Olá Pessoal,

Estou aqui para divulgar mais um projeto meu que finalmente saiu do papel e agora está 100% funcional. Acontece que uma das minhas necessidades durante minhas apresentações e palestras era passar os slides de uma maneira que eu não precisasse manualmente pressionar teclas ou o mouse para esta tarefa. Mais difícil ainda era encontrar ferramentas como esta para o sistema operacional Mac OS X. Uma pesquisa refinada me levou a encontrar dispositivos específicos para isso como o Apple Remote Control  e softwares para celular bem avançados por sinal como o Salling Clicker . Porém, queria algo mais simples que simulasse apenas o funcionamento de retroceceder/avançar dos slides por meio do meu celular. Foi aí que botei minhas habilidades de programação em ação e cheguei a esse pequeno produto denominado MacMote.

O MacMote foi fruto de uma necessidade pessoal minha e agora decidi compartilhar com todos que precisem controlar os slides da sua apresentação por meio de um celular para o sistema operacional Mac OS X. Ele é uma aplicação desenvolvida em Python para Symbian (PyS60) e funciona em aparelhos Nokia (no momento só em versões touchscreen como o 5800 XM, N97, etc.).

Ele é um projeto open-source sobre a licença GPL v3 e seu código-fonte está disponível para consulta e alterações! A idéia é portar para mais aparelhos, inclusive aparelhos sem suporte ao touchscreen. 

Além do controle dos slides, outra funcionalidade legal que eu adicionei foi um pequeno cronômetro à tela de controle, ou seja, você também pode gerenciar o tempo gasto durante sua apresentação, assim evitando aquelas surpresas desagradáveis de estourar o tempo porque não tinha visto o tempo gasto. Uma ferramenta útil para os palestrantes, especialmente em conferências!

Coloquei aqui também um vídeo demonstração para mostrar o aplicativo em ação. Agradecimentos a Luciana Nunes por me ajudar a filmar o demo.





O projeto está hospedado no Google-Code Hosting e pode ser acessado por este link:


Fiquem à vontade para dar sugestões, críticas ou até ser um possível contribuidor deste projeto!

Valeu,

Marcel Pinheiro Caraciolo

2 comentários:

Rodrigo Lira disse...

Legal o aplicativo, Marcel. Falando nisso quero ver mais palestras suas sobre pyS60.

Renato disse...

Queria poder usar, mas meu nokia não é touch, =/. Hehe, mas parabéns pelo projeto cara.

top