Sociable

Projeto InterArm: Há interoperabilidade entre plataformas?

Olá pessoal,

Ultimamente venho trabalhado pesado, especialmente uma dedicação a mais até para obter minha certificação em JavaME da SUN (SCMAD). Inclusive com uma grande gama de material disponível nesse próprio blog como um guia de certificação.
Enfim, um dos projetos que venho trabalhado e que inclusive é um projeto pessoal meu é a demonstração da possibilidade da interoperabilidade entre plataformas. O que isso quer dizer?
Vejamos... Será que é possível fazer com que plataformas distintas ou aplicações desenvolvidas em linguagens de programação totalmente diferentes possam se comunicar?
Claro que sim, até porque existe um protocolo em comum que permite essa comunicação entre aplicativos. Um dos grandes problemas hoje é descobrir qual plataforma melhor se adequa às necessidades do desenvolvedor e atenda aos requisitos exigidos pelo produto. Uma prova de conceito bem interessante é mostrar que plataformas se sobressaem melhor que as outras de acordo com o ambiente ou funcionalidade a ser desenvolvida. Vamos colocar um exemplo bem simples: "Se eu quero desenvolver um joguinho que exige uma grande quantidade de gráficos e animações 2D, qual plataforma de desenvolvimento eu posso utilizar? " Resposta: Existem várias. Mas uma que tenha a uma curva de produtividade e desenvolvimento rápida? Resposta: Uma possível plataforma seria o Flash. Pois ele é voltado para desenvolvimento de animações e gráficos. Eu falo em um desenvolvimento de um aplicativo em que o tempo é um fator crítico especialmente quando queremos propor um novo protótipo ao cliente.

Então porque reinventar a roda, quando existem plataformas diversas que tem vantagens e características exclusivas que ajudam o desenvolvedor na prototipação de um aplicativo? É claro também, que o mesmo vai avaliando durante o ciclo de desenvolvimento se ele achar que é necessário uma plataforma mais robusta que lhe dê mais funcionalidades como as bibliotecas gráficas de C/C++.
Enfim, eu estou desenvolvendo um pequeno projeto que envolve a integração de diversas plataformas e que interligadas geram um "aplicativo" maior e que prova a possibilidade de você desenvolver aplicativos em quaisquer plataformas, bastando apenas você dotá-los para falarem a mesma língua ("comunicação").

Em breve, citarei mais detalhes desse pequeno projeto open-source e pessoal que estou a começando a rabiscar.

Fiquem à vontade para adicionarem comentários ou sugestões!! =D

CitySense: Redes Sociais + Celulares + baladas

Achei bem interessante a proposta idealizada por esse aplicativo desenvolvido por um professor de ciência da computação da Universidade de Columbia nos EUA. A idéia é distribuir um aplicativo gratuito chamado CitySense que mosta em seu celular onde as baladas estão acontecendo em sua própria cidade. O mais interessante é a forma de como o aplicativo aprende as informações (dados) provenientes de milhares de telefones celulares, cabines equipadas com GPS e outros dispositivos de dados para mostrar as imagens ao vivo do local onde as pessoas estão. Através de técnicas inteligentes de aprendizado de máquina (*uma rede social inteligente), o CitySense opera sobre uma plataforma Sense Networks Macrosense, que analisa uma quantidade enorme de dados agregados e anônimo de localização em tempo real.
O foco do aplicativo é responder as seguintes perguntas: "Onde está todo mundo ?" "Qual balada vai me agradar? " "Onde posso comer ?" ... O aplicativo através da experiência e iteração com o usuário vai aprendendo sobre os tipos de lugares que a pessoa gosta de ir (sem compartilhamento de informações - questão da privacidade). O próximo passo seria informar também não somente onde toda a gente está no momento, mas também onde todo mundo que tem as mesmas preferências que você estão no momento. O aplicativo faria comparações entre seu histórico e preferências com as de outros usuários e aí mostrar os locais com maior probabilidade encontrar pessoas com gostos semelhantes. Ainda a possibilidade de ter um mapa da vida noturna de cada pessoa onde indicaria uma lista de ranking com os lugares mais legais.

Eu já tive uma idéia dessa, por sinal já venho comentado há alguns anos sobre o uso de aparelhos móveis e redes sociais para a construção do Mobalada.

Realmente fiquei impressionado com o nível de realismo do aplicativo, onde disponibilizo abaixo uma prévia do aplicativo (Screenshot). No momento tal aplicativo só funciona em San Francisco nos Estados Unidos.



CitySense

Quero agradecer a Ricardo Ogliari por essa dica com seu blog Mobilidade é tudo. Já venho dizendo que a idéia de redes sociais em que o usuário é o provedor de dados seja em dispositivos móveis, web ou qualquer derivado da computação ubíqua é o futuro, ou melhor já está acontecendo.
Segue o quinto capítulo (com um pouco de atraso) dos tutoriais para a obtenção do certificado SCMAD (Sun Mobile Application Developer). Lembrem-se que o tutorial está em inglês!

Nesse capítulo abordo:

  • MIDP User interface API’s - Form
  • Item Types
  • Classes
  • Other topics about HighLevel UI

Para fazer o download dos slides, clicar aqui.

Para acesso ao primeiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para acesso ao segundo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o aceso ao terceiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o acesso ao quarto turorial do certificado SCMAD aqui.

Bons estudos!


Para os desenvolvedores de JavaME, e em especial para os fãs do BlackBerry (famoso aparelho móvel altamente reconhecido pela sua grande de recursos especialmente destaque em ambientes corporativos) há um guia bem legal com algumas dicas de desenvolvimento para BlackBerry que aborda desde conteúdo Web, Wap a API JavaME para o BlackBerry. Todo esse material está disponível no site Programa de Desenvolvedores Nextel. Agradecer a Ricardo Ogliari por divulgar essa dica no seu blog Mobilidade é tudo.

Seguem os links:

Bluetooth e GPS - Artigo : JavaME (Bluetooth API)

Para os desenvolvedores de JavaME (especialmente interessados em desenvolver módulos específicos para conexão bluetooth com aparelhos GPS), segue a primeira parte de um artigo explicando como desenvolver uma solução em JSR-82 (Bluetooth API) para conexão com um aparelho GPS embarcado com bluetooth.

O artigo, na íntegra, pode ser encontrado aqui.
Para os interessados em querer aprender novas plataformas de desenvolvimento como JavaME, Python para S60, Widgets, etc. Existe uma grande quantidade de material muito bom on-line (que também pode ser baixado para a sua máquina) com aulas e tutoriais bem didáticos (em inglês). Todo esse material é provido pela Nokia no seu portal Forum Nokia. Ah, claro! Material é gratuito =D

Recomendo a visita, especialmente dessas duas aulas E-learning:

** PythonS60 :Introdução
** JavaME: Introdução

[]''s

Perfil de usuários de celular no Brasil

Achei esse post bem legal do MobilePedia falando sobre o perfil do usuário de dispositivos móveis aqui no Brasil. Fica óbvio que o envio de SMS ainda é o principal meio de trafégo de dados. Os usuários ainda estão com medo de trafegar dados com medo da "conta do fim do mês". Porém, com a entrada do Iphone aqui no Brasil por meios legais (através das operadoras) acho que isso vai mudar. Vamos aguardar!

Vejam os slides abaixo, mostrando um pouco mais com detalhes como é a disseminação do uso de celulares aqui no Brasil.


Estou pensando sinceramente em adquirir de aniversário... esse Iphone! Todo dia vejo um aplicativo novo!! E fora que esse teclado virtual e o touchscreen estão me convencendo cada vez mais a adquirir um!

Enfim, para os possuidores de tal tecnologia e querem ter o My-SQL (Famoso gerenciador de banco de dados open-source) rodando dentro do seu Iphone, só seguir esses passos fornecido pelo site IMasters.

Está aí a dica!
Este post não tem nada haver com Mobile diretamente (Indiretamente tem! Especialmente em informações de desempenho e alocação de memória: Requisitos essenciais para desenvolvimento de aplicativos móveis).
Um artigo publicado pelo Vitor Pamplona no seu blog, fazendo alguns testes de desempenho entre Java e a linguagem C++. A Pergunta lançada: Qual plataforma tem melhor desempenho em processadores Corex (ex: Core 2 Duo) ?

Reposta? Vejam aqui e tirem a dúvida com seus próprios olhos.

Fiquei impressionado com o resultado! Sem dúvidas, A Sun está de parabéns pelo trabalho realizado.

SCMAD: Capítulo 04 - Guia de Certificação

Segue o quarto capítulo dos tutoriais para a obtenção do certificado SCMAD (Sun Mobile Application Developer). Lembrem-se que o tutorial está em inglês!

Nesse capítulo abordo:

  • MIDP User interface API’s
  • API’s: High level, low level, game
  • Displayable
  • Command
  • CommandListener
  • Ticker
  • Classes
  • TextBox
  • List
  • Alert
  • Form (introduction)

Para fazer o download dos slides, clicar aqui.

Para acesso ao primeiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para acesso ao segundo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para o aceso ao terceiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Bons estudos!

Aqua Forest: aplicativo para Iphone

Fiquei impressionado com esse aplicativo para o Iphone! Com o uso do acelerômetro do Iphone permite fazer simulações com efeitos da natureza. Só vendo para entender o que eu digo. Sinceramente, ficou show de bola! queria ver algo assim pro Symbian!

Veja o vídeo aqui.

Trapster: Rede social Móvel para alerta de motoristas

Pelo blog do Bruno Aurélio, acabei encontrando informações sobre esse aplicativo chamado o Trapster. Ele é uma rede social móvel cujo o objetivo é alertar motoristas a não excederem a velocidades em determinados pontos da cidade. Para isso ele é estruturado de forma colaborativa, onde os usuários podem buscar o local via CEP qual o motorista passará e obter informações se no trajeto tem radares, blitz, policiais, etc. O próprio motorista que passar por um radar pode enviar para o Trapster um relatório e o local onde encontou o radar ou patrulhamento policial, afim de ajudar outros motoristas que passarão pela mesma rua ou estrada.
A tecnologia envolvida é baseada na plataforma Symbian, Windows Mobile ou BlackBerrys com GPS.
Achei bem interessante o aplicativo, porque utiliza além da entrada de dados via web, a entrada de dados via o aparelho celular com rapidez através de alguns simples comandos do teclado.
Penso que poderíamos ter algumas variações desse aplicativo. Exemplo? Se eu estou procurando uma balada, posso buscar por uma balada específica. Se eu for pra tal balada posso mandar uma mensagem pra o sistema dizendo identificando a balada e o que está rolando lá.
Fora que esse aplicativo seria meio que uma alternativa não garantida para evitar futuros motoristas querendo fugir da lei seca, principalmente agora.

Esse vídeo apresenta melhor o serviço:



SCMAD - Capítulo 03 - Estudo para certificação

Segue o terceiro capítulo dos tutoriais para a obtenção do certificado SCMAD (Sun Mobile Application Developer). Lembrem-se que o tutorial está em inglês!

Nesse capítulo abordo:
  • MIDP Profile - Mobile Information Device Profile
  • MIDlets - API's
  • MIDlets e MIDlets Suites
  • Application Life Cycle
  • JAD/JAR Attributes

Para fazer o download dos slides, clicar aqui.

Para acesso ao primeiro tutorial do certificado SCMAD aqui.

Para acesso ao segundo tutorial do certificado SCMAD aqui.

Bons estudos!






Jogos Multiplayer Bluetooth: Mirage Space

Fiquei fascinado com esse vídeo quando o vi no Youtube. Trata-se de um jogo para celulares Symbian S60 chamado Mirage Space. O jogo é multiplayer, onde os jogadores controlam pequenas naves em um espaço 3D em um combate entre eles. O mais interessante é a tecnologia utilizada nesse jogo. Foi utilizado o bluetooth para a comunicação entre os jogadores e o controle que foi usado o acelerômetro e sensores do N95. Putz! Sensacional o jogo!! Pense em quantas coisas legais podem sair com uma aplicação dessa! Quero ver colocar esse jogo em uma tv, onde 4 jogadores podem jogar utilizando seus celulares como controle em um combate mortal entre duplas. Um servidor bluetooth serviria como ponte entre a tv e os jogadores! =D

Mais informações veja o post do blog em que vi sobre esse jogo.

Vejam o vídeo abaixo:




Novo Post-it com RFID e IA

Olá a todos,
Achei bem legal esse post do blog Mobilidade é tudo, falando sobre o novo post-it com RFID e IA criado pelo MIT. Pense nas coisas que podem ser feitas com isso! Você poder digitalizar de forma prática todos os seus post-its e torná-los de forma digital. Se é um to-do list ele iria ser digitalizado em um formato que pudesse ser lido em um celular ou um outro dispositivo. Se fosse uma mensagem de aviso para alguém, a mensagem era digitalizada automaticamente e baseado no destinatário da mensagem, o sistema identificava o mesmo e enviava uma mensagem de texto pro celular. Se fosse alguma outra informação ele salvava aquele conteúdo no pc. Outras idéias podem vir aí.. mas ficou bem legal a sacada do MIT.
Vejam mais no vídeo abaixo.

A Motorola lançou para os desenvolvedores sua plataforma atualizada IDE Motodev Studio para JavaME e também lança uma nova IDE para a plataforma Symbian IUQ (Beta).
Mais detalhes podem ser obtidos a partir do blog do Prof. Douglas Frari. A IDE (seu core) é baseado todo no Eclipse o que facilita para a vida dos desenvolvedores usuários dessa IDE.

Coisas legais para Desenvolvedores PyS60 e FlashLite

Esse post vai dedicados aos fãs de jogos e desenvolvedores de Python para S60.

Felipe Andrade publicou um pequeno framework para desenvolvimento de animações, começando pela classe Sprite (similar a já existente no MIDP 2.0 do JavaME). Recomendo a leitura!

Outro artigo bem legal para quem quer fazer aplicativos com JavaME e FlashLite (ao mesmo tempo!) é o Jarpa: How to package your flash lite project into a JAR File.
Para aqueles que não sabem o Jarpa é um plug-in criado por Felipe Andrade (I2 Tecnologia) que permite a comunicaçao entre JavaME e FlashLite, possibilitando a extensão do Flashlite para novas funcionalidades!

Acho que é isso!
[]''s


top