Olá pessoal,


Gostaria de divulgar um post que eu escrevi em meu outro blog: A.I. in motion (focado em computação inteligente e inteligência artificial). E o que você logo pode perguntar é: E o que ele tem haver com mobilidade?

Pois é, um dos ramos de pesquisa da minha tese de mestrado é tentar juntar técnicas de aprendizado de máquina com computação móvel. Inclusive já escrevi sobre isso aqui neste post.

Logo, tive a iniciativa de desenvolver um framework denominado PyPSO Toolbox escrito em Python para usar a técnica de inteligência de enxame (Otimização por enxame de partículas) para otimizar sistemas.

Para deixar as coisas mais interessantes, decidi portar meu framework também para celulares, e como também adoro programar em Python para telefones Symbian, não perdi a oportunidade e fiz uma pequena demonstração do framework rodando em um telefone 5800 Xpress music.

Como vocês podem ver no vídeo abaixo, o que me impressionou é que ele foi até rápido (média de 12 segundos) para achar o mínimo de uma função simples que é a função matemática Sphere.





O que mais me chama atenção não é o fato do framework está rodando no aparelho celular, mas como o poder de processamento e memória desses aparelhos tem evoluído cada vez mais. Para se ter uma idéia , o aparelho que eu usei para simulação tem um processador ARM 11 434 MHZ, o que acredito ter desempenho similar ou até melhor que o meu primeiro computador (um Pentium 2 MMX 233 mHz), e isso em 1995!

Não tenho dúvidas que no futuro próximo algoritmos que exigem um certa demanda de processamento poderão ser também executados diretamente nos aparelhos móveis ou então de forma distribuída (via wi-fi, bluetooth entre aparelhos). O campo é imenso!

Aguardem por novos vídeos, pois eu estou trabalhando em outro tipos integração computação inteligente + móvel!

Até a próxima,

Marcel Pinheiro Caraciolo

0 comentários:

top