Vídeo: Automação Residencial por soluções sem fio

Fiquei fascinado com um vídeo que eu encontrei no Olhar Digital sobre automação residencial. Existe uma solução sem fio chamada Z-Wave (brasileira) que permite o controle remoto através de pequenos controles ou celulares dos objetos encontrados da sua casa.

A idéia é que com alguns simples toques de botão, você possa controlar seu arcondicionado, acender as luzes da casa, ligar a tv, abrir o portão, etc.

Acho que é essa a idéia da convergência, você ter o poder da mobilidade para fazer que o ambiente seja inteligente e haja sobre contexto. Não seria legal que você ao chegar depois de um dia cansativo do trabalho, o ambiente reconhecesse seu humor e ajustasse o ambiente de melhor agrado ? Luzes sem muito brilho, música ambiente relaxante, a tv com imagens de vitrais e paisagens, o chuveiro quente com uma temperatura agradável, seu arcondicionado ligado na temperatura relativamente propícia, seu café pronto na cafeteira, etc. TUdo isso automático baseado no comportamento e reação do usuário. Esse tipo de tecnologia deve estar em estudo e em breve veremos coisas desse nível.

Vejam o vídeo, é bem maneiro!

0 comentários:

top