Python e Celulares: uma combinação que dá certo!

Olá a todos,

Hoje foi um dia muito interessante. Foi assim porque descobri algumas coisas bem interessantes nesse mundo mobile. Hoje fui à palestra ou Workshop da Nokia sobre Python para Nokia Series 60 (aparelhos com S60 com Sistema Operacional Symbian). Digo que foi muito proveitoso esse workshop. FOi ministrada pelo Alemão Jürgen Scheible, funcionário atual da Nokia. Ele é desenvolvedor de aplicativos mobiles em Python. o Workshop foi bem legal porque todos os participantes deviam levar seus notebooks, pois a apresentaçao seria baseada em desenvolvimento com vários exemplos e o mais legal o teste dos aplicativos nos aparelhos reais da Nokia! Exatamente, recebemos no workshop (só durante né infelizmente hehehe não pode levar para casa!) um nokia n80 ... Primeiro quero dizer que celular high level. Um dos melhores celulares que pude manusear. Symbian como sempre mostrando sua superioridade em questao de S.O para smartphones. é incrivel, o numero de funcionalidades e o design do aparelho nem se fala. 2 cameras , flash, camera de 3 megapixels e suporte para vários aplicativos.
Mas voltando à palestra.. Podemos desenvolver diversos aplciativos exemplos como entrada de textos e exibiçao dos mesmos, players de videos 3 gpp ... o mais legal.. celular tem conexao Wi-fi, entao a gente acessou a net pelo celular via Wi-fi. Velocidade incrivel. Podemos também desenvolver aplicativos como gravador de sons e reprodutor de sons. Muito mesmo fuderosa, a compatibilidade de Python e a diversidade de aplicativos e funcionalidades que se pode desenvolver no celular da nokia. Agora vamos falar de Python, sem duvidas é uma linguagem que reúne de tudo um pouco, interpretada, baseada em script, orientada a objeto, imperativa, linguagem nao tipada... tanta coisa . Eu nunca vi fazer com tao poucas linhas de codigo tanta coisa. Foi impressionante mesmo. Python sem duvidas eh uma linguagem que vamos dizer .. vamos ficar de olho!! o ruim né é que no Brasil aparelhos S60 se existem é pelo menos no minimo 800 reais pra cima.... Ai java ganha com j2me devido a sua existencia em um portfolio imensuravel de aparelhos diferente de python que por enquanto está limitada a um numero finito de aparelhos.
De toda maneira, a nokia está de parabens com questao de desenvolvimento e facilidade de teste. Foi muito rapido desenvolver um aplicativo em python. em alguns minutos eu ja tinha implementado um codigo e já passado pro aparelho o script prontinho pra rodar.
O palestrante falou de diversos projetos dele, bastante interessantes ... tem até um tutorial falando sobre como começar a desenvolver em python com vários exemplos no proprio site dele. Os interessados verem link no fim do post.
De toda maneira, tem um aplicativo bem legal dele que eu achei interessante que a interaçao do publico e poder de decisao baseado em mobile. O que seria? Voce tem um telao com um boneco na tela do mesmo. Os usuarios tem uma lista de opçoes de açoes que o boneco pode fazer.. como dançar, cantar, bater palmas e outras. O usuario escolhe 1 opçao e vota. Agora quando todos usuarios votarem, determinando assim uma competiçao, aquela q tiver mais votos vence e ai o boneco faz a determinada açao vencedora. Bem legal mesmo!! =)
Transferindo isso pro mundo real aqui no Brasil, voce em uma boate. voce com seu aparelho movel... Há um telao gigantesco com uma musica tocando pelo dj na boate. De repente aparece... uma tela com uma lista de musicas para voce votar e decidir qual a melhor musica, aquela mais votada vence e toca na proxima faixa. Ou que tal desafio musical! voce manda sua musica para as pistas do dj e ai já começa como a proxima musica a ser tocada! ou desafio 1 x 1 ... voce manda uma musica ou aparece uma musica.. e ai aquela que tiver mais votos entra como campea! Quem sabe mandar msgs que vao aparecer no telao falando da festa ou sobre as musicas...
realmente o poder mobile está bem nas nossas maos..
vamos desenvolve-la e empreende-las!!

Site de Jürgen Scheible (Palestrante da Nokia) sobre Python e projetos mobile
ver aqui: Mobilenin
Pagina Pessoal
Tutoriais Python para S60 Nokia

1 comentários:

Carlito de Souza disse...

Posi é amigo, desculpe a intromissão para comentar em seu blog, cai aqui porque estava pesquisando sobre o novo Ihone.. E não pude deixar de parar par aperguntar...Baseado em que você afirma " que o SO Symbiam é superior ao demais...Questiono porquê todos os samatphones que peguei com sistema Symbian, nem pro teste na loja deu...Sistema lento, sem nada no aparelho. Uso treo 650, e até ele que é ultrapassado, é mais rápido do que qualquer smartphone que use symbiam, sem contar que não vejo aplicativos para symbiam... Não sou expert, de repente estou perdendo algo, por isso estou lhe questionando...

top