte 2

Episodio 3, parte 3

Episodio 3, parte 4

Episodio 3, parte 5

Episodio 3, parte 6

Episodio 3, parte 7

Episodio 4, parte 1

Episodio 4, parte 2

Episodio 4, parte 3

Episodio 4, parte 4

Episodio 4, parte 5

Episodio 4, parte 6

Episodio 5, parte 1

Episodio 5, parte 2

Episodio 5, parte 3

Episodio 5, parte 4

Episodio 5, parte 5

Carrinho de Compras Computadorizado!

E Acreditar que qd eu tinha uns 12 anos, eu sonhei com isso!!! hehehe Olha aí em realidade ...

Direto da Folha Online:

O Pão de Açúcar abre nesta terça-feira uma loja com um novo conceito de compras, aliando conforto e tecnologia. Uma das "atrações" do supermercado é o carrinho, que porta uma espécie de "computador de bordo", um dispositivo PSA (Personal Shopper Assistant), da Intermec, desenvolvido para a loja.

A maquininha indica ao cliente onde está o produto desejado e pode registrar a compra do item, que é imediatamente embalado em sacolas por um funcionário. Ao passar no caixa, o cliente apenas paga o valor da compra registrado pelo "computador". A loja será aberta no Shopping Iguatemi.

Divulgação
Tela indica onde estão os produtos e registra compra do item
Tela indica onde estão os produtos e registra compra do item

O grupo investiu R$ 3,9 milhões na loja, para ampliá-la e acrescentar os itens inovadores. "Queremos sugerir, inspirar e transformar a rotina das compras em uma verdadeira viagem culinária, inovando a maneira de pensar e produzir as refeições", afirmou José Roberto Tambasco, diretor executivo da rede Pão de Açúcar.

Além da Intermec, a empresa fechou parcerias com Microsoft, IBM, Unisys, Bematech/Gemco, Megamídia, Toledo, Cisco, Itautec, Software Express, Vertigo, VitualGate e CA. para viabilizar as novidades.

A loja também tem uma balança digital com dicas e receitas. O cliente pode escolher entre os 40 diferentes tipos de frutas exóticas que estão cadastradas no banco de dados da balança. Ao pesar, a máquina traz fotos e informações detalhadas, sugestões, dicas e receitas de pratos, saladas e sobremesas, que poderão ser impressas imediatamente.

A loja também terá cinco quiosques multimídia onde o cliente poderá ter informações sobre produtos e dicas de receita e tela com informações sobre o vinho escolhido, sua origem e safra.


A Coquetel, a mesma empresa responsável pelas clássicas revistas de cruzadinhas e passatempo acaba também de lançar os mesmos serviços na tela do celular. o serviço é oferecido por todas as operadoras. Para obter tais passatempo não é necessário acessar via WAP, basta solicitar via SMS. Também disponível via website via link.
Vale a pena!
=D
Alguém está ouvindo nossas preces!!!
E eu imaginando que empresas como SAMSUNG ou LG iam lançar SDKS para testes e desenvolvimento de aplicativos para seus modelos....
E parece que a SAMSUNG já deu os primeiros passos!!


Samsung have a new version of their Java ME SDK. And it includes a JBlend emulator.

Samsung Developer Area

Samsung Device Families
D900 (D600, D820, T809)
E200 (E380, E390, E500, E780, E830, P200, T509)
E250
E590
E740
E790 (E490, E530, E570, E620, E720, E880)
E900 (D800, D830, D840, P900)
F500 (F500, P300, X820, Z370)
J600
L760 (Z140, Z150, Z170, Z230, Z240, Z240E, Z300, Z310, Z360, Z500, ZM60, ZX10, ZX20, ZV40, ZV60)
P310
U100
U600 (U300)
U700 (P910, P920, P940, Z400, Z540, Z560, Z720, ZV50 .

Muito bom!! =D

From Jason Delport's Blog
Let's see a lot of soup of letters.... Linux, Windows Mobile, Symbian... Operational Systems for mobile phones!! Now we're seeing Motorolla launching a new line of linux O.S...
Wich do you think will it win ??
I think there is market for all! THey surely can share it..

Competition in mobile operating systems area is getting stronger. Apart from Symbian OS, MS Windows Mobile family, there are plenty of Linux based mobile platforms: Maemo (Nokia), Open Moko (e.g. Neo1973 phone), LiMo (Vodafone, NTT Docomo, Motorola, Samsung, Nec and Panasonic partnership), ACCESS Linux Platform to mention a few. According to CNN Money ("Motorola Unveils MOTOMAGX Mobile Linux Platform" article), Motorola announced its next generation mobile Linux platform - MOTOMAGX. New platform is supposed to "lay the foundation to deliver new levels of openness, flexibility, and support for third-party applications on Motorola mobile devices". In the next few years, up to 60% of Motorola's handset portfolio is expected to be based on Linux, with the MOTOMAGX platform playing a key role in supporting this strategy.
"Motorola's MOTOMAGX platform is designed to support a broad array of content created by third-party developers. Today, MOTOMAGX supports applications developed in Java ME(TM), with plans to introduce new WebUI (featuring web technology to enable widgets and Web 2.0 experiences) and native Linux application environments in upcoming releases. These three application environments, combined with the relevant tools available through Motorola's MOTODEV Studio integrated development environment, will help enable MOTODEV developers to innovate and accelerate time to market for their applications."


--
From Forum Nokia Blogs

MotorID: Reconheça músicas através do seu celular!

Imagine você na seguinte situação:

Você está numa festa. De repente começa tocar uma música que você adora, mas não sabe o nome. Então basta aproximar o seu celular do alto falante da festa por alguns instantes. O aparelho tentará reconhecer o som em um banco de dados com mais de 3 milhões de faixas. Caso encontrar, você receberá na tela do seu aparelho diversas informações sobre a música reconhecida.
Pois é... pois agora não só imagine, como você pode VIVER essa situação atualmente! Graças a Motorolla e a Sony Ericsson que inventaram um aplicativo que vêm já disponível em alguns aparelhos dessas fabricantes. Para Motorolla o aplicativo é o MotorID e para Sony Ericsson é o Track ID. Ambos disponíveis até agora respectivamente nos seguintes aparelhos: Rokr E2, W660 e W850i. Basta algumas configurações, para que ele reconheça o WAP do seu aparelho conforme sua operadora, e pronto! O programa já pode ser usado!

Saber mais sobre o MotorID da Motorolla: aqui.

o celular capaz de medir o nível de glicose no sangue!

glucophone1.jpgA HealthPia, empresa americana, desenvolveu uma tecnologia que vai facilitar a vida dos diabéticos. Trata-se de um celular capaz de medir a taxa de glicose no sangue do usuário.

Batizado de GlucoPhone, o aparelho funciona de maneira semelhante aos medidores de glicose digitais. Basta o usuário inserir a tira de teste num pequeno slot localizado na parte lateral do celular e pingar uma gota de sangue para amostra. Os resultados são armazenados no próprio telefone ou enviados para uma base de dados online, de acordo com a vontade do usuário.

O GlucoPhone, ao menos por enquanto, funciona apenas com o modelo LG5200, celular CDMA da Verizon. Ainda não há dados sobre o preço do serviço.

A lógica do celular que mede a glicose do sangue segue a tendência da tecnologia portátil de agregar, em um só aparelho, diversas funcionalidades essenciais para o cotidiano das pessoas.

Apesar de atender um nicho específico, o GlucoPhone é uma prova de que faz tempo que a tecnologia de telefonia celular não se limita apenas aos serviços triviais de ligar/receber chamadas. Desse modo, se fortalece o conceito de que os celulares são, cada vez mais, os nossos canivetes suíços tecnológicos.



From Tnow.

Uma introdução bem legal postada por Ricardo Ogliari no seu blog Penso Móvel sobre Flash Lite...
Dêem uma olhada, clicando aqui.
Divulgando o grande blog escrito por Ricardo Ogliari, Penso Móvel, irei falar sobre um post bem legal que ele publicou sobre touchscreen em J2ME.... como desenvolver tal funcionalidade??
Vale destacar que tal funcionalidade é muito útil para aparelhos novos que estão chegando no mercado como o Motorolla A1200i , Prada Lg,.. (celulares touchscreen com suporte a J2me em geral!)
Leiam o post abaixo:


O surgimento do IPhone da Apple mudou vários conceitos, um deles sem dúvida é a construção de interfaces para pequenos dispositivos, o uso de telas touch screen se tornou uma questão de sobrevivência. Aliado a estas mudanças culturais, aproveitei para escrever um breve resumo sobre como criar aplicativos Java ME que respondam a telas touch screen. (...)

Leiam mais no blog Penso Móvel.

Snew: Information and Widget Application

Handmark has a Java ME app called Pocket Express that delivers free SNEW. What's SNEW? Not much... What's new with you? :-) (Say it fast. You'll get it. It's funny)

Sports, news, entertainment, and weather--you can have it all with Java ME technology on your cell phone.

See:

Pocket Express: Fun stuff for your Java ME phone

Hinkmond WebBlog

Encher o bolso de conteúdo digital requer, muitas vezes, esvaziá-lo de dinheiro.

O cardápio oferecido pelas operadoras é enorme: vai de localizadores geográficos a lojas de música. Usá-los, no entanto, significa arcar com os preços dos pacotes ou dos downloads individuais. O custo também varia conforme a forma de acesso, se via WAP ou browser.

Cada página de internet visitada entra na conta dos dados trafegados. Diferenças entre planos contratados também causam impactos na cobrança.

Vale lembrar que é preciso entrar na internet, normalmente via WAP, para baixar os conteúdos oferecidos pelas operadoras e que cada canal ou site visitado costuma equivaler a várias páginas acessadas.

Uma página visualizada no browser tem, em média, 75 Kbytes. Se considerarmos que um pacote que permita o tráfego de 1 Mbyte sai por cerca de R$ 6 (o que significa algo em torno de R$ 0,006 por Kbyte), o preço de cada página vista no browser é de cerca de R$ 0,45.

Já as páginas do tipo WAP têm tamanho médio de 7 Kbytes. O preço da oferta básica para planos pós-pagos da Vivo e da Tim é de R$ 0,04 por Kbyte trafegado por WAP. Considerando que uma página WAP pese 7 Kbytes, clientes dessas operadoras chegam a arcar com R$ 0,28 a cada clique.

Na mesma linha, a Claro também coloca o preço do Kbyte visualizado em WAP mais alto que o do Kbyte acessado por browser. A operadora cobra R$ 6 por Mbyte avulso via browser e R$ 9 por Mbyte avulso via WAP (1 Mbyte equivale a 1.024 Kbytes).

Os valores para planos pós-pagos costumam ser melhores do que os para pré-pagos.

Ainda assim, a internet pelo celular se mostra salgada, especialmente se confrontada com planos de provedores de banda larga. O Speedy Light, por exemplo, que é uma das assinaturas mais simples da Telefônica, custa R$ 58,90 e dá direito a 4 Gbytes trafegados.


Da FOlha Online

Redes Sociais e o domínio do mercado de conteúdo de celular

Redes sociais dominarão o crescente mercado de MUGC (Mobile User Generated Content, ou Conteúdo de Celular Gerado por Usuários) de acordo com pesquisa recente da Juniper Research.

Mundialmente as receitas referentes a redes sociais, serviços de encontro e disponibilização de conteúdo pessoal passarão de US$ 512 milhões para 5,7 bilhões até 2012, sendo 50% desta receita referente aos serviços de redes sociais móveis.

Especialistas acreditam que apesar das redes sociais serem ainda embrionárias neste mercado, o crescimento exponencial destas aplicações vem sido constatadas pelas operadoras de celular. Em muitos casos a adesão as redes vem de forma viral. O grande desafio das operadoras é gerar receitas a partir deste interesse.

Um ponto importante para valorizar e manter esse crescimento em médio prazo é a criação de pacotes para uso de internet rápida em celular. Com o crescimento do uso do MUGC, em mercados mais avançados, a tendência é que os usuários substituam o uso do PC pelo celular para o envio de seu conteúdo.

Outros pontos destacados no relatório são:

- O número de usuários de redes sociais móveis deve passar de 14 milhões em 2007 para 600 milhões em 2012;

- Serviço de encontros (Mobile Dating) e Chat são responsáveis por 57% das Receitas MUGC em 2007. Espera-se que esse percentual caia para 21% em 2012 com o crescimento do uso de outras aplicações;

- O volume de download de conteúdos pessoais como o SeeMeTV, que deve ter 200 milhões de downloads em 2007, deverá crescer para 9 bilhões em 2012;

- Empresas que não possuem acordos específicos/exclusivos com operadores devem utilizar serviços gratuitos, ou modelo de negócios baseado em publicidade para ganhar visibilidade e market-share;

- O custo de tráfego de dados continua sendo uma barreira para a adoção massiva do serviço.

Importante destacar esses pontos acima.
Vamos aguardar né, especialmente no Brasil!

There is an article on the Nokia wiki about getting IMEI numbers from the JVMs on various Samsung, Motorola, Sony Ericsson, Nokia and Siemens devices. I'm not sure how accurate this data is...

Nokia Wiki.

From Jason Delport's Blog.

Sensor API and Sony Ericsson W910

Using the Sensor API with the accelerometer for W910 in Java ME


New Java™ Platform 8 (JP-8) phones introduce, among other things, programmatic support for sensors (JSR 256). This example shows how to utilize the sensor API to monitor the built in accelerometer found in the W910 Walkman® phone. This API can, in the same manner, be used for other sensors if available.

Link : Sony Ericsson Developer World


Meses após comprar Twango, finlandesa lança Mosh, onde usuários móveis podem enviar fotos, vídeos e games de até 100 MB de seus celulares.

Apenas duas semanas após comprar o site de compartilhamento de mídia Twango, a Nokia lançou um beta fechado de uma nova rede social para celulares.

Abreviação de "Mobile Sharing", o Mosh permite que qualquer usuário envie vídeos, imagens, ringtones e games de seus aparelhos celulares.

O site tem muitas funções de outras redes sociais, incluindo a habilidade para colocar tags, compartilhar conteúdos e criar listas de arquivos multimídia.

O serviço é gratuito para ser usado e não limitado a donos de celulares Nokia. Qualquer um com um telefone com WAP ou navegação padrão pode visitar o site do seu aparelho. Telefones da Nokia, porém, podem baixar um aplicativo que oferece acesso rápido ao Mosh.

A novidade também pode ser acessada pelo PC. Usuários podem baixar conteúdo para suas máquinas e então transferi-los para seus celulares, para evitar a cobrança das exageradas taxas telefônicas associadas com conteúdos multimídias.

Usuários registrados no serviço podem compartilhar itens com até 100 MB por vez. A fabricante não especificou a cota máxima que cada usuário terá, mas afirmou que o número é generoso e "maior que qualquer um necessite".

O Mosh é familiar à proposta do Twango, comprada pela fabricante no final de julho. O Twango é um serviço gratuito que permite que usuários armazenem e compartilhem fotos, vídeos e outras mídias.

Usuários podem enviar arquivos para o Twango a partir de diversos aparelhos, como telefones, e acessá-los sem se cadastrar no serviço.

Por enquanto, apenas usuários aprovados pela Nokia podem se cadastrar na comunidade e começar a usar o site. O Fórum Nokia, porém, oferece a membros da comunidade de desenvolvedores uma senha que dá acesso ao novo serviço.

From IDG NOW!

Muito boa essa iniciativa da Nokia!!! Aplicativos que permitem compartilhar conteúdo e além do mais acesso mobile ou não!!
=D Irei ver se esse Mosh é compatível com todos aparelhos mesmo...

Site: Mosh

    mosh-s.png

    mosh-s2.png

    mosh-s3.png


    mosh-s4.png




Palestra on-line "O presente e o futuro da computação móvel"

No próximo sábado dia 11 / 08 apartir das 14: 30 vai rolar uma palestra sobre computação móvel com Ricardo Silva Ogliari um fera em desenvolvimento de sistemas para celulares.

Migrei as palestras agora para todo o sábado, para ser algo informal e tranquilo.

Qualquer dúvida só falar, o link para o evento é

http://www.treinatom.com.br/betaEventos

Retirado do JavaFRee
Interessante artigo publicado pela Info Online falando sobre o geoweb, fenômeno onde agora serviços são criados, os quais permitem ao usuário apontar no globo a localização de todo tipo de informação estão criando a web geográfica.
Mais um detalhe importante, é que esa idéia é muito interessante. Um dia quando um cidadão recifense decidir pegar o belíssimo mapa do google maps e decidir mapear locais de interesse como pontos turísticos, baladas, shows, restaurantes.... você terá o maior guia de informações interativo do Recife. E grave que eu digo vai ser famoso! Aí acrescente a pitada do mobalada web + mobalada mobile pronto!!
Existe algo melhor??
Eu tive até no ínicio tal idéia, mas meio que parei quando fundei o mobalada Web (http://mobalada.blogspot.com)
Vamos aguardar!

Ah e a notícia da INFO falando sobre o Geoweb, encontra-se aqui.
Vocês conhecem todos os programas disponíveis para celular que permite você navegar em mapas, criar rotas e localizar vocês em mapas ao vivo via GPS ou outro sistema.
Pois o site IDG Now fez um levantamento dos programas mais famosos para esses tipos de serviço.
Recomendo fortemente darem uma olhada.
O Site está aqui.

Genius agora no celular...

Um clássico dos anos 80 voltou a dar as caras na telinha do celular – e criou até uma competição. Lembra do game de memória Genius, vendido no Brasil pela Estrela? O desafio de repetir a exata seqüência de luzes (nas cores amarela, vermelha, azul e verde) criou uma legião de viciados, entre os quais eu me incluía...

A versão do Genius para celular custa 11 reais e foi desenvolvida pela chilena AndinaTech, que também opera no Brasil, na Argentina e no Uruguai. A empresa é especializada em games móveis, usando tecnologias como Java, Brew e Flash. Neste ano, a Estrela também ressuscitou o game, mas numa versão reestilizada que não agradou muito aos antigos adeptos.

Uma das operadoras que vende o game móvel por aqui, a Telemig Celular (que está passando para as mãos da Vivo) se juntou à AndinaTech e à PUC Minas para criar uma maratona do Genius em Belo Horizonte. A competição vai acontecer no dia 25 de agosto no Campus São Gabriel da PUC. Pena que ainda não pensaram numa competição virtual.


Blog da Debora (INFO)


PS: hehehe, e eu que já fiz esse aplicativo com amigos em um minicurso de J2ME. Nosso projeto para o curso foi exatamente desenvolver o jogo Genius para J2me.. heheheh ee agora quem diria ... já tá bem famoso!!

Hehe... veja como esse Twitter é poderoso:

According to this PC-World article, the LA Fire Department is using Twitter:

The Los Angeles Fire Department has been the toast of the blogosphere in recent weeks after its efforts at using the micro-blogging site Twitter came to light.

Twitter allows users to post short (140 characters or less) notes. The fire department uses Twitter to post information about fires or other emergencies that it is responding to. These messages are then sent to users signed up to receive the information on their mobile devices.

During the May fires in Los Angeles’ Griffith Park, for example, the LAFD received press inquiries from the BBC and from news media in Prague, the Czech Republic, by way of Twitter, said Brian Humphrey, the LAFD’s public information officer. Humphrey maintains the Web 2.0 technology with another department spokesman, Ron Myers. The pair work 12-hour shifts to update the blog, send out twitters and other duties.


From SmartMobs
Uma das minhas previsões aparecendo...
E o mais engraçado... é que aplicativos como esse vão realmente crescer no mercado.
QUem não quer um programa no celular que possa enviar eficientemente vídeos ou fotos para celulares dos amigos, seu email, seu album/videos do orkut, flickr, blogs....
Até eu quero!! Adeus cabo USB! No more!!
O problema?? $$$... sempre!!! Operadores com suas tarifas eloquentes =P

Leiam ai o famoso PeerMe:

peerme.jpgToday we’re hearing about PeerMe’s One-Click Photo Upload tool. This is a newly launched Java app allows users to transfer pictures taken on their handsets directly to their Facebook pages, or for one-click blogging integrated with Twitter. Any other photo or blog site can also integrate PeerMe’s APIs and offer users the same type of ease of use functionality too.

“We are opening our APIs so that any other company can hook into these PeerMe features and offer one-click photo upload, blogging and other popular features to their user bases. This is the latest step in turning PeerMe into a leading mobile distribution platform for connected applications,” says company CEO Tom Lasater. “The Java version of the PeerMe product allows users to continue to enjoy PeerMe when they are on the move. You just need an unlimited data plan and you can use PeerMe to IM with your friends as much as you please. We believe that the one click photo upload and the one click blogging features will be a big hit among our users around the world.”

We’ve seen similar tools, but we’ll this a try and report what we found.

PeerMe

Retirado do site MobileCrunch

I've seen at Felipe Andrade's Blog a post about how to work with XML, Data persistence, Networking, Games, Physics and other stuff using Flash Lite and JavaME. The objective of the developer and author is to show to the developers the differences (advantages and disadvantages) of Flash Lite and JavaME. Felipe also offered a set of free applications to show these differences with source code.

Very nice! Good work Felipe

physics.png
See the post in his blog here.

Zap digital facilita encontro de solteiros


Retirado da Info Online:
Desculpem a demora por novos posts no blog, mas estou de volta... sempre atualizando com idéias e news no mundo mobile.
Queria destacar hoje a revista INFO Exame de Agosto/07 que como reportagem de capa fala sobre Smartphones (Porque é a hora de comprar um e aposentar seu celular).
Vale a pena dá uma olhada, e se possível adquirir. Por sinal fala até de serviços e a velocidade real do trafégo de dados oferecidos pelas operadoras brasileiras.

Dêem uma olhada.

Vejam aqui o conteúdo (indíce).

Mobile and Health : together to help your heart!

No doubts a great solution i think!! More healthier people using this solution and avoiding future problems with heart diseases.
See it now :


ronary heart disease is by far the most common cause of death in many countries. For example, every few seconds someone in Europe is suffering of chest pain caused by an insufficient supply of blood to the heart.

From Forum Nokia Wiki:

While a short-term oxygen scarcity usually origins angina pectoris, a long-term severe lack of oxygen causes a myocardial infarction, which may eventually lead to a cardiac arrest. Therefore it is very important to identify a heart attack and immediately seek for medical attention. However heart attack victims can wait on average two hours or more after the beginning of symptoms before they seek medical help but sadly it might be already too late then.

The electrocardiogram (ECG) is certainly the most effective way to identify anomalies in the cardiac activity. “An electrocardiogram (ECG or EKG, abbreviated from the German Elektrokardiogramm) is a graphic produced by an electrocardiograph, which records the electrical activity of the heart over time - Wikipedia

Symbian mobile phones provides excellent platform for home heart monitoring. The heart monitoring can be performed using wearable wireless ECG miniature sensor (e.g. Mega Electronics Wireless Bio-Amplifier, WBA), which continuously measures the heart activity and wirelessly transfers the data directly to the mobile phone using Bluetooth. The information then can be automatically transferred to the health care provider using mobile phone networks or even analyzed on the device.

Telecardiology system using smart phone technology

Mobile phone solution like this offers users the capability of recording and simultaneously transmitting the ECG signal whenever they feel pain in the chest or heart irregularities. Additionally, the feeling of being in virtual contact with the health care professionals provides a sense of safety, without the hassles of permanent monitoring.

However, several measurement sessions may need to be taken in different situations to assess the best information of the condition of the heart. So, this kind of mobile phone based ECG monitoring offers a valuable tool for easy measurement of ECG without interfering with everyday’s life.

Find more related topics in my blogs here.

Interesting point of view on a post that i saw at Mobile Phone Development website. It talks about the JavaME Market and tell us about why JavaME enterprise applications (non-games ) aren't not so sucessfull today. It's interesting that phones don't follow a standard model for JavaME API. Therefore,that causes a lot of fragmentation and specially the costs of a mobile carrier that only show off applications that they want... Yeah, we have to change that. To finish, it makes a good point telling about applications that have their bussiness logic processed at the Server are today more probable to get success...
See more on the article below


java.gifPeople often ask me why there aren’t that many successful Java ME consumer applications that aren’t games. I think this could be for a combination of the following reasons…

  • It’s not possible to do much with the phone specific features without the application being signed. Also, signing doesn’t currently mean it will work on all phones. It depends on what certificates have been put on the phone at time of manufacture and how the Java security domains have been configured. Games don’t usually have to interact with phone features so this is less of an issue.
  • Phone API capability varies widely which has resulted in a fragmented platform. Games only use a very restricted sub-set of the phone API - they tend to just write to the screen (canvas).
  • Network operators tend to only promote games on their portals.

It’s interesting that the few non-game applications that do become successful perform most of their processing at the server. Examples include Opera Mini, EmailViewer by ReqWireless (which was acquired by Google) and Google’s own mobile GMail application. These applications are just a window on more open, capable and consistent processing somewhere else. Hence, if you have an idea for a Java ME application such as this then it probably has a greater chance of being successful.

From : Mobile Phone Development

Navegando pelos blogs, encontrei esse pequeno aplicativo o Plusmo, ele permite a navegação de widgets em seu celular... Achei bem legal foi o design e interface do aplicativo, me deixando com idéias para futuros aplicativos que venha a desenvolver. O mais legal é que você pode adicionar novos widgets direto do site e sempre manter seu celular atualizado com bastante conteúdo. Sim, feito em JavaMe.

Google e seu Skype WiFi Mobile Phone

Interessante, esse comentário do TNow falando a respeito ds novos aparelhos que vão lançar junto a uma empresa de Taiwan onde o mesmo é baseado em tecnologia Wifi. A idéia é simples. Você tem o skype, mas você precisa de um pc ou de um dispositivo que tenha um sistema operacional que rode o mesmo... Porque não embarcar o Skype em um simples aparelho celular que funciona com frequência WiFi.. Hoola!! Você acaba de criar seu skype mobile =)
Ou seja, skype sempre disponível enquanto você tiver sinais Wifi para usar. Detalhe: FCC já liberou tal sinal para ser utilizado por companhias teleffônicas (frequencia de 700 MHZ).

Vamos aguardar e esperar o que o Google vai mostrar...

talk.jpg


Os rumores do dia envolvendo o Google são de que a empresa estaria trabalhando em conjunto com uma empresa de Taiwan para lançar no mercado um telefone baseado em tecnologia WiFi o mais rápido possível, se aproveitando das recentes decisões da Comissão Federal de Comunicação (FCC) dos EUA.

A FCC aprovou as regras para a freqüência de banda wireless em 700MHz, que deve ser aplicada já no próximo ano. O alcance dessa banda, que foi desenvolvida para transmitir dados de televisão digital com qualidade para grandes distâncias, pode ser também aproveitada por companhias telefônicas.

É aí que entra o interesse do Google em desenvolver um aparelho que habilite o Goofle Talk. A empresa de hardware “made in Taiwan”, chamada Wistron NeWeb, já desenvolveu telefones similares aos modelos que serão implantados ao Google Talk para o Skype.



Site: TNow
Olhando blogs diários, achei esse post bem legal do blog Mobilidade é tudo de Ricardo Ogliari falando sobre Google Maps e JavaME, especialmente sobre APIS que podem utilizar e validar tais serviços para o JAvaMe.
Vale a pena dá uma olhada.... Leiam abaixo:



"Vou postar aqui um pequeno resumo sobre uma pesquisa rápida que fiz sobre o Google Maps em Java ME. Na verdade queria encontrar alguma API, semelhante a que existe para integrar o Google Maps em aplicações web, mas, infelizmente não achei. Além da própria versão do Google (que é bem interessante) para pequenos dispositivos, encontrada aqui, achei duas que não conhecia:

Mobile GMaps: Segundo o próprio site, is a FREE application that displays maps from Google Maps, Yahoo! Maps, Windows Live Local (MSN Virtual Earth), Ask.com, Open Street Map and other sources on Java J2ME-enabled mobile phones, PDAs and other devices. MGMaps can connect to a GPS receiver over bluetooth or use internal GPS features on some phones in order to automatically display the map for your current position. You can pre-download maps and store them on your memory card in order to use them on the go without accessing the internet.. Eu testei no emulador Wireless Toolkit da Sun, achei o aplicativo bem legal, porém não gostei da demora na busca dos mapas e nas diversas vezes que pedia se a aplicação poderia usar a rede sem fio para baixar dados da internet, aquela pergunta padrão que a MIDlet faz quando o código tenta acessar uma página HTTP.

J2MEMap: com uma descrição sucinta e entendível do próprio site do projeto, It’s a small interface to GoogleMap. Infelizmente não consegui testar este projeto no emulador, ele simplesmente travava. Talvez fiz algo de errado. "



Tirado do site: Mobilidade é Tudo

PyConBrasil 3 - em Joinville



A cidade de Joinville, em Santa Catarina, vai sediar a conferência PyConBrasil 3 - Encontro Brasileiro da Comunidade Python, nos dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro. Serão apresentadas diversas palestras e treinamentos a respeito da linguagem Python, uma das tecnologias de programação que mais evoluem atualmente. As inscrições já estão abertas.

Segundo o site oficial do evento estão programadas cerca de 50 palestras e 10 treinamentos ministrados por expoentes da tecnologia Python no Brasil. A grade com a programação dos cursos e palestras pode ser consultada aqui.

O evento é organizado pela Associação Python Brasil, que disponibiliza no site banners para a web e cartazes em PDF para impressão.

O Python é uma linguagem de programação fácil de aprender e bastante poderosa, que pode ser usada em diversas aplicações, desde criar programas simples até grandes e complexos sistemas de tratamento de informações. Programas em Python podem ser escritos em modo texto, ter interfaces gráficas como qualquer programa do Windows e até mesmo ser usados para dar inteligência a web sites. Dentre os maiores usuários do Python estão a NASA, o YouTube e a empresa de efeitos especiais de George Lucas, a Industrial Light and Magic.

O site oficial da linguagem Python, contendo tutoriais e lições, é www.python.org. Lá é possível baixar versões para Windows, Linux, Mac OS X, Symbian, Palm OS e mais dezesseis outros sistemas operacionais.

From : GEEK
top