Sociable

XpressSkecth: Aplicação Mobile para desenho de imagens (PySy60

xpresssketch full S60 5th Edition Application: XpressSketch for Nokia N97, X6, 5580XM, 5530XM...

Para quem curte aplicações mobile para desenho, então sem dúvidas o XpressSketch pode ser bastante útil para você! XpressSketch é uma aplicação para aparelhos Symbian 5th Edição como o N97, 5530, 500 , X6, etc. A aplicação é gratuita, porém não se deixe levar por ser free, ela é bem completa. Uma ferramenta para desenho e pintura de imagens (*um paintbrush) muito poderosa que permite:

  • Desenhos e pintura de tela de forma rápida (baixo tempo de resposta)
  • Suporte para mais de 50 mil cores. (Uma paleta de cores bem completa)
  • Diversas ferramentas para edição
  • 8 tipos de pincel
  • Suporte à Zoom
  • Permite salvar a imagem em formatos jpg e png, e abrir também quaisquer imagens.

XpressSketch

5800 SmartTouch

Python 1.9.7

5800 SmartTouch v.0.4


O mais legal é que essa aplicação foi desenvolvida em Python para celulares Symbian (PyS60), então certifique-se que vocë tenha instalado o interpretador Python no seu aparelho antes de executar o XpressSketch.



Vejam o vídeo demonstração da aplicação em execução:






Fonte:
SymbianWorld

I Encontro de Software Livre do Centro de Informática (CINLivre)

Olá pessoal,

Gostaria de divulgar que ocorrerá amanhã no Centro de Informática (CIN) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o nosso I Encontro de Software Livre do Centro de Informática (CINLivre). Contaremos com diversas palestras sobre temas variados que englobam sistemas de software livre em geral, cultura digital e até uma tema inovador que é o ciberfeminismo (que é o sexo feminino) presente na web! =D

Além de palestras, paralelo ao evento estaremos também organizando o nosso I Install Fest, que permitirá usuários instalarem de forma fácil sistemas operacionais de natureza livre (Ubuntu, Fedora, Debian, etc..) com ajuda de voluntários e tutores experientes.

Sem dúvidas será um grande evento!! Estarei por lá amanhã! Quem quiser trocar idéias sobre mobile, software livre, e tecnologia em geral, só me procurarem: Marcel Caraciolo (sou um dos membros da organização do evento).

Para saberem mais sobre o evento, inclusive a programação:


Segue uma descrição do evento e abaixo o cartaz de boas vindas do mesmo:


Os alunos e ex-alunos participantes do Grupo de Usuários Linux do Centro de Informática (CInLUG) da UFPE promove, o I Encontro de Software Livre do CIn, o CInLivre. O objetivo do evento é reunir a comunidade acadêmica, profissionais e usuários de tecnologia para discussão de assuntos relacionados a Software Livre.

CinLivrePoster(1).jpg



Vejo vocês por lá!

Olá pessoal,

Esta semana foi corrida! Pena que passou muito rápido. =/ Tive a oportunidade de ministrar junto ao meu colega Dimas Gabriel o mini-curso de introdução de linguagem de programação Python no VIII Seminário de Engenharia da Computação (SEC) na Escola Politécnica de Pernambuco.

Sem dúvidas, foi um ótimo curso para divulgar e ensinar a linguagem Python para desenvolvimento de diversos aplicativos. Agradecimentos especiais a todos estudantes que durante a semana se esforçaram para catucarem e desenvolverem aplicativos que envolviam desde sistemas de sorteio a um sistema de interface gráfica para gerenciamento de tarefas. =D

Embora Murphy tenha aparecido especialmente no último dia do nosso curso, haha, pois a maioria dos meus demos para demonstrar em Python para celular (PyS60) falharam por algum motivo inexplicável, ainda assim consegui mostrar também um pouco do domínio de Python para aparelhos móveis também!

Abaixo seguem algumas fotos do nosso mini-curso:



Eu e Luciana tentando executar um demo com Python para Mobile

Eu e Luciana contra "Murphy" em um dos demos


Dimas falando sobre GTK/Glade/Python


Nossos estudantes extremamente concentrados em desvendar o código!


Foram 5 ótimos dias de curso, espero estarmos novamente na POLI ministrando outro curso de Python ou algo mais avançado! Nossa meta é tentar divulgar a linguagem Python e ensinar programação de um jeito fácil, poderoso e completo sem perder claro, a diversão quando for codificar!

Aqueles que não puderam participar deste evento, estamos nos organizando para ministrar um mini-curso de 6 hrs dia 07 de novembro (Sábado) na Faculdade Integrada do Recife (FIR)... Aqueles interessados, se inscrevam pois as vagas são limitadas!!

Site oficial do XIV Workshop FIR Sistemas de Informação:



É isso aê pessoal,

Valeu alunos! Até a próxima!

VIII Seminário de Engenharia da computação


Olá pessoal,


Desculpem a ausência, mas o mestrado como sempre puxando uma grande carga de trabalho! Tenho uma grande notícia! (Lembrado por Davidson, autor do blog ArrobaZona)

Primeiramente, gostaria de divulgar o VIII Seminário de Engenharia da Computação (SEC) que ocorrerá na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI - PE) em Recife nos dias 19 a 23 de outubro. O evento está muito bem organizado, onde o tema deste ano trata sobre "Tecnologia Educacional: Novos Rumos para a difusão do conhecimento". O seminário contará com palestras diversas e com mini-cursos em diversas áreas.



Por fim, aproveitar para informar que um dos mini-cursos a serem ministrados no VIII SEC é o de Introdução a Python, os qual eu e o Dimas Gabriel iremos ser os instrutores! Neste curso iremos introduzir a linguagem de Programação Python e explorar algumas áreas específicas como orientação a objetos, interface gráfica, Banco de dados e um pouco de Python para web! Se você está interessado, aproveite que as inscrições estão abertas e o curso começa Segunda-Feira!

Recomendo a todos interessados em quiser participar do evento, visitar o site para mais informações sobre inscrições. E parabéns pela comissão organizadora, o evento está muito bem provido de bom conteúdo e ótimas palestras! Já tive a honra de organizar o V SEC na época de estudante, e vejo o quanto está crescendo a importância desse seminário no contexto acadêmico e tecnológico do estado de Pernambuco.

Até a próxima,

Marcel

Artigo Forum Nokia Wiki: Como Conectar seu Symbian ao PC ?



Olá pessoal,


Apenas informando que reformulei um dos artigos do site Wiki Forum Nokia com o título "How to connect the Mobile to PC".


Adicionei uma biblioteca genérica que pode ser usada para conexões bluetooth entre seu aparelho móvel Symbian com PyS60 e outros dispositivos. Logo, você pode fazer novas conexões ou utilizar a última conexão salva através da biblioteca socket.

Fiz ainda uma demonstração da biblioteca, com um exemplo de um aparelho Symbian conectando-se a um Mac ! (com o Mac OS X ).

Se você tiver interessado ou saber mais sobre a biblioteca clique aqui para ver o artigo.

Se você tem alguma versão de conexão com servidores com Linux e Windows, se cadastre no Wiki Forum Nokia e adicione seu código! Contribua!

Até a próxima!

Marcel

Olá pessoal,


Gostaria de divulgar um post que eu escrevi em meu outro blog: A.I. in motion (focado em computação inteligente e inteligência artificial). E o que você logo pode perguntar é: E o que ele tem haver com mobilidade?

Pois é, um dos ramos de pesquisa da minha tese de mestrado é tentar juntar técnicas de aprendizado de máquina com computação móvel. Inclusive já escrevi sobre isso aqui neste post.

Logo, tive a iniciativa de desenvolver um framework denominado PyPSO Toolbox escrito em Python para usar a técnica de inteligência de enxame (Otimização por enxame de partículas) para otimizar sistemas.

Para deixar as coisas mais interessantes, decidi portar meu framework também para celulares, e como também adoro programar em Python para telefones Symbian, não perdi a oportunidade e fiz uma pequena demonstração do framework rodando em um telefone 5800 Xpress music.

Como vocês podem ver no vídeo abaixo, o que me impressionou é que ele foi até rápido (média de 12 segundos) para achar o mínimo de uma função simples que é a função matemática Sphere.





O que mais me chama atenção não é o fato do framework está rodando no aparelho celular, mas como o poder de processamento e memória desses aparelhos tem evoluído cada vez mais. Para se ter uma idéia , o aparelho que eu usei para simulação tem um processador ARM 11 434 MHZ, o que acredito ter desempenho similar ou até melhor que o meu primeiro computador (um Pentium 2 MMX 233 mHz), e isso em 1995!

Não tenho dúvidas que no futuro próximo algoritmos que exigem um certa demanda de processamento poderão ser também executados diretamente nos aparelhos móveis ou então de forma distribuída (via wi-fi, bluetooth entre aparelhos). O campo é imenso!

Aguardem por novos vídeos, pois eu estou trabalhando em outro tipos integração computação inteligente + móvel!

Até a próxima,

Marcel Pinheiro Caraciolo

Como será o celular daqui a 2 a 4 anos ?

Muito legal esse post que eu encontrei no blog NokiaBR sobre uma pesquisa feita pela Nokia de como as pessoas deverão usar seus celulares entre dois a quatro anos a partir de hoje.

Depois de algumas entrevistas com usuários, os designers contratados pela Nokia para realização da pesquisa chegaram à conclusão que deveriam colocar o foco da pesquisa em três áreas: Playfulness, Staying together e People Centric

Vejam os vídeos relacionados a cada uma das áreas:




2. Staying Connected from Kevin Cannon on Vimeo.



3. Little World from Kevin Cannon on Vimeo.



1. Mobile Playfulness from Kevin Cannon on Vimeo.


Acho o último vídeo mais legal dentre os 3. Acho que a interação do celular será sim cada vez mais imersiva ao ponto de você interagir com o aparelho sem precisar está usando uma aplicação.

Fonte: NokiaBR


top