Olá pessoal,

Estive lendo alguns blogs sobre geo-localização e serviços móveis e acabei encontrando um post muito interessante no site TechCrunch  do Robert Scoble (um popular reporter nos EUA). Ele fala sobre a experiência atual com sistemas de localização e comentar suas previsões para 2012 sobre este cenário.

Eu gostaria de replicar estas informações e adicionar alguns comentários em especial relacionados ao nosso cenário brasileiro.  Atualmente,  estamos sofrendo da era de silos da informação.  O que seriam silos da informação ?  Cada vez mais novos serviços web estão aparecendo, porém nenhum deles se comunicam entre si a fim de permitir a oferta de serviços personalizados para o nosso dia-a-dia.  Ou seja, os serviços hoje são como uma caixa-preta onde os dados ficam expostos por meio de uma API (sim ainda há uma comunicação), mas não há uma interligação entre  um serviço de uma empresa A com um serviço de uma empresa B.  
 Vou dar um exemplo real:  Hoje temos o Twitter que é uma das maiores redes sociais em formato microblog do mundo e temos o maior sistema popular de localização-móvel em formato de rede social o Foursquare. Ambas hoje estão permitindo que você possa geo-referenciar o seus posts ou geo-referenciar aonde você está (por meio de check-ins).  Entretanto, cada serviço tem a sua maneira, a sua base de dados individual com tais informações. Ou seja, eu terei que localizar o lugar no twitter (Se este estiver cadastrado lá) e depois lançar o post geo-referenciado e torcer para que no Foursquare, ele tenha o mesmo nome (ou também esteja cadastrado) e aí poder dar finalmente o check-in no Foursquare. Entendem o problema?  Duas bases de dados com as mesmas informações únicas geo-referenciáveis do mesmo local.  São verdadeiros silos de informação. E isto prejudica a todos usuários e até estas empresas que tornam serviços de localização móvel um empecilho para a adoção massiva desses serviços. E logicamente se quisermos sair desta era onde serviços web são como silos e partir para verdadeiras coleções (mashups) de informação útil é necessário uma maior integração.

Silos de Informação: Nossa Web hoje!

No Brasil, a cenário é ainda um pouco mais complicado. Digo isso porque ainda é exorbitante o preço para um simples usuário por meio do seu telefone poder acessar a internet, isso associado ao fato de  ele tenha que saber que tem GPS no seu aparelho ou até saber como usar.  Estou sendo um pouco radical, mas eu falo da maioria da população.  É lógico que temos vários grupos de usuários que tem acesso a toda essa tecnologia, e é o que está movimentando o mercado brasileiro de aplicativos móveis.  Mas esse post vai além disso, o que irei transcrever aqui agora o que pode ser no Brasil em um futuro não distante.
O codinome para esta aplicação fícticia batizo de projeto Caranguejo (em homenagem aos animais tipicamente brasileiros encontrados em especial no litoral brasileiro).

Imagem do Aplicativo Siri
"Estou em janeiro de 2012 e estou com meu novo aparelho celular Android 3.0 que comprei pela operadora X com 3G  ilimitado.  Eu entrarei de férias no meu trabalho e tenho uma viagem hoje mais tarde e preciso pegar coisas na lavanderia e uma reunião de emergência com um colega para entrega de alguns trabalhos.  Abro meu telefone e acesso o aplicativo instalado no meu aparelho 'Caranguejo'. Este aplicativo é uma mão na roda para mim, praticamente minha secretária eletrônica direto do meu aparelho, ou como chamo na linguagem científica: Meu assistente móvel virtual personalizado.  

Assim que aciono o aplicativo, ele já começa a me enviar alertas me lembrando da reunião com o meu colega por meio da integração com  o Google Agenda e que preciso pegar coisas na lavanderia  (atividade) por meio dos alertas do Remember the Milk . Claro e ainda consulto se o vôo  de mais tarde está tudo ok por meio de uma integração nova do Caranguejo com as informações dos vôos por todo Brasil por meio da  Infraero em tempo real.  Ok, após checado tudo, é hora de fazer a primeira atividade do dia, ir até a lavanderia. Assim que saio de casa, o Caranguejo (sabendo onde estou já por meio da integração do Foursquare e por meio da minha agenda) já me envia um alerta: 'Eu vi que você já saiu de Marcel's house, você poderia me avisar para aonde você está indo ?'  O Caranguejo já vem integrado com a funcionalidade voz-para-texto, então eu digo ao meu telefone: 'Eu irei para lavanderia MIX pegar minhas roupas.' Isto faz com que o Caranguejo automaticamente abra uma pequena caixa com o nome do local, telefone, endereço e um pequeno mapa com a posição da lavanderia marcada. Ele pergunta: 'Você está indo para aí ?'  Eu respondo: 'Sim'.  Ele automaticamente já abre um pequena caixa com minha posição atual e como faço para chegar até lá por meio da integração com o Google Maps. Ele pergunta: 'Você irá de carro, de ônibus ou à pé ?'  Dessa vez como a lavanderia é perto, decido ir de ônibus. Ele já se comunica com o serviço do ÔnibusRecife e já me traz informações do ônibus, paradas e onde tenho que descer e o custo da passagem. Após chegar ao local,  o Caranguejo já faz o check-in no Foursquare do local automaticamente. Após pegar tudo,  me bate uma fome e decido tomar um cafézinho, mas para onde ir ?  Ou melhor, será que tem uma cafeteria por aqui perto ?  Pego meu telefone e já aciono o Caranguejo: 'Eu gostaria de uma cafeteria por aqui perto'.  O Caranguejo já sabendo onde estou por meio das APIs do Foursquare e do Google Latitude e por meio de uma pesquisa em serviços parceiros como Guia da Veja , ObaOba, Kekanto; começa a processar  a lista de recomendações e compara um a  um  o meu histórico no Foursquare e Reviews do mesmo e também com minha posição atual. Esse cruzamento de informações em tempo real, resulta em o o sitema me falando: 'Encontrei 1 Cafeteria São Braz há 12 km daí e o Café Delta há 8 km daí. '  (Já sabendo que frequentei muito mês passado a cafeteria São Braz e também que marquei excelente o serviço do café Delta), e ainda  continua: 'Se você deseja tentar outra opção do que suas 2 escolhas comuns ou  se você precisa de alguma opção diferente, me avise'.  Eu já vendo o relógio, penso que vai ser difícil chegar a tempo na reunião, então desisto de ir para a cafeteria. Café vai ficar para outra hora!
Mais uma vez o Caranguejo lança um alerta:  'Hoje você tem uma reunião hoje de meio dia com Ricardo, faltam 1 hora.'.  Eita não posso esquecer desta reunião, volto para casa e já começo a me trocar. Assim que saio o Caranguejo me pergunta: 'Você ainda vai ter a reunião com Ricardo no Sppetus à 12:00 pm ?'  Eu respondo: 'Sim'.  Diretamente o Caranguejo já consulta sites de reviews do restaurante (Kekanto, Google Maps e VejaRestaurantes) e me avisa que é um excelente restaurante e bastante refinado. O Caranguejo já me dá o telefone do local (infelizmente ainda não há uma API para reservas via celular) e eu disco já confirmando minha reserva. Eu também coloco um uma roupa mais sofisticada e parto de carro para o restaurante.Assim que parto, mais uma vez o Caranguejo confirma para onde estou indo e que transporte irei tomar e já consulta a API do trânsito do Recife para me informar que eu não devo pegar a avenida Agamenon Magalhães (parte da rota informada pelo Google Maps) e já me dá outra rota alternativa e que vai demorar 40 minutos para chegar. Quando estou no carro aparece 3 mensagens no Caranguejo com alguns amigos postando via Twitter  me perguntando se eu irei mais tarde para o cinemar ver o filme 'Homem de Ferro 2'. Já mando um reply via caranguejo pro voz avisando que não poderei comparecer, pois viajarei.  Não esquecer também que o Caranguejo já consultou minha agenda telefônica e já mandou um SMS para o Ricardo avisando que estou à caminho.

Chegando no local e mais uma vez o Caranguejo já marcando no Foursquare o Sppetus, ele me avisa: 'Há 45 pessoas que estão por aqui e 2 deles são seus amigos' (Ele já consultou o número de usuários no Foursquare  e também já procurou por amigos que deram check-in naquele momento). Vejo pelos detetalhes que um deles é o Ricardo. Ele já chegou!  Depois de conversarmos sobre projetos e trabalho, volto para casa.

Há algumas horas do vôo, o sistema me avisa que o vôo está próximo de chegar em Recife (Já consultando informações da Infraero).  Já me direciono ao Caranguejo e pergunto: 'Gostaria de pegar um táxi para o aeroporto'. O  Caranguejo já busca em páginas web sobre possíveis empresas de táxi e me dá um conjunto de opções para escolha. Decido a  'fast' que oferece o pagamento mediante cartão de crédito. Já ligo e agendo o táxi! 

Chegando no aeroporto, o Caranguejo já me informa que o vôo que irei pegar embarca as 18:30. Me envia já o meu código de embarque que armazenei no meu Remember the Milk. Faço check-in mas ainda dá tempo para tomar um cafézinho, mais uma vez Caranguejo já me dando as melhores opções, e me alertando que se eu for na Cafeteria Doce Nordestino e der um check-in lá  ganho 15% de desconto no café  ou tenho a opção de ir à Cafeteria Dengoso que por meio do ZIPME  se eu comprar um voucher por meio de compra coletiva, ganho 20% de desconto.  Decido ir ao Dengoso  e depois de tomar um cappuccino adiciono um review para este novo restaurante que o Caranguejo me informou dando 5 estrelas com o comentário: Excelente cappuccino! .

Eita o meu vôo! Antes de partir meu Caranguejo informa que alguns amigos já me deram boa viagem via Twitter e eu mando postar no Twitter :  'Partindo para São Paulo!'.  É hora de desligar o caranguejo e o aparelho, ansioso porque ele vai ser extremamente importante  em São Paulo, onde é um mundo desconhecido para mim!'

Pois é pessoal, este é apenas um depoimento de um cenário hipotético no futuro de um aplicativo que toma a forma de um assistente pessoal virtual inteligente direto do meu telefone. Logicamente hoje isso seria inviável ainda porque grande parte desses serviços mencionados acima não oferecem APIs de acesso, e quando oferecem funcionam como SILOS totalmente isolados um do outro. 

É preciso que a informação seja ubíqua ou seja compartilhada. Os serviços precisam estar em comunicação e cientes uma das outras.  Se eu vou à algum lugar aciona serviços como Foursquare, Twitter e serviços de mapa como Google Maps e informações de trânsito de sites locais.  Este cenário ainda está longe de existir, em especial no Brasil onde as informações ainda estão brutas em páginas HTML.

Percebi que menos de 10% das empresas mencionadas acima oferecem uma API para acesso dos seus dados, que seria um belo início. Ainda não temos aplicativos inteligentes que funcionem como agentes que me alerte, recomende e que mantenha minha rede de contatos sempre disponível. 

Sim, estou falando de um agente onisciente rodando em meu aparelho celular.  O Caranguejo, o único em qualquer lugar à sua disposição.
Ah, antes de finalizar este post dêem uma olhada neste projeto  e neste vídeo. Entendem agora porque no Brasil estamos ainda longe para atingirmos isso ?!






Pois é , acabei de lembrar que preciso dar um check-in no Foursquare que estou em casa e ainda consultar minha agenda no Google Agenda para saber meus compromissos de amanhã.

Viva a Web 2.0!

PS: Agradecimentos especiais ao amigo Ricardo Caspirro, por discutirmos e amadurecermos sobre esses projetos a desenvolver.

0 comentários:

top