Projeto InterArm: Há interoperabilidade entre plataformas?

Olá pessoal,

Ultimamente venho trabalhado pesado, especialmente uma dedicação a mais até para obter minha certificação em JavaME da SUN (SCMAD). Inclusive com uma grande gama de material disponível nesse próprio blog como um guia de certificação.
Enfim, um dos projetos que venho trabalhado e que inclusive é um projeto pessoal meu é a demonstração da possibilidade da interoperabilidade entre plataformas. O que isso quer dizer?
Vejamos... Será que é possível fazer com que plataformas distintas ou aplicações desenvolvidas em linguagens de programação totalmente diferentes possam se comunicar?
Claro que sim, até porque existe um protocolo em comum que permite essa comunicação entre aplicativos. Um dos grandes problemas hoje é descobrir qual plataforma melhor se adequa às necessidades do desenvolvedor e atenda aos requisitos exigidos pelo produto. Uma prova de conceito bem interessante é mostrar que plataformas se sobressaem melhor que as outras de acordo com o ambiente ou funcionalidade a ser desenvolvida. Vamos colocar um exemplo bem simples: "Se eu quero desenvolver um joguinho que exige uma grande quantidade de gráficos e animações 2D, qual plataforma de desenvolvimento eu posso utilizar? " Resposta: Existem várias. Mas uma que tenha a uma curva de produtividade e desenvolvimento rápida? Resposta: Uma possível plataforma seria o Flash. Pois ele é voltado para desenvolvimento de animações e gráficos. Eu falo em um desenvolvimento de um aplicativo em que o tempo é um fator crítico especialmente quando queremos propor um novo protótipo ao cliente.

Então porque reinventar a roda, quando existem plataformas diversas que tem vantagens e características exclusivas que ajudam o desenvolvedor na prototipação de um aplicativo? É claro também, que o mesmo vai avaliando durante o ciclo de desenvolvimento se ele achar que é necessário uma plataforma mais robusta que lhe dê mais funcionalidades como as bibliotecas gráficas de C/C++.
Enfim, eu estou desenvolvendo um pequeno projeto que envolve a integração de diversas plataformas e que interligadas geram um "aplicativo" maior e que prova a possibilidade de você desenvolver aplicativos em quaisquer plataformas, bastando apenas você dotá-los para falarem a mesma língua ("comunicação").

Em breve, citarei mais detalhes desse pequeno projeto open-source e pessoal que estou a começando a rabiscar.

Fiquem à vontade para adicionarem comentários ou sugestões!! =D

0 comentários:

top