Alguns aplicativos legais em Python para Symbian

Estava navegando pela net e acabei encontrando referências sobre 2 aplicativos bem interessantes para celulares Symbian S60. Vale a pena fazer alguns comentários e recomendações! Por sinal um deles foi desenvolvido por um brasileiro. Muito legal ver a galera catucando em Python, principalmente em celulares mobile.

O primeiro aplicativo é o Scribe , ele foi desenvolvido por Jay Fenton. O aplicativo é uma solução cliente desenvolvida em Python que permite você criar ou editar posts do seu blog hospedado no WordPress. Há suporte ainda para adição de imagens, links para outros sites, etc. Claro, desde que o usuário tenha algum conhecimento de HTML para adição desses recursos. O mais legal é que esse aplicativo, de acordo com a fonte SymbianBlog, foi desenvolvido em apenas 60 minutos!
Vejam como PyhonS60 também poder ajudar desenvolvedores em colocar suas idéias em aplicativos com maior agilidade e rapidez! Vejam alguns screenshots da aplicação:


Scribe Scribe


Essa é apenas uma versão beta e existem outras opções. Mas para uma primeira versão acho que pode ajudar muito aos editores de blog em postar conteúdo a qualquer momento usando seu aparelho móvel. Segue o link abaixo para fazer o download. Lembre-se de instalar o PythonS60 para o seu celular!

Download!

** Falta apenas um aplicativo-cliente para a ferramenta do Blogger. Talvez eu implemente!! Deixarei aqui como um gancho para um próximo aplicativo... Algo semelhante de postar fotos direto do celular no orkut ou no flickr seria interessante também. Mas isso deixo para um próximo post!


O segundo aplicativo foi desenvolvido por um brasileiro Douglas Fernandes. A solução é uma alternativa interessante para os usuários do Last.FM (serviço gratuito que permite a criação e compartilhamento de rádios digitais) que permite você usar o recurso de scrobbling do last.Fm através do seu celular. Antes de explicar do que se trata o aplicativo, explicarei o que é o Scrobbling.
A idéia é que o Last.fm constrói o profile de cada usuário baseado no gostos musicais do mesmo gravando no seu sistema detalhes (nome, banda, etc) de cada música que o usuário ouve seja através das rádios online do site , computador do usuário (windows media player, winampp, etc)
ou em seu mp3 player. Essas informações são passadas para o banco de dados do Last.FM (daí o nome "scrobbled" ) através de um pluggin instalado no player de música do usuário. Com isso, além de informar quais músicas estão sendo ouvidas pelo usuário, o Last.FM tem diversos mecanismos de networking social que permite recomendar novas bandas ou músicas com mesmo perfil ou gosto musical do usuário.

Agora, para os ouvintes de música que utilizam intensivamente seus celulares Symbian S60 como player de música, há um aplicativo que permite fazer o scrobbling de suas músicas ouvidas no celular ao serviço Last.FM. O aplicativo batizado de ASPyPlayer permite você usar o seu celular também como um novo meio de atualizar seu profile do Last.FM (quanto mais atualizações, mais o Last.FM pode conhecer seu gosto musical e assim recomendar novas músicas). Ele funciona também como um player de música além da existência desse Add-on para usuários Last.FM. Ele foi desenvolvido em Python e é um projeto Open-source e tem recebido um grande feedback de usuários do Last.FM! Recomendo!

Atualmente o ASPYPlayer está em versão beta e é gratuito, mas já disponibilizo alguns screenshots do aplicativo em execução:


Instruções para fazer o download do aplicativo se encontram aqui ou aqui.


Pois é, como podem ver PythonS60 é uma poderosa ferramenta para desenvolvimento de aplicativos mobile para celulares Symbian S60. Esses são alguns dos diversos aplicativos que existem hoje disponíveis para download gratuito. Se você se interessou em desenvolver aplicativos para essa plataforma, já escrevi um breve tutorial para iniciar o desenvolvimento.
Em breve, estarei lançando um tutorial mais completo para os interessados! Fiquem de olho no meu blog!





0 comentários:

top