CitySense: Redes Sociais + Celulares + baladas

Achei bem interessante a proposta idealizada por esse aplicativo desenvolvido por um professor de ciência da computação da Universidade de Columbia nos EUA. A idéia é distribuir um aplicativo gratuito chamado CitySense que mosta em seu celular onde as baladas estão acontecendo em sua própria cidade. O mais interessante é a forma de como o aplicativo aprende as informações (dados) provenientes de milhares de telefones celulares, cabines equipadas com GPS e outros dispositivos de dados para mostrar as imagens ao vivo do local onde as pessoas estão. Através de técnicas inteligentes de aprendizado de máquina (*uma rede social inteligente), o CitySense opera sobre uma plataforma Sense Networks Macrosense, que analisa uma quantidade enorme de dados agregados e anônimo de localização em tempo real.
O foco do aplicativo é responder as seguintes perguntas: "Onde está todo mundo ?" "Qual balada vai me agradar? " "Onde posso comer ?" ... O aplicativo através da experiência e iteração com o usuário vai aprendendo sobre os tipos de lugares que a pessoa gosta de ir (sem compartilhamento de informações - questão da privacidade). O próximo passo seria informar também não somente onde toda a gente está no momento, mas também onde todo mundo que tem as mesmas preferências que você estão no momento. O aplicativo faria comparações entre seu histórico e preferências com as de outros usuários e aí mostrar os locais com maior probabilidade encontrar pessoas com gostos semelhantes. Ainda a possibilidade de ter um mapa da vida noturna de cada pessoa onde indicaria uma lista de ranking com os lugares mais legais.

Eu já tive uma idéia dessa, por sinal já venho comentado há alguns anos sobre o uso de aparelhos móveis e redes sociais para a construção do Mobalada.

Realmente fiquei impressionado com o nível de realismo do aplicativo, onde disponibilizo abaixo uma prévia do aplicativo (Screenshot). No momento tal aplicativo só funciona em San Francisco nos Estados Unidos.



CitySense

Quero agradecer a Ricardo Ogliari por essa dica com seu blog Mobilidade é tudo. Já venho dizendo que a idéia de redes sociais em que o usuário é o provedor de dados seja em dispositivos móveis, web ou qualquer derivado da computação ubíqua é o futuro, ou melhor já está acontecendo.

0 comentários:

top