Tire fotos em formato RAW do seu Symbian Nokia

Durante a semana encontrei um aplicativo muito interessante para celulares Symbian Nokia que permite tirar fotos no formato DNG RAW. Para aqueles que não sabem, o formato DNG (Digital Negative) foi lançado pela Adobe e se firmou como padrão universal para imagens RAW geradas por câmeras digitais.
Para se ter uma idéia do poder da resolução da imagem, as câmeras que oferecem suporte a esse formato são normalmente equipamentos de alta-capacidade e uso profissional como câmeras da Samsung, Pentax, Ricoh, etc.

Resumindo, uma imagem RAW é o resultado da primeira impressão de luz que atingiu o sensor da camera no momento que a foto foi tirada, sem alterá-la em nada, então é possível ajustar posteriormente todas as variáveis da imagem livremente, como se estivesse “revelando” a foto (cor, luz, saturação, contraste, etc…)

À seguir duas imagens da mesma planta tiradas usando um Nokia N82, a primeira foi tirada utilizando a câmera ajustada para 5Mp e a segunda foi tirada utilizando o DNG Phone Camera e foi aplicada luz artificial, vejam a diferença:


As fotos tiradas são compatíveis com os seguintes aplicativos: Adobe Photoshop CS2, Photoshop CS, Photoshop Elements 3.0/4.0 e DNG Converter.

Para fazer o download do aplicativo, clique aqui.

Mais informações no Daily Mobile.


Fonte: Rodrigo Piccelli

0 comentários:

top