Sociable

Lançamento do IPhone amanhã!!!

Amanhã às 18:00 PM, vai ser lançado pela Apple o tão esperado IPhone.. Celular MultiTouch Screen com Broswer Safari integrado... uma máquina pra ser sincero!! Todos aguardando ansiosamente o lançamento desse aparelho e acima de tudo o que ele pode fazer. Todos sabem que quando se trata de marketing ninguém vence a dupla invencível Steve Jobs/Apple.
Sem dúvidas, como foi com o Ipod... em questão de divulgação o Iphone já é topo nas paradas. Aguardar agora na realidade no que ele pode fazer..
Já pra dar um gostinho, achei esse vídeo bem legal de um trecho do keynote de SteveJobs no WWDC 2007 (18 dias atrás)... Falando sobre o IPhone e aplicativos desenvolvidos mostrando as funcionalidades integradas do famoso Iphone.

Mobile Stories at JavaME

Mobile stories with Java ME technology



Você interessado em ler historias em seu celular??
Uma empresa americana lançou um serviço em que você possa ler histórias pelo seu aparelho fora outras funcionalidades. O mais interessante é que já oferecidas mais de 10 MILHões de páginas pelo serviço!
Interessante, ein ?

Quero saber como o cara lê isso no aparelho com tela pequena... =D

Usando JavaME para ler.

Netbeans 6.0 e algumas possíveis futuras novidades...

Acho que um dos desejos dos desenvolvedores em JavaME é a possibilidade de ter o recurso de fazer a conexão do seu aplicativo empacotado pronto pra rodar (.jar) ao seu celular para testá-lo no aparelho real. O Clássico "Deployment".... Que é o processo mais lento. As ferramentas existentes hoje ainda estão muito incipientes nesse aspecto, e dá muito trabalho ao desenvolvedor para poder transferir o aplicativo ao aparelho recorrendo a soluções específicas. A idéia seria ter um aplicativo genérico ou funcionalidade que suprisse esse "gap" permitindo que assim feito todo o processo de desenvolvimento do aplicativo em javaME ele pudesse ser deployed no aparelho diretamente através da ferramenta como um add-on a mais no seu desenvolvimento e você nao se preocuparia em ter q transferir manualmente. Bastaria apenas, executar o aplicativo ou instalar o mesmo no seu celular.
A SUN já pensou nisso e com a versão do Netbeans 6.0 parece que o deployment foi adicionado à ferramenta... Dêem uma sacada no site ... muito legal mesmo a iniciativa!

America's CUP on your Cellphone

Since this monday (25), the reader of Folha Online can follow the news of brazilian team, which plays 2007 edition of America Cup at Venezuela on your own cellphone.

The access to clients of Vivo career must proceed through simple steps: select "noticias", "jornais", "Folha Online" and "Copa America" .

For others mobile careers, just only type wap.folha.com.br at the mobile browser of their cellphones.

In the content, the reader will be informed about Brasil's team players, score tables, competition calendar, besides folllow alive the score of matches.

Source: Folha Online

Rede social usa GPS para rastrear membros

Muito interessante a idéia de poder localizar seus amigos no mapa... porém quero lembrar que nem toda hora eu quero ser localizado e nem todos os meus amigos eu quero que me ache... e lembrar que o GPS ainda não é tão preciso com detalhes... QUero dizer ao meu amigo que estou na Rua X, Bairro: C Cidade: Y ou eh melhor dizer que estou no bar V comemorando aniversario de J... Melhor seria ache os amigos mais proximos..... Você está numa festa quer saber se tem algum amigo ali seu... mas a idéia abaixo ainda é válida..

Retirada do Geek:

A rede social Bliin tem uma aproximação diferente da maneira em que você pode encontrar seus amigos. Através de um cadastro e um plugin no celular você pode permitir que outros membros ou seus amigos escolhidos rastreiem seus passos através de GPS.

Os membros do serviço que optarem pelo recurso devem possuir celulares equipados com tecnologia GPS e depois baixar um aplicativo para o aparelho, que envia as informações para o servidor e mostra-as em um mapa provido pelo serviço Google Maps.

O site diz que o propósito está longe de ser a violação de privacidade, e que seu objetivo real é informar quando amigos estão próximos, facilitando assim que eles marquem de se encontrar.

Mas, certamente a novidade deixará os defensores da privacidade de cabelo em pé, principalmente porque outros serviços devem querer seguir a tendência.

Device Matrix updated

The Java ME device matrix has been updated. The database has been updated, bringing the device count to approximately 850 Java ME enabled devices. The number of devices has lead to 2 new features - multi-software select and paging. Now you can locate devices that offer your application's target software footprint. The paging feature reduces page clutter and improves navigation.

Source: Mobility Sun



Através do blog de Ricardo Ogliari, obtive acesso a um site bem legal para desenvolvimento mobile com JavaME. Um guia de tutoriais explicando o processo de desenvolvimento em JavaME feito pela NOKIA. Muito legal mesmo para iniciantes e um guia para desenvolvedores com certa experiência. Para entrar, clique aqui.

Ebay messages alerts (Allerta do ebay no seu celular)

Have you ever lost an eBay auction because you forgot to bid in the last few hours or minutes like you had planned? eBay offers a paid service, but why pay 25 cents for alerts when you can use our service for free?

eAuctionAlerts is simple to use and no registration is required. Simply fill out the form below and we'll send you a free reminder to bid on your item before it ends. Stop losing auctions and stop paying for auction alerts at the same time with eAuctionAlerts.com!


View the website here.


PS: Queria ter essa funcionalidade no mercado livre! Você participa daquele leilão e nos últimos minutos antes de acabar o mesmo, você for avisado no seu celular e aí poder dar aquele lance final para adquirir o produto! Boa idéia!! =D
Se lembram da funcionalidade do IPHONe do seu belíssimo broswer que era capaz de dar zoom em uma parte da tela ? Ou seja você o site em miniatura para melhor navegação e quando quiser ler algo de interesse só dar o zoom! Que tal você ter essas funcionalidades só que sem ter que desembolsar na compra do Iphone?
É o que o Opera vem trazendo na sua nova versão beta 4.0 (Opera Broswer).. Onde eles pretendem ter instalados mais de 15 milhoes de cópias nos seus aparelhos celulares..
Chequem o video demonstrando o broswer ou faça o download do emulador aqui.

operaminiscreen.jpg




Cafézinho agora? Sem trocados? Sem problema.. paga pelo celular!

Exatamente... é isso que a Italian Coffee, empresa nacional responsável por máquinas de café expresso está fazendo. Permitindo que quando você queira tomar aquele seu cafézinho bem relaxado você possa pagá-lo diretamente do seu aparelho celular.
Pois é... querem saber mais, clique aqui.

Idéias e aplicativos...


A idéia de poder acompanhar os campeonatos seja de futebol, basquete ou quaisquer esportes é mania comum dos afcionados pelos seus times. Melhor ainda é poder acompanhar seu time em qualquer lugar e a qualquer momento. QUer saber notícias do seu time? Placares dos jogos do seu time? Posição do mesmo na tabela dos principais campeonatos?? Pois ... pense você fazer tudo isso direto do seu celular... Ah claro, e isso já tem! Diversos aplicativos hoje já suportam tal tecnologia... Até agora as grandes empresas como a ESPN também está investindo em plataforma mobile como meio de comunicação para notícias de esporte... Vamos aguardar para a próxima inovação nessa área...


YouTube agora é mobile... Preciso dizer algo mais? Apenas dizer que é acessível via celular pela web... e tem que ser capaz de rodar vídeos 3gp. O mais engraçado é que na primeira vez que você acessa no site m.youtube.com exibe-se uma mensagem "Yout tube Mobile is a data intensive application. We highly recommend that you upgrade to a unlimited data plan with your mobile service provider to avoid additional charges." Ou seja, youtube já avisa aumente seu plano de dados ou prepare-se pra sua conta do fim do mês de celular vir às alturas. Boa saca do Youtube especialmente ajudando as operadoras de celular.

Sony Ericsson Launches New Phones and Accessories


Only to record here in my blog that Sony Ericsson is lauching a new line of products involving new cellphone models and new accessories for then.
I was amazed about the design and functionalities that phones had.
See with your own eyes... (So great ideas!)

CNET (Link)

Mapas, Celulares, Atrasos para reuniões : No More!

vznavigator.jpgAgora, problemas como marcar e achar esses lugares para encontrar com seus amigos, familiares ou amigos de trabalhos podem ter uma solução simples e óbvia! O que temos hoje? Hoje é seu aniversário e você quer comemorar o mesmo em uma festa na casa da sua avó que tem um mega salão de festa. Aí o próximo passo é explicar aos seus convidados como chegar nessa festa... Porque a localização é péssima! Aí as maneiras encontradas são: Ou avisar pelo telefone que pode ser complicado porque você vai ter que ligar de um pra um e com a chance de ele nao entender (seu convidado) e ter que te ligar pra saber onde fica porque está perdido na hora.... Ou manda aquele clássico email com um mapa feito na mão para seus amigos imprimirem e se guiarem até chegar no ponto. Problema esse que se o mapa não for bem feito você pode ser perder!... Agora vamos para a solução proposta pelo aplicativo VZ Navigator. O que ele faz é: você cria um mapa que é automático pelo aplicativo, seta as direções até o local da festa e depois só o mapa para os celulares dos seus convidados com as anotações certas para ele chegar no local. E que tal você receber o mapa no seu celular e em vez de ficar vendo o mapa, você ouvi-lo, ou seja ele passando as instruções "vire a esquerda.. " "vire a direita"... via áudio...
Parece que problemas como Amigos perdidos no caminho ou amigos chegando atrasado ou ter que ter o trabalho de fazer mapas manuais está para trás.
Rapaz! Adorei mesmo essa idéia! Porque não pensei isso ontem?! kkk Ontem, porque exatamente fui para um aniversário com um mapa manual e a gente acabou se perdendo... =D

Vejam o artigo em inglês retirado do Mobile Crunch:


Arranging a meeting place for a group of family, friends, coworkers or other groups can be quite a task. Verizon just made it easier to handle the herd with VZ Navigator. You can call up a map, create directions, and have the map sent to a friend’s phone with a note with added instructions. Friends who also use VZ Navigator can receive the map and use it to get audible, turn-by-turn directions. Next time you are organizing a dinner with your friends, you may want to get the phone out to chart out the best route for your friends to be sure they’ll be there in time for the reservation.



MotoCast: Integração aplicação ao Celulares Motorola


Quero destacar nesse artigo, a questão da motorola colocar um apllicativo fácil integrado no menu do celular você poder acessar conteúdos atualizados sem precisar baixar aplicativos em sites ou acessar sitws WAP...
Muito boa essa idéia... tornar o conteúdo como parte do aparelho e não uma peça ou acessório que fica à parte.
Serviços legais como comunidades de usuários de fácil acesso seria bem legal. você tem um conjunto de amigos e ai você gera essa comunidade e pode mandar msgs entre elas bem rápido. =)

Vejam mais sobre o motocast abaixo:


O maior desafio de agências e empresas que querem utilizar o mobile marketing é sem dúvida a dificuldade de acesso ao conteúdo. Números SMS indecoráveis e URLs WAP compridíssimas, como “www.nomedomeuserviço.minhaempresa.com.br/nomedaseção/meuserviçodenovo” não ajudam nenhum usuário a chegar em sua mensagem ou serviço.

A Motorola percebeu isso e lança o MOTOCAST, uma aplicação integrada ao telefone que sem downloads ou acesso a sites Wap provê acesso a informações e conteúdos atualizados a partir do menu do celular.

Para o lançamento, a Motorola planeja disponibilizar 2 canais: um com notícias da Reuters e outro que terá promoções e download de conteúdos da empresa.

Interface amigável, usabilidade e facilidade de acesso é o maior desafio na concepção de conteúdos móveis, e a Motorola sai na frente com esta integração tão desejada por bilhões de usuários de celular mundo afora.

Site: MobileNews
Pow... vi esse site contendo essa apresentação sobre como melhorar suas apresentações corporativas. Mas não só vale para esse tipo de apresentação como também como você elabora suas apresentações seja em empresas, trabalhos, faculdades, seminários, etc.
Muito bom mesmo!
Recomendo a todos, o site tem áudio e slides pra vc ouvir.
** Detalhe para "Agulha no palheiro..." A Agulha é a informaÇao necessária e essencial que nós necessitamos e o palheiro são as diversas informações que passamos que não são necessárias. PRecisamos filtrar tais informações a fim de que fornecer apenas as informaÇoes que são essenciais.
Ou seja, obrigado pela informação que você Não me Deu... porque???
Saturação de informações = overload de conhecimento = Informações não concisas = Zero atenção da platéia.

Fica aí o recado!!

Vejam aqui a apresentação.

Telefônica lança um concurso de projetos inovadores



Achei bem legal, a idéia de lançar esse desafio pela Telefônica, agora os estudantes podem disputar lançando suas propostas e idéias em busca da melhor solução/idéia no ramo da telefônica. =) Pena que a Tim/Claro/Oi que ficam aqui em Pernambuco não impulsionaram tal iniciativa. Mas pode participar qualquer um estudante/profissional residente no BRasil.
Leiam mais abaixo:

Retirado do BlogVisão:


É uma atividade científica promovida pela Telefônica que tem como objetivo reconhecer e premiar propostas de negócios inovadoras que apresentem oportunidades reais para aplicação futura no mercado brasileiro.

Pretende instigar o empreendedorismo e a criatividade dos profissionais e estudantes brasileiros na busca de novas idéias e planos de negócios, por meio da premiação de propostas inovadoras, tendo como requisito principal o caráter de inovação dentro dos segmentos de atuação da Telefônica.

É um concurso nacional que será dividido em duas categorias de participação: Estudante e Profissional.

O Desafio Empreendedor Telefônica tem como objetivo premiar planos de negócios com soluções inovadoras que agreguem valor ao negócio da Telefônica. A solução deve estar estruturada na forma de um plano de negócios com potencial real para desenvolvimento futuro.

Entende-se por “inovação” uma nova forma de explorar comercialmente um serviço, produto, processo ou, ainda, a junção das tecnologias e serviços existentes para um novo negócio que possa ser desenvolvido pela Telefônica no Brasil. A proposta pode ou não envolver a aplicação de novas tecnologias.

A solução proposta deverá ser inédita, podendo ser um novo modelo de negócio que agrupe modalidades de negócios já existentes, porém ofertado no mercado de forma inédita.

CATEGORIA ESTUDANTE

1º lugar: prêmio em dinheiro no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), troféu e International Experience de 15 dias em Madri (vide descritivo item 11.1.3).
2º lugar: prêmio em dinheiro no valor de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais) e troféu.
3º lugar: prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e troféu.

CATEGORIA PROFISSIONAL

1º lugar: prêmio em dinheiro no valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) e troféu.
2º lugar: prêmio em dinheiro no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) e troféu.
3º lugar: prêmio em dinheiro no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e troféu.

Increva-se aqui

Regulamento completo aqui

Calendário

Interessados em desenvolver em JavaMe para celulares Sony Ericsson (como K310, W800, W810, W300, W600, Z530...), dêem uma olhada nesse pdf que lista as diferentes versões (Configurations + APIS + Profiles) disponíveis ao programador/desenvolvedor existentes em cada aparelho.
Para acessar o pdf, é necessário apenas digitar umas letras para verificaçao de segurança no próprio site.

The Java ME GUI APIs


Como podemos ver na figura acima, apenas um preview da quantidade de APIS gráficas disponíveis para JavaME hoje. Vejam a possibilidade de usar APIS famosas gráficas para desenvolver em diversas plataformas como CDC 1.1 e profiles como a chegada do MIDP 3.0...
Muito interessante, o artigo falando mais sobre APIS gráficas existentes e as próximas inovações no próximo JSR a ter sua versao final : MIDP 3.0....

Vejam uma amostra :

  • MIDP 1.0 (JSR-37)
  • MIDP 2.0 (JSR-118)
  • MIDP 3.0 (JSR-271)
  • Personal Basis Profile 1.0 (JSR-129)
  • Personal Basis Profile 1.1 (JSR-217)
  • Personal Profile 1.0 (JSR-62)
  • Personal Profile 1.1 (JSR-216)
  • Scalable 2D Vector Graphics 1.0 (JSR-226)
  • Scalable 2D Vector Graphics 2.0 (JSR-287)
  • Mobile 3D Graphics 1.0 (JSR-184)
  • Mobile 3D Graphics 2.0 (JSR-297)
  • Java Binding for OpenGL ES (JSR-239)
  • Advanced Graphics and User Interface (JSR-209)

Leiam o artigo aqui...


Melhoras no Audio dos seus Aplicativos Mobile!

Interessante ferramenta que desenvolveram para resolver um dos problemas sérios de aplicativos mobile especialmente jogos.... mXMFtool que permite voc&e desenvolver sons extremanmente legais e levar o audio dos seus aplicativos para um outro nivel!
Vejam mais nesse post tirado do MobileCrunch:



mXMFTool_1.jpg

While mobile gaming is getting better despite the small size of the third screen, and even control issues are adapting, one thing is still missing, namely the audio. Mobile gaming sounds like something straight out of the days of the Atari 2600. Turns out all you need is some Faith, or more accurately Faith West.

This month the mobile content technology developer will introduce the first real improvement in audio quality with their new product, mXMFTool, which leverages the flexibility of open standards. While it can be used for games, this tool will also work with other audio applications for mobile devices including ringtones. Faith West is bundling a library of 125 royalty-free mobile game audio sound effects to help developers get started.

“Increasingly, we’ve found that customers want to include more and more sophisticated audio in their applications,” says Haruko Kurata, Director of Faith West, “and mXMFTool allows developers to make highly creative use of their limited resources. Right now, Mobile XMF is doing for audio what 3G is doing for data. Sound designers can generate as realistic a level of sound as MP3, while keeping file sizes small and as easy to manipulate as MIDI.”

The mXMFTool is also optimized for use with the Qualcomm CMX multimedia engine software, and this is currently installed on more than 250 million handsets worldwide. Developers can even preview their content using a CMX emulator. OK developers, what are you waiting for? How about some better mobile gaming sound effects already!

Aí mostra o poder da plataforma Symbian!

Todos sabem que puxo uma sardinha pro lado do JavaMe pelo próprio teor dos meus posts aqui nesse blog. Mas quando se fala de mobilidade, tem que ser independente de plataforma. Eu acho que é esse o futuro, o poder de escolha de tal plataforma que melhor atenda os interesses do desenvolvedor. Seja Python, Brew, C++, JavaMe, Ajax... Aí vejo um blog falando sobre um aplicativo fascinante feito pra a plataforma Symbian (Celulares nokia S60)... A idéia é: você tem suas clássicas webcam que geralmente se conectam via USB com os pcs. O que o aplicativo propõe é um aplicativo que torna o seu celular a sua webcam que pode se conectar via USB ou via Bluetooh. Ou seja Uma camêraa Móvel!!
Achei bem legal o propósito do aplicativo e é free! Nessas horas me dá vontade de trocar meu atual celular por um smartphone desse. Nokia Series 60...
Vejam mais no post abaixo retirado do site MeioBit:


meiobit-webcam.jpg

Por essas e outras que amo Symbian. Sempre aparece alguém inventando algo curioso e inteligente para a plataforma. No caso é o W/iGo, uma aplicação que transforma seu celular Symbian s60 v.2 e v.3 em uma webcam, e sem fio, pois funciona tanto via USB quanto via Bluetooth.

Já vi outras soluções dessa linha, mas sempre funcionavam na base da gambiarra. Essa agora é uma brisa para instalar, dois minutinhos e pronto. Ela até envia para seu celular o programa necessário para conectar ao PC.

A aplicação que roda no PC não conflita com nada, nem com o Nokia PC Suite nem com o famigerado Stack Bluetooth da Microsoft, que aliás anda se comportando estranhamente bem no Windows Vista. Como se apresenta ao Windows como uma webcam convencional, pode ser usado no MSN, Skype, Yahoo Messenger, etc.

O download, de 3.57MB, pode ser feito através deste link. Solicitam um cadastro antes, mas é um preço justo por um freeware.


FONTE: MeioBit

The final release of Sun Java Wireless Toolkit 2.5.1 for CLDC is now available for download. This version includes:

  • bug fixes
  • USB tokens for MIDlet signing
  • support on Ubuntu Linux

Plus the following JSRs:

    * Mobile Service Architecture (JSR 248)
* Java Technology for the Wireless Industry (JTWI) (JSR 185)
* Connected Limited Device Configuration (CLDC) 1.1 (JSR 139)
* Mobile Information Device Profile (MIDP) 2.0 (JSR 118)
* PDA Optional Packages for the J2ME Platform (JSR 75)
* Java APIs for Bluetooth (JSR 82)
* Mobile Media API (MMAPI) (JSR 135)
* J2ME Web Services Specification (JSR 172)
* Security and Trust Services API for J2ME (JSR 177)
* Location API for J2ME (JSR 179)
* SIP API for J2ME (JSR 180)
* Mobile 3D Graphics API for J2ME (JSR 184)
* Wireless Messaging API (WMA) 2.0 (JSR 205)
* Content Handler API (JSR 211)
* Scalable 2D Vector Graphics API for J2ME (JSR 226)
* Payment API (JSR 229)
* Advanced Multimedia Supplements (JSR 234)
* Mobile Internationalization API (JSR 238)
* Java Binding for the OpenGL(R) ES API (JSR 239)

Twitter: Ferramenta ou uma simples brincadeira?

TwitterSe é possível fazer com o Twitter mais do que um simples pequeno blog que você comunica a todos o que voce faz? Se com um blog você hoje já faz a diferença... Blogs estão até influenciando a bolsa de valores dependendo da notícias que publicam... para mim isso seria normal.. o Twitter se tornar uma poderosa ferramenta de marketing para empresas que desejam criar comunidades específicas aos seus interesses mantendo usuários informados sobre tudo o que se ocorre.
Ainda nao vejo porque o Brasil nao entrou nessa ainda? =P
Estou à espera ansiosamente...

Veja mais sobre Twitter e seu poder de marketing aqui.

Sprint lança um sistema de busca via GPS em celulares

A operadora de celulares Sprint lançou um aplicativo novo que permite que os usuários possam buscar produtos em lojas próximas a eles diretamente do celular.
O serviço, que usa o sistema GPS embarcado nos aparelhos permite que os usuários consumidores possam usar seus celulares para achar qualquer um dos 85 milhões de produtos disponíveis em mais de 30.000 lojas por todo país dos EUA. Simplesmente, a pessoa digita a palavra-chave que pode ser o nome do produto, número do modelo no campo de busca no aplicativo para iniciar a procura.
A aplicação, disponível apenas para aparelhos específicos da Sprint dão a posições mais próximas das lojas que o produto está disponível e informações como promoções e descontos. Os usuários podem ainda salvar os produtos interessados em uma lista de compras, podendo compartilha-las com outros usuários via messagem de texto.

Legal isso ein?? Quero comprar algo e com alguns cliques eu posso saber onde vende e o seu preço! Só falta agora eu comprar ele via celular e receber em casa o produto!
hehehe =D
Tecnologia Móvel em Benefício do cidadão, sempre!

Fonte: USA TODAY

sonyericsson.gifSony Ericcson Developer World are offering the book “Wireless Game Development in Java with MIDP 2.0” by Ralph Barbagallo, free of charge.

javabook.jpgThe book features step-by-step examples in major game programming areas such as graphics, GUI, networking, tiles, animation, and sound. Additionally, the book goes into some detail about the business model of wireless game distribution.

Receiving the book requires that you sign up to Sony Ericsson developer World, update your profile to show your areas of interest and post to the free book thread.

PS: They only have 75 copies.. So hurry up!

Retired from Simon Judge's Website.



CTV: Controle Teleprocessado de Veiculos

Estava eu navegando na web madugrada adentro e acho esse aplicativo para celulares... gostei muito da idéia!!! Um aplicativo que processa o controle de abastecimento do seu automóvel. É tudo muito simples, você baixa o aplicativo deles no site no seu aparelho celular (é em JavaME) e daí você se cadastra no aplicativo agora é só partir para o uso... toda vez que você for abastecer só acessá-lo e colocar o valor do odômetro do seu carro ( qual a quilometragem em q voce parou para abastecer) , a quantidade combustivel e o preço da gasolina e daí envia para todas essas informaçoes para web (central) onde vai processar. Depois em casa é so ver os relatórios gerados para saber os custos mensais que voce anda com gasolina ou quantos km/litro voce pecorreu e uma série de outros. Pow Achei muito legal mesmo a idéia e a facilidade!! Acho que instalarei sem duvidas esse aplicativo...
Vejam mais os screenshots do aplicativo abaixo e o site para saber mais em: Aton Mobile Development

Screenshots:















Screenshots do Aplicativo (Celular)



Mobideia Feeds agora no Orkut!

Aqueles interessados em acompanhar meu blog pelo orkut.. eis a oportunidade!
O orkut lançou um serviço que voce pode acompanhar os posts do meu blog via RSS... ou seja vc clica na aba do lado direito relacionado ao meu blog na pagina inicial do seu orkut e pode acompanhar em tempo real todo meu blog sem precisar sair do orkut.. veja que legal!

Para ativar esse recurso, vá na sua página inicial do orkut e clique em Editar Feeds.
Agora, no campo URL: digite meu endereço http://mobalada.blogspot.com/feeds/posts/default
e depois clique em adicionar. Pronto!
agora quando quiser ver o que se passa no meu blog, basta entrar no seu orkut e ver a aba do lado de esquerdo referente ao meu blog e você verá os posts publicados!

é isso ae
=D
Achei esse artigo bem legal sobre gerenciamento de recursos em JavaMe utilizando uma cache local. Qual a idéia?? Geralmente quando desenvolvemos aplicativos em javaMe, vários recursos externos como imagens, textos ou outros arquivos que são usados durante a execução também são colocados no .jar do aplicativo desenvolvido causando uma sobrecarga no tamanho do pacote que será instalado no celular. Esses recursos geralmente são utilizados dentro do aplicativo durante sua execução.
Para solucionar esse problema de tamanho de .jar uma soluçao possível é eliminar os recursos externos do pacote ganhando assim menor tamanho em jar e criando uma cache local onde os arquivos vão sendo baixados conforme foram necessitados ou todos carregados na primeira vez que o aplicativo é executado. E ficam la armazenados na memória esperando ser utilizados usando a idéia de uma cache local. Muito interessante!

Vejam mais:
Implementing a Local Cache to manage resources



hehehe yeah... It's a good service of course... you take pictures from your cellphone camera and share then with friends and meet new people. We're talking about the burstcast.
Not condening then but this is a very common usual service. Let's see new ideas about photo sharing into mobile services.

Want to share the photos you’ve taken on your mobile phone? While it is easy enough to send them via e-mail, you can use Burstcast to send to one online location for all to see.

Burstcast is an online image viewer that lets you e-mail your photos directly from the camera where they are then posted to a Web page. Your phone number and other personal information remains secure as well, so all that’s posted is the photo. On the Web page you can mark your account to be private or public, and photos are online almost as soon as you hit send!

Burstcast

I found this good article about MIDP UI giving some tips about developing user interfaces to JavaME Cellphones. The topics in this article are as follows:


  • The design of the MIDP UI API: covers the overall design of the LCDUI API, including the distinction between the high-level and low-level APIs. We introduce the common display and UI event models for all LCDUI Screen and Canvas classes.
  • The low-level API: covers the pixel-based API. We discuss how to draw on the Canvas and how to handle keypad events. A useful example illustrates how to add animation functionality to Canvas applications.

See it here.

Fotos, MMS, Celulares, Câmera, Cadê?

Porque a idéia do MMS não pegou ??
Agora que estive lendo sobre fotos, me bateu a idéia de falar um pouco sobre elas. Especialmente pelo fato de que hoje grande parte dos aparelhos celulares vendidos possuem uma câmera integrada. Porém o que eu não vejo é a extensão dessas fotos e vídeos tiradas desses aparelhos além dos próprios aparelhos. Fotos e vídeos que ficam ali armazenados nos celulares eternamente, esperando que o usuário ou passe para o PC via cabo USB (ihh tem que comprar cabo é?? ), ou via Bluetooth? (E se meu aparelho não tiver? ) ou via MMS (Sim, e o que é isso? e se eu sei o que é vo enviar para onde? ). Pois é, não é só a questão de transferência não que influencia. A qualidade das fotos também conta muito. Se eu tiro uma foto hoje, não sei se ela está realmente boa. As telas dos aparelhos celulares devido ao seu tamanho não ajudam a fazer uma análise real da foto que você tirou. São fotos quebra-galho que devido à baixa qualidade da resolução da câmera (maior parte das câmeras aqui no Brasil em celulares é de até 2.0 Megapixels. Raro encontrar acima disso.). Ou seja, muitos desafios ainda para você poder tirar uma foto satisfatória e enviar para o seu pc, amigo ou publicar no seu blog. Sim e o mms onde entra? Quem não sabe MMS é o acrônimo para Multimedia Message Service, Serviço de Mensagens Multímidia, que é oferecido por várias operadoras para os usuários poderem enviar não só textos como também anexos em formatos de vídeo ou fotos. Bem... é legal mesmo! Só que não vejo hoje muitos usuários usufruirem de tal mecanismo. Se hoje a febre é o SMS (Uma versão antes do MMS) que é o envio de mensagens de texto para usuários, não vejo a hora de o MMS tomar o seu devido lugar e entrar também como febre. O preço, é verdade, não ajuda muito, mas garanto que vai logo logo baixar. Basta os celulares ficarem mais potentes com super câmeras e um serviço bem customizado do tipo... Publique suas fotos e mande para seus amigos!! Ou melhor, poste fotos em tempo real do seu celular direto pro seu orkut... vê que maravilha!! Acho que um serviço para impulsionar o uso do MMS é o que falta para espalhar o uso desse mecanismo. Acho que serviço de fotos é algo bem legal, você tem fotos suas e quer espalhar elas seja pra seu email, email dos seus amigos, o seu blog, ou pro seu orkut ou pra algum serviço de albúm virtual tipo o Flickr. Ou seja, a possibilidade é grande e é claro vou dar uns 5 anos para que se aposentem as máquinas classicas digitais em detrimento de celulares poderosissímos com resolução acima de 5.0 megapixels. O mais legal ? O poder de publicar e enviar suas fotos para qualquer usuário ou serviço a qualquer momento.
Ahhhh ....é claro!! E já pensou com essa onda de Localizaçao do usuário via GPS? Ou seja suas fotos além de legendas vai vir com a posição ou local de onde você tirou a foto tudo automaticamente em um mapa!
Seja bem vindo à web 2.0, Câmeras Digitais e celulares equipados com sensores GPS.
MMS?? é só aguardar... =D
Vi um serviço legal lançado por um brasileiro, Recifense que desenvolveu o Mostrips... que você tira sua foto e publica-os em comunidades específicas que você participa. Amigos, Amigos do trabalho, etc... Você que manda!
O mais legal é que serviços como esse já começam a aparecer!!
hehe... cadê o Bloggile Marcel ?? (Pressão em primeira pessoa devido ao seu projeto utópico de desenvolver tal aplicativo!)
A idéia de poder enviar rapidamente arquivos do seu pc pra o celular ainda é meio complicado com alguns aparelhos que não são intuitivos. Às vezes quero passar uma música do meu pc pra o celular, mas tenho preguiça de pegar o cabo USB ligar ele no celular e no PC tendo às vezes que reinstalar o driver do celular no PC para ele reconhecer devidamente. Devido a todo esse processo, acabo meio que desistindo por preguiça de fazer tudo isso. Daí a idéia de eu ter um sistema bluetooth que eu pudesse rapidamente apenas com alguns clicks enviar arquivos pro meu celular estilo arrastar e colar. Heheh tudo fácil fácil. Sem muita dor de cabeça. E nem ter que tocar em nenhum cabo. Aí entra a tecnologia sem fio bluetooth presente em muitos celulares. Claro que essa idéia já foi implementada faz tempo, mas só a idéia do arrastar e colar que nem o Windows faz já me lembra a facilidade e comodidade de transferir arquivos entre meu PC e o meu celular.
Uma empresa americana, Exclaim, desenvolveu algo bem interessante nessa área... Se você está na internet e vê uma foto interessante e quer mandar pro seu celular, com esse plugin desenvolvido por eles com alguns cliques você envia todo esse conteúdo via sem fio para o seu celular... Bem legal, né?? Esse plugin por enquanto está funcionando apenas como add-on do Microsoft Internet Explorer. Leiam mais sobre ele abaixo :

There are already plenty of methods for getting photos off a handset and onto the Web or PC, but what if you want to go the other route? Everyone takes along a phone, plus if you have a really good photo of your kid, cat or car it’s likely to be better than what most camera phones can take. Pictavision MediaShare from Exclaim is a new handy-dandy browser plug-in application, which gives you an easy to use drag-and-drop tool to send photo content to a mobile phone. The current version of the app is designed for Microsoft Internet Explorer, but should be available for other browsers by the end of the year.

Images are dragged and dropped using the MediaShare interface, along with a personal message, which serves as a code on the other end. The text message with a WAP address then lets you open, view and save the images to the phone’s photo gallery.

Fonte: MobileCrunch

Poucos sabem que a linguagem Python é uma linguagem muito interessante pelo fato de ela ser interpretada, como um pequeno script facil de compilar e executar o mesmo. O mais legal dele é que ele pode ser usado para desenvolver aplicativos mobile em aparelhos com Symbiam (Sistema operacional) como Nokia Series 60 (S60). Pois essa é a sua chance de ver bom material e bom conteúdo sobre a linguagem Python.
Tudo começa com o fato de vc querer desenvolver um aplicativo Mobile.. e você sabe que quando se fala em um aplicativo não só seu core importa, mas como também o design! então qual a ferramenta mais poderosa ao se falar de interfaces? Flash Lite... e você sabia que Pyhton tem suporte ao Flash Lite?? Exatamente! Aí entra o projeto Flyer Open Source que integra Python ao Flash Lite. Mas calma! acho que fui rapido demais... Que tal uma pequena introdução do Python... e logo depois que vocÊ já se divertindo com a API gráfica, entra em questão e como acessar funcionalidades do meu celular.. como acesso a câmera, internet, som, etc... Aí entra alguns exemplos que pode te ajudar..., pois nós sabemos que nada que uma boa inspiração para nos ajudar. =D Mas certas vezes, vai ter momentos que a APi de Python nao vai ser suficiente, ou seja, você quer acessar um recurso do celular e por Python a API do mesmo não tem acesso ao recurso... e agora?? Quando falamos de S60.. falamos intrisicamente de C++... que permite acessar ao conteúdo nativo do celular... Mas e ai?? Aí que extende-se python para acessar códigos em C++ ! puft! você agora com python tem acesso a quase todos recursos oferecidos pelo Symbian.
Interface grafica + Recursos Basicos em Python + Recursos avançados em C++... ou seja python for S60.. é uma interessante plataforma para desenvolvimento de aplicativos.
Fiquem de olho!
Vejam mais detalhes em:

Use Python to write Wine Tasting Journal for Nokia N93

Para aqueles que não sabem, os arquivos SVG (Scalable vector graphics) permitem adicionar vetores e graficos em seus aplicativos mobile. Agora com suporte a JavaME atráves do JSR-226 e com suporte ao Netbeans Mobility Pack 5.5 você pode prover gráficos de alta qualidade para dispositivos tão limitados como os celulares. SVG permite scripting e animações e é ideal para interação, orientado a dados e gráficos personalizados. Ou seja, O que JavaMe pecava que era na dificuldade de iniciantes trabalharem com UI a baixo nível, o SVG vem tentar suprir isso de forma mais fácil e poderosa.
Achei esse artigo bem interessante que é um tutorial de como adicionar o SVG ao Netbeans Mobility Pack 5.5 Estou é impressionado é com o poder do SVG e do suporte ao mesmo provido pelo Netbeans. Vejam a imagem: Muito poderoso!!

Um preview do SVG em Ação

Vejam o Artigo aqui.
Finalmente... estou entrando de férias na faculdade.. agora com um tempo mesmo que pouco posso atualizar com mais frequência o meu blog de projetos e dar continuidade a jornada rumo ao Sun Certified Mobile Application Developer. Logo logo estarei postando slides explicativos sobre os principais topicos do SCMAD. Uma revisao e guia para aqueles que também irão tirar esse certificado. Já de inicio, gostei muito desse artigo do IDG sobre a evolução dos celulares desde o clássico tijolão até o tão esperado Iphone. Legal, ver o startac da motorolla como um marco da evoluçao dos celulares, lembro que meu pai comprou um desse na epoca. =)
top