Com a chegada da tecnologia 3G, acrônimo para a nova rede celular da Terceira Geração, novos serviços estão aparecendo e trazem novos meios de interação com seus usuários. Aplicativos multimídia, serviços bancários, videoconferência, sistemas de localização móvel e diversos outros estão por vir a fim de explorar a principal característica do 3G que é a banda de transmissão de dados em alta velocidade (1 Mbps a 3,5 Mbps).


Interessante, é que com o lançamento dos serviços 3G pelas operadoras de celulares, vai surgir uma necessidade e mercado para explorar o nicho aberto por essa tecnologia. É necessário ver o comportamento das empresas em como vão aderir à essa tecnologia, seja adaptando seus processos com a integração do 3G ou seja lançando novos serviços para capturar novos usuários e ampliar a disponiblidade dos seus serviços prestados através de sistemas móveis.

Esse primeiro post trará algumas referências de como as empresas estão se adequando ao 3G e que serviços elas estão disponibilizando para esse novo tipo de mercado consumidor.

Bancos sempre são os pioneiros em lançamento de serviços móveis. Desde a popularização do serviço Wap, alguns bancos já lançaram serviços em que os seus clientes pudessem realizar as principais operações pelo celular, como: visualizar o saldo da conta corrente e poupança, fazer transferências, etc. Acho que não será diferente com a chegada do 3G, vejam a notícia abaixo:

ItauA partir de hoje, 25 de março, o Banco Itaú começa a oferecer serviços exclusivos para usuários de telefonia celular 3G.
Clientes com essa tecnologia terão serviços exclusivos através do Itaú Mobile.

Entre as novidades o acesso à TV Itautrade que oferece vídeos com principais notícias de investimentos; a posição consolidada da carteira de fundos de investimentos por meio de gráficos, além de acesso a relatórios da Itaú Corretora, em formato PDF. Hoje, o serviço ficará disponível para clientes Claro e Telemig Celular, empresa da Vivo, em Belo Horizonte, as únicas do Brasil a terem a oferta comercial 3G em 850 MHz.

“Com a tecnologia 3G conseguimos desenvolver serviços exclusivos aos clientes, com mais recursos e facilidades para ter acesso às informações do banco através do celular”, diz Luis Antônio Rodrigues, Diretor de Sistemas de Canais Eletrônicos do Banco Itaú, em comunicado distribuído à imprensa.

Fonte: MobileLife

Vamos aguardar e ver novos serviços lançados para essa plataforma. Fiquem de olho!

0 comentários:

top