Sociable

JSR : Piramide (Java ME)

Achei bem legal a pirâmide montada pela SUN, para mostrar as JSRS disponíveis para JAvaME...
Vejam a piramide e mais informaçoes sobre as JSRS disponiveis em:

JSRS: JavaME

Celular da Lg : Chocolate

Parece que o celular de nova geraçao o MX800 (Chocolate) parece que vem dado dores de cabeça para alguns usuários desse aparelho.... Dizem que o celular após alguns meses de uso vem com problemas no visor LCD, o qual o mesmo, trinca provocando pequenas rachaduras. Bom pesquisarem antes de procurarem comprar esse bonito aparelho. (Para vermos que aparencia nem sempre significa qualidade!)

Vejam mais sobre essa noticia :
Folha On line

Testando o RSS

Apenas um pequeno teste para o RSS do meu blogger!

Seus scraps não terão mais paz!

Acabei de descobrir.. que existem já sites que ficam espionando os scraps de outros usuários do orkut. hahaa.. Pois é parece que a privacidade está ficando muito mais reduzida. O melhor é que seus dados não são expostos, você pode adicionar os usuarios e ficar xeretando os scraps assim que chegam no orkut deles.
é meus amigos, o orkut não tem paz.. e seus scraps tb nao!

Para os “Orkuriosos” de plantão

orkurioso.jpgDefinitivamente Orkut não é um lugar para “segredinhos”. O site Orkurioso é mais uma ferramenta criada que promete ameaçar o sossego de quem acredita que ainda é possível ter privacidade na rede de relacionamentos.

Com a ajuda do Orkurioso, os detetives de plantão podem adicionar até 5 amigos e investigar seus scraps diariamente. O site permite uma varredura de todos os recados e os armazena em um banco de dados para serem vistos por quem criar uma conta no serviço, sem necessidade de fornecer a senha do Orkut.

O serviço só não funciona se o investigado apagar rapidamente seus recados não dando tempo do site armazená-los. Do jeito que as coisas estão indo, ou o Orkut cria uma opção de bloqueio total de exibição de scraps ou os usuários terão que montar um sistema de monitoramento de scraps 24 horas.


Fonte: TNow

Eventos já estão chegando no seu celular..

E eu nao disse que os eventos já estao aparecendo nas telinhas dos celulares??
Vejam essa noticia que eu li sobre o Down2Night.
Um programa que permite que voce receba noticias e escreva sobre os eventos que ocorrerao nos seus locais favoritos. Baladas, eventos tudo no seu celular. Esse serviço no momento está apenas funcionando em Seattle, EUA. Logo em breve haverá uma expansão.
O mais interessante, é o autor comentando no fim do post sobre opçoes de voto de baladas e poder de fazer subscriping, ou seja, voce poder se inscrever e receber noticias no seu aparelho sem voce precisar ir atrás.

Site: http://down2night.com/



The guys over at Synapse Life (a productivity suite) released today a new mobile nightlife service called Down2Night. Down2Night lets you use your cell phone to post and receive notices of events that are going on at your favorite local venues. Seattle is the first city covered by the service.

We covered Movoxx earlier, but their SMS service is for nightlife deals instead of coupons. Down2Night adds a web interface that lets you add events and chose the venues you want to receive updates from. Each night of the week you choose, Down2Night will send updates of the top voted event for each venue you’re subscribed to. The top event can be something listed by the venue’s owner, or even a big birthday bash being held that night. As the service grows, the most likely business model is the local advertising market. Everyone, though, is eager to get a hold of the elusive 18-35 crowd that makes up Down2Night’s target market.

So far the mobile components for services like Upcoming.org or Yelp haven’t begun to offer voting or subscriptions, but I suspect it won’t be long.

Fonte: MobileCrunch

Smart2Go: Localizaçao Móvel

Olha os serviços de localizaçao móvel chegando... Espero ver Recife no meio desse atlas de mapas. =D


Simulaçao


Nokia oferece downloads gratuitos de mapas para dispositivos móveis
São Paulo, 12 de fevereiro de 2007

Plataforma de mapeamento e navegação smart2go será oferecida para os sistemas operacionais móveis mais populares

Espoo, Finlândia - 12 de fevereiro de 2007 - A Nokia está oferecendo sua plataforma de mapeamento e navegação smart2go para download gratuitamente (www.smart2go.com), o que capacitará milhões de pessoas a utilizarem a mais completa cobertura de mapas oferecida em um dispositivo móvel. A plataforma permite mapeamento e definição de rotas em mais de 150 países e tem suporte para navegação por satélite em mais de 30 nações. A aplicação permite que as pessoas localizem onde estão em um mapa, procurem por pontos de interesse ao redor delas e criem rotas para chegar até esses pontos de graça.

A Nokia começa a oferecer a aplicação smart2go gratuitamente a partir desta semana, inicialmente para alguns dispositivos Nokia S60 e Windows Mobile 5.0. A empresa planeja lançar suporte para a maioria dos sistemas operacionais móveis, inclusive as series S60 e S40 da Nokia, PocketPC, Linux e outros dispositivos que rodam o Windows Mobile.

A Nokia planeja que, no futuro, a aplicação de mapeamento e navegação smart2go venha embarcada em todos os aparelhos Nokia Nseries sob o nome "Nokia Maps". Os proprietários atuais de dispositivos também podem baixar o Nokia Maps se tiverem suporte para o programa. Por hora, ao parear seu dispositivo com o Nokia Wireless GPS Module LD-3W ou com outro módulo GPS compatível, o Nokia Maps fornece a mesma experiência de navegação para uma ampla variedade de dispositivos Nokia.

A plataforma contém mais de 15 milhões de pontos de interesse que ajudam as pessoas a explorar pontos turísticos, restaurantes ou hotéis que as cercam da melhor forma possível. Os clientes podem selecionar seus locais favoritos e enviá-los aos seus amigos através de mensagens de multimídia, utilizando tecnologia sem fios Bluetooth, infra-vermelho e ou e-mail. Elas podem ainda enviar rotas de mapas ou salvar imagens de tela de mapas na galeria do dispositivo. Marcas reconhecidas, como a McDonald's, por exemplo, terão a opção de colocar ícones de suas marcas nos mapas mundi digitais baixados em milhões de dispositivos móveis.

"As pessoas confiarão e utilizarão os mapas se os tiverem com eles quando forem necessários e o smart2go dá aos clientes liberdade plena para escolher quais mapas querem carregar com eles. Ao oferecer o Nokia Maps e o smart2go gratuitamente, custos não representam mais barreiras para as pessoas tirarem proveito máximo da conveniência dos mapas e das rotas enquanto movimentam-se de um lugar a outro", disse Ralph Eric Kunz, vice-presidente da divisão Multimedia da Nokia. "A Nokia está em busca de elaborar a plataforma de localização mais conectada do mundo para dispositivos móveis. E isso abre oportunidades interessantes para serviços futuros".

Fonte: Nokia

Bluemote: Comunicaçao Bluetooth Pc x Celular

Uma das minhas atividades paralelas será o desenvolvimento do Bluemote (já explicado em posts anteriores). Mas como eu e meu amigo Tiago Bockholt (que também está nesse projeto pessoal comigo) definimos algumas metas: Tiago será responsável pela parte do PC. Isso incluirá o aplicativo que vai rodar no PC se comunicando com os aplicativos nativos do Windows. Eu ficarei com a parte de comunicaçao Bluetooth do Celular e Aplicativo do Celular. Pretendemos iniciar o mais rápido possível, mas antes precisamos resolver os seguintes passos:

1) Comunicaçao PC x Celular via Bluetooth : Como fazer? (Marcel)

2) Comunicaçao PC X Windows : Como fazer ? (Tiago)

3) Desenvolvimento da APlicaçao PC (Tiago)

4) Desenvolvimento da Aplicaçao Celular (Marcel)

5) Integraçao + Protótipo. (Marcel e Tiago)

Essas sao as etapas do projeto BlueMote... Eu Estou no primeiro passo, como fazer comunicar meu celular via Bluetooth com meu pc. E já tenho algumas idéias só falta colocá-las em açao. Depois posto os resultados..
=D
Estive hoje lendo algumas notícias muito interessantes sobre mundo mobile, e gostaria de destacar por aqui... =D

Porém antes de anunciar essas notícias, venho anunciar que provavelmente até o fim do mês pretendo fazer um levantamento das tecnlogias de desenvolvimento disponíveis nos celulares brasileiros. Ou seja, fazer uma avaliaçao de como anda : qual sistema predominante nos celulares brasileiros hoje à venda nas operadoras TIM, Claro, Vivo e Oi. Sistema Proprietário? Linux ? Nokia OS? Savaje? Symbian? Qual a plataforma de desenvolvimento predominante hoje no mercado? Flash Lite? JavaME ? C++ (Symbian?) ... Celulares de cameras? Quantos modelos? Bluetooth? Infravermelho ? Acho que essas informaçoes serao importante para sabermos o que os desenvolvedores estão direcionando seus esforços. Acho importante essa quantizaçao. é claro, que nao reflete o cenário atual, pois sabemos que essa avaliaçao será em relaçao aos aparelhos ainda à venda nas operadoras, desconsiderando aparelhos antigos que não vendem mais. Sabemos que hoje temos em massa aparelhos antigos como Sansumg Fashion, Nokia 1100, ou Siemens Sl55 entre outros. Mas bom olharmos para o que poderá estar vindo por ai nas operadoras. Pretendo recolher o maior numero possivel de aparelhos como modelos e marcas para fazer esse levantamento. Digo que é uma pesquisa academica, nada avaliando performance ou afins. Apenas saber como anda o mercado de desenvolvimento em questao de aparelhos. Entao ajudas, serao bem vindas.

Vamos às notícias...

  • FlashLite: Em Alta! Pois é, nada contra o JavaMe mas o FlashLite também vem vindo com todas as forças querer seu pedaço no mercado de aplicativos para celulares. Acho legal essa disputa, pois faz as outras tecnologias como JavaMe e Symbian C++ também se esforçarem em inovar. Não tenho conhecimento em FlashLite, mas sei que o poder do Flash é em Interface e Design. Sem dúvidas interfaces em Flash sempre impressionam! Mas tenho dúvidas em relaçao ao acesso de outras funcionalidades do celular pelo FlashLite.. tipow Bluetooth? Infravermelho? Arquivos do celular? Camera? Ainda nao pesquisei mas nao sei se também eles têm esse acesso. Ver mais a notícia em: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022007/12022007-21.shl


Noticia extra-curricular: Estou já pesquisando sobre meu tema de TCC (Tese de conclusao de Curso), há probabilidades altissimas de o MobiAfinator sair das pranchetas..
=D

Até Mais!



Aprovada a Primeira Revisao MIDP 3.0 (Early Draft Review)

Otima noticia... parece que brevemente poderemos ver a evoluçao do MIDP 3.0, como expliquei no post anteriormente, teremos boas coisas ai por vir. Vejam ai mais informaçoes nesse artigo que eu retirei do JAva Free.

http://www.javafree.org/news/view.jf?idNew=3451

Olá Javeiros, acredito que todos já tenham o conhecimento sobre a JSR 271, a proposta (Draft Review) do MIDP 3 (Mobile Information Device Profile 3.0) publicada pelo JCP a poucos dias atrás. A nova especificação é baseada na MIDP 2.0 (JSR-118), e fornece a compatibilidade com a mesma, de modo que MIDlets escritos para MIDP 2.0 possam ser executados em ambientes de MIDP 3.0. OMIDP 3.0 é projetado para operar sobre Connected Limited Device Configuration (CLDC) 1.1 (JSR 139), mas rodará também com CLDC 1.0 (JSR 139) ou de CDC 1.1 (JSR 219 ). Na prática, a maioria das aplicações estarão baseadas em CLDC 1.1.
Os peritos do MIDP 3.0 continuaram a filosofia a expandir as funcionalidades existentes em todas as áreas e apresenta as seguintes novidades:
Comunicação entre MIDlets;
Bibliotecas compartilhadas, que são chamadas por alguns sites de LIBlets;
Múltiplas MIDlets rodando na mesma máquina virtual;
MIDlets rodando em background;
Jogos mais ricos;
RMS com questões de seguranças mais sofisticadas;
MIDlets poderão desenhar em Display (s) secundários;
Localização e Internacionalização
IPv6
MIDP 3.0 possui suas exigências de hardware:
Display 176 x 220
16 bits de cores
Memória: 1Mb não vólatil para MIDP, 512Kb para aplicações e 1Mb volátil.
Input: Mecanismo de one-handed keyboard, two-handed keyboard, touch screen, ou scroll wheel.
Networking: Two-way, conexões wireless etc.
Mais informações: http://mobilidadetudo.blogspot.com/2007/01/midp-30.html
Confira a especificação: http://www.jcp.org/en/jsr/detail?id=271

Futuro de Java: 2007

Lendo um artigo bem interessante de um dos gurus de Java pela IBM (http://www-128.ibm.com/developerworks/java/library/j-java2007.html?ca=drs-) , falando sobre o futuro de java em 2007. Alguns pontos ele falou interessante, especialmente sobre javaME... O futuro dele. O mais legal é que provavelmente esse ano deva iniciar aparelhos já com o novo profile MIDP 3.0 substituindo o 2.0. Entre as melhoras prometidas para esse profile é a possibilidade de rodar MIDlets em background e até rodar mais de 1 MIDlet por Máquina Virtual. Fora outros avanços em questao de trafego de redes (video e som), graficos etc.
Todavia entretando, o novo IPhone parece que nao terá suporte a JAva... q maldade! =P

Leia a parte do artigo em ingles:

(...)
Java Micro Edition

Moving from the largest to the smallest, what can we expect in the embedded space? The Java platform has been surprisingly successful on small devices over the years, and 2007 will likely build on this success. First up, look for version 3 of the Mobile Information Device Profile (MIDP) to leverage the capabilities of today's more powerful devices. In particular, we should soon be able to run several MIDlets in one VM, including running one or more in the background. Also look for encrypted record management system (RMS) stores and IPv6 support.
Currently in development, the Scalable 2D Vector Graphics API 2.0 for Java ME should expand on the animation capabilities available in many devices. Besides SVG animation, it will also enable audio and video streaming. If the mobile networks ever open up, this could be really important -- think YouTube on a cell phone. (Of course, if the networks don't open up, it's just two-inch corporate ads no one wants to see. I'm pessimistic about this in the United States, but it may be more interesting in Europe.)
Mobile developers can can also look forward this year to the first phones that support the XML API for Java ME. This API is a carefully selected subset of SAX, DOM, StAX, and JAXP designed to fit into the memory-constrained environment of a phone. A lot of people think real XML can't fit into a phone -- this year we'll find out if they're right or wrong.
Even with all that good news, Apple's iPhone still poses a major threat to the Java platform as a mobile phone development platform. The iPhone is already the hottest, sexiest phone on the planet, and it's six months away from release. The problem is it's going to be a relatively closed platform, even by cell phone network standards, and it's not going to run Java code. Needless to say, this is terrible news for anyone trying to sell third-party applications for mobile phones, PDAs, and personal communicators.

Desenvolvimento Afinador de Guitarra/Violao para Celulares

Hoje de manhã após da aula de comunicaçao Digital 1, tive a idéia de poder colocar em prática quem sabe até um possível TCC sobre dispositivos móveis e algoritmos de detecção de frequências (modularização) de reconhecimento de sons para afinaçao de guitarras e violão. A idéia seria desenvolver um software que acoplasse em um dispositivo móvel:

*** Afinador de Guitarra/Violão

*** Leitor de Cifras

*** Dicionário de Acordes

*** Tocador de Midi (para tocar as sequencias de cifras ou acordes)


Seria um aplicativo interessante, nao seria??

Hoje os celulares são equipados com poder computacional suficiente para várias tarefas mais exigentes. Mais e mais aplicativos e serviços aparecem para o mercado mobile que exigem uma demanda por portabilidade entre as diversas plataformas de aparelhos existentes.
J2ME ou Java 2 Micro Edition supre esse caminho por tal portabilidade provendo uma plataforma independente que acesse os vários recursos dispostos nos dispositivos móveis.

Pretendo desenvolver um software que implemente e funcione como um afinador de instrumentos musicais em um aparelho celular usando J2ME. Cinco diferentes algoritmos de detecçao de pitchs (picos de onda) devem ser implementadas e testadas baseados nos critérios de validação, performance, robustez e tempos de resposta. Testes com instrumentos reais também serão conduzidos. Os algoritmos de detecçao de picos que serão considerados são:
Zero Crossing
Auto Correlation
Harmonic Product Spectrum
Harmonic Sum Spectrum
Maximum Likelihood.

Este trabalho tende a mostrar que os algoritmos de Auto Correlaçao e Espectro da Soma Harmonica são os melhores em performance para esse tipo de aplicação. O analisador é rapido e pode detectar pequenas frequencias periodicamente no primeiro algoritmo. Enquanto no segundo, é mais resistente a barulho externo e tem alto poder de precisão em altas frequencias. Logo podemos concluir que é totalmente viável desenvolver um aplicativo de tempo-real desse modelo em J2ME. O aplicativo de afinamento de instrumentos tem sido bastante usado com sucesso para afinar guitarras e violões.
Não apenas, um aplicativo de afinar instrumentos como também um modelo viável de software capaz de reproduzir dicionários de acordes, reproduzir acordes em formato de audio e também como um leito de cifras.
Uma multi-plataforma para mostrar o desempenho de aplicativos musicais para a plataforma de dispositivos móveis.


=D e ae??
eheheh ta bom ja o negocio ?



top