Passe fácil: Dilema porque nao automatizar?

Hoje de manha após sair da faculdade, decidi ir acompanhar meu amigo tiago em destino ao centro da cidade do Recife (Pernambuco- Brasil), pois ele ia recarregar seu passe fácil. O passe fácil é um cartao magnetico com o objetivo de substituir o passe ou ticket de passagem para os onibus que circulam na cidade do Recife. Esse passe é válido apenas para estudantes e geralmente as tarefas são mais baratas (metade do preço) para quaisquer linhas que o estudante pegue mediante a apresentaçao no sistema de ticketagem do passe fácil.
Voltando entao à historia anterior, o processo de recarga do passe fácil é feito mediante à ida do proprietário do cartão até um dos postos de recarga especiais para esse processo. O que acontece às vezes é que o usuário pode enfrentar filas, o horário que é limitado (nao é 24 horas) e outros problemas. O que poderia ser feito? eu conversando com tiago, propus uma soluçao meio que trivial... Porque nao podemos recarregar o passe fácil via on -line?? Via Web em casa, podiamos descontar direto na conta corrente do proprietário ou pagamento via cartao de credito ou até via boleto ?? Sei que teria algumas complicaçoes como Segurança e um processo de recarga mais longo. Pois deveria ser feito mais verificaçoes antes de realmente se efetuar a recarga. Mas, a comodidade e o conforto do usuário seria multiplicada em 10. Um sistema seria bem simples onde o usuário pudesse consultar seu saldo, comprar tickets(tarifaA , B, etc..), verificar ultimas recargas, ver historico de uso. Seria um sistema via web bem simples... Poderia ter até terminais que nem caixas eeletronicos de banco onde seriam posicionados em locais comuns de acesso a estudantes. Colégios? Faculdades?
Acho que a forma de poder facilitar esse processo economizaria pro governo (filas, custo de funcionarios fisicos para recarga ) e para o usuário Que naao precisa deslocar sempre para o posto de recarga.
Talvez tenha alguma lei ou algo que impede essa soluçao.. não sei.. mas deixo aí a minha idéia e solução.

0 comentários:

top