Olá pessoal,


Este sábado participei do  V Encontro do Usuários de Python de Pernambuco (PUG-PE), onde ministrei uma mini-palestra introdutória sobre padrões de projeto com a linguagem de programação Python. Na verdade, essa palestra foi extremamente introdutória e apenas um pontapé inicial para abrirmos dicussões sobre esse tópico tão recorrente especialmente em desenvolvimento de software.

Nesta palestra falei um pouco sobre os conceitos básicos de OO como Herança (IS-A), Composição (HAS-A) e Encapsulamento.  A principal discussão ficou sobre o comando property de python que permite criar um mecanismo de encaspulamento em cima de atributos declarados em Python, visto ue os mesmos ao ser declarados são públicos. Ou seja, não há modificadores de acesso em Python. Esse comando permite você associar getters/setters (métodos) ao seu atributo que ao fazer operações de leitura e escrita sobre o mesmo,  tais métodos são chamados automaticamente.

Com isso, o famos problema dos cursos de programação com OO com o exemplo do Saldo da Conta Bancária pode ser sanado. Saldo negativo jamais! hehe

Um exemplo de fone de ouvido foi utilizado para ilustrar esse exemplo e se encontra disponível nos slides no link abaixo.





O Encontro foi muito bom e tiveram ótimas palestras envolvendo Reconhecimento de Gestos, Twitter com Python, Iron Python e minha palestra sobre padrões de projeto. Parabenizar a todos presentes e envolvidos, e rumo ao VI Encontro do PUG-PE!!

Um resumo de todo o encontro pode ser encontrado neste link inclusive com os slides para download das outras apresentações.

Atenciosamente,

Marcel

0 comentários:

top