Idéias para futuros projetos mobile - Post comemorativo 800!

 Olá pessoal,

Para comemorar o octingentésimo post do meu blog (800 posts), decidi postar umas das minhas recentes idéias que tive durante momentos de reflexão. Este post retorna uma série de posts em 2006 que postei com várias idéias para projetos mobile.

Problema: Um dos maiores problemas que hoje enfrentamos em Recife e grandes centros pelas metropóles no Brasil é a falta de estacionamento público, em especial, localizada em famosas "zonas azuis".  Vamos para um caso real: o Recife Antigo, sede do maior parque tecnológico de Pernambuco. Lá atualmente, para quem procura um estacionamento pelas ruas do Recife, sofre para encontrar uma vaga em aberto, e isso piora, quando chegamos em horários de pico como no meio da manhã ou no meio da tarde. A busca acaba em diversas rodadas de carro pelo Recife Antigo até achar uma vaga. O que isso custa ? Tempo para o motorista que perde tempo até achar uma vaga disponível,  Combustível para o automóvel até encontrar a vaga e finalmente para o meio ambiente a poluição, o quanto é dispensado se essa busca é feita diariamente por centenas de carros, o quanto de poluição é dispensada.

Solução: A minha solução proposta é o uso de um aplicativo que acompanhe o usuário desde a sua chegada até o estacionamento e a sua saída do estacionamento.  Nada mais coerente, do que usar o próprio celular do motorista como plataforma-alvo deste aplicativo. Além de ter hoje capacidades suficientes para processamento, eles vêm com sistemas de localização como GPS e acesso à web como 3G e futuramente WIFI (de acordo com o governo do estado de PE).

A minha proposta é desenvolver um aplicativo  móvel que consulta uma webservice REST. Esta permitirá que o usuário possa encontrar rapidamente vagas livres em tempo real. A idéia inicial é ter uma tela com um mapa o qual o usuário mediante uso do GPS que vá consultando automaticamente num raio de X metros ao redor do aparelho (veículo) possíveis vagas em aberto. Assim que estacionar, ele poderia fazer um check-in, ou seja a vaga deixa de aparecer para outros usuários do sistema. Uma opção também é que mesmo que a pessoa que estacione deixe de fazer o check-in na vaga, isto é, ocupa a vaga,  o sistema tem um timer que após 20 min por exemplo, a vaga em aberto deixa de aparecer. As vagas existentes livres são marcadas por um marcador o qual são coloridas como um mapa de calor (vaga mais recente -> vermelho escuro , vaga menos recente até timeout -> vermelho bem claro). Isso permitiria que o usuário pudesse avaliar no mapa as vagas mais recentes ou arriscar pelas vagas menos recentes.  A pessoa  também pode marcar novos lugares em abertos, por exemplo, a pessoa saiu do estacionamento deixando a vaga livre, ela pega o aparelho e marca como 'livre' aquela vaga (check-out).

Logicamente, quanto mais pessoas usarem a aplicação mais vagas aparecerão e o sistema será mais eficiente na localização de vagas livres em estacionamentos públicos nas cidades. Sim, e qual a vantagem de um usuário avisar que está saindo ? Pensei em um sistema de recompensa, como pontos de recompensa que são acumulados à medida que você encontra novos lugares disponíveis.

Esse sistema de recompensa pode ser usado futuramentem algum modelo de negócios para recompensar os usuários. Mas, a priori poderiamos ter uma lista dos top usuários que mais interagiram com sistema, inclusive tendo pequenos badges (insigneas) para estimulo de marcacao de novos lugares.
O modelo de negócios não é ainda definido, mas penso em um futuro próximo uma parceria com a zona azul por exemplo, para facilitar esse sistema rotativo, por inclusão de alertas para o usuário quando o tempo está próximo de expirar ( 5h , 2h , etc).  Por exemplo, a localizacao de vagas, inclusive podendo integrar algum servico futuro de zona azul automático sem uso do papel ou até uso de propagandas junto à aplicação. Não está ainda muito bem definido.

Com certeza, um tipo de aplicação que pode ser exportada em moldes de modelo mundial, não apenas em Recife e capitais brasileiras. 

Logicamente, é um ponto de partida, deixo aberto a discussão sobre a viabilidade desse pequeno projeto. Outra coisa a se definir é se há interesse dos usuários em marcar tais lugares ou se há aparelhos com acesso internet e tecnologia para viabilidade e popularidade desse aplicativo ? É importante frisar que é um sistema colaborativo, onde é essencial a participação do usuário na alimentação de dados no sistema.

Talvez eu construa este projeto mais como um protótipo para estudos sobre serviços REST  e webservices. Quem quiser conversar e trocar idéias, fiquem à vontade para postar comentários abaixo.

Batizo o codinome deste projeto como: Socialnamento.  ( O estacionamento agora é social!)

Atenciosamente,

Marcel Caraciolo

6 comentários:

Anônimo disse...

Otima ideia!
Voce diz que o app seria uma cópia exata do OpenSpot (http://openspot.googlelabs.com/index.html)?

marcelcaraciolo disse...

Caramba! A Google é lasca mesmo. Já fez a aplicação. Caramba, incrível! =P De todo jeito, está lançada a idéia.

Telmo Pimentel Mota disse...

No Bairro do Recife já temos a Zona Azul Eletrônica.
http://www.zae.com.br/zaerecife/home.asp
Esse site poderia disponibilizar um serviço que informe quantas vagas livres existem por rua.
Os guardas municipais que verificam se os carros estão ou não com zona azul podem atualizar o sistema informando o número real, assim o motorista não precisa fazer check-out da vaga.

marcelcaraciolo disse...

Boa idéia Telmo. Concordo com você que o Zona Azul poderia ser usado como fonte para manter sempre atualizado o sistema.
Teríamos uma contagem de vagas em cada rua que seria alimentado no sistema e em tempos em tempos os guardas atualizariam por meio de um aparelho que marcariam as vagas livres.
Teríamos muita boa vontade dos guardas para funcionar, mas seria algo bem eficiente. E também usuários poderiam marcar quando encontrassem uma vaga livre!
Atenciosamente,
Marcel

Ricardo disse...

Parabéns pelos 800 posts..

Rafael Carício disse...

Acho que a ideia ainda é válida. Pq o google implementou, não quer dizer que vai dar certo. Na verdade quer dizer apenas que tem gente pensando nisso. Ele lançou o app, mas é cheio de limitações: "Open Spot requires Android 2.0 or higher and is currently only available in the US, Canada, and the Netherlands.".
Outra é que isso poderia ser espandido pra uma gama maior de celulares, no caso o google só pega o Android. Outra, esse projeto existe, mas não e divulgando (eu tb nao conhecia). Outra, vc pretende criar uma rede social em cima da ideia com ranking de usuários e etc, o google certamente nao tem esse interesse.
Enfim. é um merdado em aberto e que pode ser explorado. O google ter feito esse app demonstra que a ideia é muito boa.
Parabéns e se precisar de uma ajuda na parte de web. Call me! :)

top