Software gratuito permite conexão WiFi ponto-a-ponto

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion, de Israel, desenvolveram um novo software que permite a conexão direta sem fio entre computadores, utilizando a tecnologia WiFi, sem a necessidades de equipamentos intermediários, como roteadores.
O programa, que está disponível para download gratuitamente (veja link abaixo, no quadro Para navegar) permite a comunicação direta de computadores que estejam a distâncias de até 100 netros em ambiente fechado, ou até 300 metros em ambiente aberto.
A comunicação sem-fio ponto-a-ponto é interessante mas, segundo os cientistas, ela não é largamente utilizada pela grande dificuldade de configuração. O programa WiPeer facilita esse processo de configuração.
Telefone celular sem operadora
"Nós queremos levar isto para o maior número possível de pessoas," diz o professor Roy Friedman. "Quando há dois computadores na mesma sala, não faz sentido que eles tenham que se conectar à Internet para se comunicar. A grande vantagem do WiPeer é sua capacidade de manter as coisas locais."
Os cientistas afirmam que o próximo passo será adaptar o WiPeer para permitir a comunicação direta entre telefones celulares. Isso permitirá que os usuários se comuniquem sem necessidade da operadora, fazendo chamadas gratuitas para amigos que estiverem nas proximidades, como em escolas, parques de diversão e até no interior de grandes empresas.

Site oficial do WiPeer, clique aqui.


FONTE: InovaçãoTecnológica

0 comentários:

top